9.12.09

Temperatura diminuiu em 50 anos?

JC Cecílio publica em seu blog as temperaturas (média, mês mais quente e mais frio) e precipitações registradas em Maringá entre 1949 e 1960, coletadas pelo saudoso Renato Bernardi num livro de 1964. Em tempos de mangueirinhas luminosas e aquecimento global, ele pede a quem puder ajudar que envie informações climatológicas de 1961 até agora, para pode fazer uma comparação.
Taí inclusive uma boa pauta: 50 anos atrás, por exemplo, Maringá teve temperatura média de 23,1ºC. De acordo com o The Weather Channel, a temperatura média em Maringá este ano foi de 20,6ºC. Dá para se comparar com os dados da Estação Meteorológica da UEM (não disponibilizados totalmente pelo Inmet) e se ter uma ideia sobre o comportamento da temperatura ao longo  desse período na cidade.

2 pitacos:

Anônimo,  10:19  

Oo Berezuk deve ter os dados. Ele ensina climatologia na UEM.

Al Gore (ManBearPig),  10:57  

Esse negócio de aquecimento global é furada. Quem tiver um conhecimento razoável de inglês procura no google por "Climategate" pra dar uma olhada na manipulação de dados que os Pajés do aquecimento global faziam pra justificar suas previsões. É coisa bem recente, mas la fora ja ta dando pano pra manga.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima