7.12.09

Os erros de Frei Betto

Trecho de artigo de Rudá Ricci:

Frei Betto acaba de escrever um artigo em que ataca a jovem cubana
Yoani Sánchez. Betto procura desqualificar as críticas de Yoani ao
regime castrista. Críticas que expõe em um mero blog, Generación Y,
que o leitor brasileiro pode provar um aperitivo com a coletânea de
postagens que recentemente a Editora Contexto publicou em livro (“De
Cuba, com carinho”). Principal argumento de Betto: ela morou na
Suíça e implorou para voltar para Cuba. Argumento secundário: ela não
posta em seu blog fotos de pobres e mendigos porque não há pobres e
mendigos em Cuba. Como não tem outro recurso além do blog, Yoani não
tem como se defender.
Daí, fiquei intrigado até a medula. Não é estranho que uma blogueira cause tanto transtorno nos governantes de um país? Na íntegra.

21 pitacos:

Anônimo,  09:42  

Mais um esquerdista que revela seu lado ditatorial.

Ditadura só é ruim quando está nas mãos dos outros.

Ah, esse Frei Betto nunca me enganou.

Vilusmbre a ele uma chance de poder, dê um fuzil e veja quantos ele matará!

Anônimo,  09:49  

Os erros Rigon, é da blogueira que não se acerta nem no capitalismo nem no socialismo de Fidel. Cuba - apesar da propagadanda contra - é exemplo para o mundo, aonde seu povo não tem comida para se empanturrar como os americanos - tanto que la não tem obesos - mas tambem não tem a fome dos necessitados, que permeia em todos os paises, sem excessão, da America Latina. Aonde todos tem assistencia medica, de uma das mais avançadas medicinas do mundo. Aonde todos sabem ler e escrever e tem discernimento, para saber o que é melhor para seu país. Tudo isso apesar do bloqueio monstruoso que lhe impingiu os americanos com a comunidade europeia, durante esses 50 anos de governo de Fidel.


XK

Anônimo,  10:34  

Anonimo das 9:42 a propaganda americana é fantastica, para algumas cabeças. Vamos ver o que é ditadura e o que é democracia. Hoje se fala muito na ditadura de Chavez, que esta no poder ja ha 11 anos. Morreram na "ditadura" de Chavez 08 pessoas, em confronto com a policia,não com o Exercito. Na "democracia" antes de Chavez, milhares de trabalhadores que estavam sem emprego e foram protestar contra a fome e o desemprego, e a "democratica" policia de Andres Peres, MATOU 400 trabalhadores venezuelanos, que achavam que eles tinham direito a trabalho, para dar o pão a seus filhos. Essa é a diferença para "ditadura e democracia", depende do ponto de vista que o estrabismo americano enfia em nossas cabecinhas.

Rudá Ricci 10:35  

Anônimo das 9h49:
Não vejo problema algum em defender o castrismo. Mas, por qual motivo para se defender o castrismo é necessário atacar quem você não conhece? Este expediente, também utilizado por Frei Betto, é que me intriga. Seria falta de argumento? Ou uma espécie de sublimação, em que a pulsão é toda dirigida para esta ataque nervoso, onde a forma é desproporcional ao que fez o atacado?
Faça o seguinte: acesse o site das Damas de Blanco, que você acha facilmente no Google ou outro sistema de busca. Trata-se de uma organização de esposas e parentes de prisioneiros políticos de Cuba, similar à Madres da Plaza de Mayo. Todo domingo, vão até a igreja de Santa Rita, em Havana e saem em passeata silenciosa, vestidas de branco.
Na abertura do site, encontramos a sua motivação:

"En la madrugada del 18 de marzo de 2003, la dictadura militar encabezada por Fidel Castro Ruz lanzó una terrible ola represiva contra periodistas independientes, sindicalistas y pacíficos opositores cubanos. Ante el creciente auge del movimiento opositor cubano, el gobierno optó por la represión, y al amparo de la guerra de Irak, pensando que serviría de cobertura mediática a sus desmanes, lanzó el mayor acto reciente de represión contra la oposición, conocido como las jornadas de La Primavera Negra de Cuba. Cientos de agentes del Departamento de Seguridad del Estado -la policía política cubana- a lo largo de todo el país y de forma sincronizada, allanaron un centenar de hogares, interrogaron a sus moradores, confiscaron sus ordenadores, máquinas de fax, máquinas de escribir, fotos; y finalmente detuvieron a más de 70 opositores políticos, periodistas independientes, defensores de derechos humanos, bibliotecarios y sindicalistas independientes. Del 3 al 7 de abril del mismo año, en una cadena de pseudo-juicios sumarios, setenta y cinco de estos inocentes fueron procesados e injustamente condenados a draconianas penas de prisión que oscilaron entre los 6 y los 30 años. Son los prisioneros de La Primavera de Cuba."

Anônimo,  15:18  

Caro Rudá Ricci, assisti certa vez uma entrevista de Fidel a Roberto Davila, e vi como era admirado pelos cubanos, inclusive pelos meninos que chamavam pelo nome de Fidel... Fidel enquanto Fidel caminhava em meio a população. É claro que toda a policia num regime qualquer é truculenta, mas com toda a certeza, as policias democraticas de qualquer estado brasileiro, matam mais que a policia ditatorial de Castro, escrevo sem estudo algum sofre o fato, mas lanço um repto a voce, vamos comparar, a "civilidade" da policia do Rio ou de Minas ou de nosso estado o Parana, com a "brutalidade" da policia cubana.
Por que algumas centenas que não se ajustam ao sistema e querem ir atras do sonho americano, passam a ser modelo de cidadãos cubanos para voces? Quantos brasileiros morreram no Rio Grande (acho que é esse o nome do rio)que separa Mexico do "sonho". Veja espectativa de vida do cubano que é muito superior ao nosso povo brasileiro e maior que a americana. Fidel fez uma revolução, portanto é natural que morram, quem lute e conteste a implementação de seus ideiais, e mais natural que estejam presos. Quem nos garante que as prisoes de Guantanamo e as de Bagda não existem em seus poroes, centenas de seres humanos, mortos atravez de torturas? não quero com isso dizer que concordo com essa violencia do Estado, mas entre os ceus e o inferno, se na parte de baixo tiver uma unica cadeira para um sulamericano, ela estara ocupada por Pinochet.
Desculpe me se erro, mas parece que existe cubanos presos nos Estadois Unidos, por denunciaram , tentativas de golpes que preparavam outros cubanos, contra o regime de Fidel, e as condenações são de prisão perpetua. Mas la pode..... a midia acha "chic", os comportamentos de americanos, mesmo que atentem violentamente contra os direitos dos humanos.
A mesma midia que não pede desculpas ao mundo, por ter dado todo apoio ao governo americano, com o modo formidando de justificar a invasão, com a fantasia das armas quimicas.

Anônimo,  19:34  

Alguem avise os nossos imigrantes por favor,não é que estão imigrando para os Estados Unidos,Canadá ,Europa,Japão etc que são verdadeiros infernos "na opinião dos esquerdoides de carteirinha"ao inves de irem para esses paraisos, como Cuba.Será que esses imigrantes são tão burros a esse ponto?

Anônimo,  23:06  

Os que defendem o regime de Fidel, arrumem as malas e vão para Cuba. Com certeza absoluta, voltarão rapidinho para casa.

Rudá Ricci 23:46  

Pondero: um erro redime outro? Acho abominável qualquer tortura ou censura da autonomia humana. E não sou dos que naturaliza que todo Estado faz isto. Seria o Big Brother sem espaço algum para o ser humano. Agora, este argumento que em outros países se faz o mesmo é meio fraquinho, não? Por aí, seremos complacentes com assassinatos, já que ocorrem em vários lugares. Há limites morais e éticos para a conduta humana e política, não?

Anônimo,  14:22  

Acho que não me expliquei certo. Em Cuba não existe assassinatos de contras revolucionarios, existe prisão. Execução foi ate se solidificar o regime.
Ao anonimo das 23;06, o tempo de se exilar dos paises de origem se foi. Hoje aqui no Brasil tem empregos suficientes, para que nossos jovens, não precisem limpar moveis nos Estados Unidos, trabalharem na construção civil na Espanha, e se sujeitarem aos sub empregos japoneses, isso foi no tempo que o neoliberal Fernando Henrique governava o Brasil, ou melhor desgovernava, e ajudava a manter o bloqueio contra o povo cubano

Anônimo,  14:59  

Anonimo das 14;22
Vai nos aeroportos internacionais do Brasil,e voce verá quantos imigrantes embarcam todos os dias mundo afora,mas sempre para os paises capitalistas.Porque será?

Anônimo,  16:29  

Vocês estao radicalizando as coisas. Nao existem mais paises comunistas autoritario, a nao ser a Coreia do Norte. Cuba, apesar de ainda ser impermeável à entrada de capital estrangeiro, parece caminhar para um comunismo demcratico como o Venezuelano, assim como a China, que tem atraido muitos imigrantes empresarios capitalistas, o que têm reforçado o crescimento de uma classe média chinesa.
Tambem existem os paises socialistas democraticos, que relativizam o lucro individual para incrementar o estado-providência com sistema de saude, educaçao, de comunicaçao e de energia totalmente ou majoritariamente publicos.

Anônimo,  16:39  

Pra falar com um pouco mais de certeza dos emigrantes, é preciso ter um pouco mais de informaçoes, mas imagino que a liberdade de ir e vir seja a condiçao primeira. Depois vem o desejo de conhecer outra realidade, outra cultura e sistema de governo aproveitando para fazer um pé de meia e depois investir no Brasil. Falo por experiência propria, voltar pra terra natal ou ficar no pais que te acolheu se torna um dilema, sobretudo, se você fez amigos, casou e teve filhos nao brasileiros. Nesta hora, a diferença de qualidade de vida proporcionada pelo sistema de governo e pelas perspectivas econômicas têm que ser muito grandes para impor um retorno.

Rudá Ricci 17:32  

Caro anônimo das 14h22:
Que confusão, meu amigo! Você lança pela esquerda, cabeceia e defende? Está em todo lugar e em nenhum?
1) Prisão de quem discorda do governo pode? Lembra uma frase famosa do Maluf sobre estupro;
2) Leia um pouco as estatísticas de emigração. Os brasileiros estão se dirigindo para Portugal, caro. Este é o problema do chute, vai tudo para longe do gol;
3) A questão não é se o Brasil é pior ou melhor. Eu acho muito melhor, aliás. A questão é que o REGIME cubano é autoritário, desumano, centralizador, personalista, imutável, intolerante e profundamente incompetente. Demonstre, por favor, que essa avaliação está errada. Aliás, se for, mais uma vez, comparar com dados de instrução e renda de Cuba com outros países da América Latina, analise, antes, esses dados com os do regime anterior ao castrismo. Para surpresa (imagino), verá que Cuba sempre teve os melhores indicadores de renda e instrução de toda América Latina.

Anônimo,  19:08  

Anonimo das 14;22
E o fuzilamento no paredão não é assassinato?

Anônimo,  20:39  

Caro Rudá em todo país ate que se solidificasse o sistema, que as elites ou a maioria queriam, os "contras" não tiveram vida boa. Ou eu não entendo o porque disso: "
Em 1951, Morton Sobell foi julgado e condenado em companhia de Julius e Ethel Rosenberg, todos os três acusados de espionagem. O casal foi executado em junho de 1953, na primeira aplicação da pena de morte por espionagem contra civis na história americana.""

Tambem não entendo as mortes acontecidas dos contras na Irlanda, que a midia dizia que eram desentendimento entre catolicos e protestantes, para que a policia politica- com outro nome é claro - pudesse estermina-los.
Não sei sua idade caro Rudá, mas romantismo na politica so existe no Canada.
Quanto aos nossos jovens que se vão para Portugal, segundo seu senso, existe 3 vezes mais jovens voltando do Japão, só no predio onde mora ja tem 02 que voltaram e trabalham por aqui, imagine quantos são em Maringa, e quantos estão sendo repatriados no Brasil todo, pelo governo Lula, com os 10 milhoes de empregos com carteira assinada. Essa diferença é impossivel não ser notada, ainda mais por quem sabe muito bem o caminho das palavras escritas.

Anônimo,  20:49  

Como voce diz que chuto de todas as maneiras, mas meus chutes tem endereço certo. não vamos ao tempo de Fulgencio Batista para analisarmos se o bordel americano daqueles anos, era melhor que a dignidade do cubano de hoje. Vamos so ver como esta a Venezuela do ditador Chaves e compara-los com os indices do democratico Andres Peres. Estou assistindo o Jornal Nacional agora, e eles estão fazendo um demonstrativo da violencia policial paulista e carioca, que eu havia proposto a voce para fazermos. Se voce esta assistindo o Jornal Nacional, não precisa mais discutir o repto que eu propus a voce. o Jornal nacional respondeu.

Rudá voce sabe porque os jovens estão voltando para nosso pais? Porque quando eles se foram, Fernando Henrique não conseguia criar empregos para mante los. O pais criava 800 mil empregos, nos 8 anos dos tucanos, e Lula nesses 7 anos criou 10 milhoes de empregos. Como voce pode ver Rudá meus chutes são certeiros na verdade, que o PIG não conta
Compare Rudá....compare e veja a diferença

Anônimo,  21:58  

Voltando sobre o repto lançadop a voce, o Josias agora as 21,04, sai com essa manchete em seu blog

08/12/2009

ONG diz que polícias do RJ e SP 'executam' pessoas
21h04

ainda bem que a policia paranaense não entrou em questão, ah....nem a cubana, daquele atroz ditador

Rudá Ricci 10:35  

Mas que embananada de argumentos!!!
Vamos aos fatos sobre CUBA (já disse que na comparação, prefiro o Brasil):

1) Ao menos 13% da população de Cuba é clinicamente subnutrida, na medida em que o estado do racionamento alimentar provê, agora, apenas entre uma semana e dez dias das necessidades alimentares básicas (Antonio E. Morales-Pita, “Possible Scenarios in the Cuban Transition to a Market Economy”, Proceedings da Association for the Study of the Cuban Economy: Cuba in Transition 2007, p. 330). É a única fonte não oficial a respeito;
2) Em agosto do ano passado, o governo castrista informou que faria cortes na política de bem-estar social do país. Em seguida, anunciou que 4 mil professores aposentados estavam sendo convocados para reassumirem aula em função do déficit de docentes e queda dos resultados pedagógicos;
3) Na última eleição cubana, Newton Carlos (jornalista reconhecido e de esquerda), revelou o processo VICIADO de eleição dos 614 membros da Assembléia Nacional (referendados pelo Partido Comunista). Votaram em CHAPA ÚNICA. Onde estaria a liberdade de escolha dos cubanos? Foram selecionados 15 mil membros das 169 assembléias muncipais do Poder Popular. Não são necessariamente, segundo relatou o jornalista, membros do partido, mas nunca se soube de ser eleito alguém com discurso mais oposicionista. Esta estrutura foi montada em 1976. O jornalista, meio que perplexo, se perguntava se não seria voto único (um voto só, em bloco, nos 614 membros, para demonstrar "unidade e consenso político"). Até Raúl Castro chegou a falar que havia excesso de proibições na Ilha. Raúl Castro! Mas obviamente que muitos brasileiros, sem nenhuma informação concreta, discordam de Raúl e acham que há até muita liberdade na Ilha;
4) Tenho 47 anos de idade (algum anônimo perguntou isto), sou neto de fundador do PSB, sobrinho de ex-militantes do PCB, sou fundador do PT, ex-assessor nacional da CUT, da Comissão Pastoral da Terra, sou da executiva nacional do Fórum Brasil do Orçamento (que congrega MST, Cáritas, Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua, CFEMEA etc etc). Se desejar saber mais, vá ao meu blog, por favor (rudaricci.blogspot.com).

Anônimo,  15:57  

Embananada de argumentos mesmo, caro Rudá. Só um jornalista de ESQUERDA - voce quem diz- esta preocupado com eleições na ditadura. Que raios de ditadura é essa que faz eleições? Esse Fidel não aprende que DITADURA não tem eleições, será que mesmo velho ainda não aprendeu? Em uma população de 6 milhoes de cubanos, poe 15 mil cubanos para escolherem uma assembléia A embananada a que voce se refere, deve ser porque devo achar que Newton Carlos aluno de Carlos Lacerda na lide jornalistica, de esquerda so tenha a mão e o pe.
Ao inves de voce ficar criticando Cuba de Castro, explique o porque da expectativa de vida do cubano, ser a maior da America, a sub nutrição a qual voce se refere deva fazer bem a saude.
Quanto a violencia de Estado Só a policia do Rio e de S Paulo matou, nos ultimos 20 anos, algumas vezes mais que toda a revolução cubana. Isso embanana miolos de muita gente.
Agora comparar a Venezuela pós Hugo nem pensar não é mesmo? Vamos esperar que a midia tente desmoralizar mais a ditadura de Chavez, pois senão nós, os de miolos duros, iremos focar nossas impressões na "democracia" da Arabia Saudita, no continuismo de Osni Mubarak, e descobriremos que democracia boa é aquela que reserva uma camara de Lordes para ver se a camara dos Comuns não esta comentendo bobagens. Enquanto isso vamos ficar discutindo Cuba, Chavez, Moralez, Correa... e mais um para ficarmos de olho: o novo presidente uruguaio, de repente ele não le a cartilha das "Vejas" e pode se tornar um ditador sanguinario. Fica espantado em ver voce caro Rudá, que pertence a movimentos como esses que voce descreve, ainda acreditar que as crianças de rua cubanas, foram todas devoradas pelos famigerados irmãos Castro. Visitarei seu blog para postar minhas opiniões. Abraços e reflita, sobre o mundo que construimos durante seculos...e infelizmente ainda não deu certo. Mas agora esta mudando, para melhor, mudanças que começaram pela nossa região.

Rudá Ricci 18:31  

Anônimo das 15h57:
continuo não entendo os motivos para não ser objetivo em sua redação. Que bagunça! Como professor, fico aqui pensando como erramos nas escolas. Não soubemos nem mesmo ensinar uma pessoa a fazer enunciado, desenvolver argumento e concluir!!! Sei que tenta ser irônico (é o que imagino), mas não precisa ser tão avesso do avesso do avesso.
Caro: você confunde banana com feijão. A polícia do RJ mata na rua e deve ser punida. Mas não é ação deliberada de POLÍTICOS. Ao menos, não há nenhum indício a respeito. A polícia do governo cubano é POLÍTICA, orientada para coibir a autonomia e liberdade de expressão. Não confuda as coisas. Não estou citando dados de mortes em conflito de rua com a polícia cubana.
Por que deseja citar o governo chavista? É alguma nuvem de fumaça? Eu até topo discutir um governo de militar que anuncia, pelos movimentos sociais, a articulação continental. Uma óbvia tutela dos movimentos sociais. Nós, do Brasil, não entramos nessa jogada. Santa ingenuidade, anônimo. Não percebe que se trata de geopolítica continental e não de ideologia.
Daí por diante o seu texto entra em êxtase: Veja, Morales, Correa, formiguinha atômica, vitória do Flamengo. Realmente, nem Paulo Francis teria esta amplitude de argumentos. Eu não consigo acompanhar esta sopa de letrinhas e profusão messiânica.
Sou bem modesto e curto de pensamento: o regime castrista é impopular, autoritário e incompetente.
Para quem gosta de ditadura e não gosta da esquerda, é um direito defendê-lo. Mas quem é de esquerda tem obrigação de criticá-lo.

Anônimo,  09:29  

Vou ao seu blog, caro professor........

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima