31.12.09

Lula e a percepção internacional

Do ex-blog de Cesar Maia:

1. Merece uma avaliação cuidadosa a percepção internacional sobre Lula. Os elogios; os destaques na imprensa, como Le Monde e Financial Times; o artigo de Zapatero, chefe de governo da Espanha; o “cara” declarado por Obama; tudo converge para um ano de consagração. Mas ao mesmo tempo, todas as demandas do Brasil por espaço nos órgãos internacionais foram amplamente derrotadas. Assim foi na Organização Mundial de Comércio (OMC), assim foi na Corte Internacional de Haia, como também deixada na gaveta a pretensão brasileira de mudança no Conselho de Segurança da ONU com um lugar permanente.
2. Colocando a lupa mais próxima aos fatos, o ano de 2009 começa com uma crise financeiro-econômica que projetava o risco de uma desestabilização política, além da econômica, pelos quatro cantos do mundo. A crise de 29 é exemplo disso e a Europa foi seu palco principal, na Alemanha, dando sustentabilidade ao regime italiano, reforçando o falangismo espanhol, o salazarismo, o bloco soviético... É uma memória viva.
3. O primeiro alívio veio com as eleições na Índia, em maio, com a vitória da aliança governista. O segundo veio com a eleição para o parlamento europeu com a vitória do PPE, de centro-direita. Obama apontou na direção da estabilidade política e os que imaginavam que traria mudanças políticas fortes, em pouco tempo entenderam que não era assim. As relações entre EUA, China e Rússia apostaram na estabilidade e deram visibilidade a isso.
4. Os riscos estavam concentrados na América Latina e especialmente no Brasil, por sua dimensão e repercussões na geopolítica regional e na economia. O Brasil precisava ser neutralizado e acomodado. E o sinal veio da primeira reunião oficial do G-20 para tratar da crise mundial. Recebido com pompas e circunstâncias por Obama, a apresentação de Lula por este como “esse é o cara” a outros líderes mundiais mostrou-se muito bem sucedida. Lula teve um comportamento convergente na reunião e ainda saiu reforçando o papel do FMI com aporte de capital.
5. Mas o artificial da projeção de Lula era tão evidente, que ele, em seguida, deveria dar sinais de independência para a esquerda. E assim foi em sua viagem à Venezuela, nas afirmações sobre as bases colombianas e os EUA, na intervenção - desastrada - do Brasil no caso de Honduras, e na visita do presidente do Irã. Tudo foi bem entendido pelos líderes dos EUA, França e Reino Unido, que se mantiveram silenciosos e compreensivos.

11 pitacos:

Anônimo,  09:28  

A inveja mata, Rigon.

Anônimo,  11:57  

A inveja pode até não matar mas, aumenta e muito o gosto amargo da derrota...

Anônimo,  12:24  

Deus é grande, inclusive na questão da inveja que, mata não o invejado mas, os invejosos que vão se corroendo por dentro... vide o "smiguelz" (sei lá se é esse o nome do bicho) ... aquele bicho feio que dói do Sr. dos anéis, hahahahaaa... acabou no fogo...

Anônimo,  12:41  

Lula e o cara!Muito antes do Obama eu ja sabia. ...Lula la,nasce uma estrela....

Bode Expiatório,  13:12  

Viajei para Paris, Munich, Berlin em 2007. Com as pessoas que conversei, tive a oportunidade que o Presidente Lula é conhecidíssimo e respeitado.
Portanto, para mim, o que foi noticiado no Le Monde não é novidade para este humilde brasileiro.

Anônimo,  13:15  

Sera que o Lula e o cara? Sera que ele e mesmo bom? NAAAAAOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!! Ele e muito mais ,ele e otimo!!!!!!!!! Feliz 2010 Brasil!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo,  15:11  

A oposição que ainda não morreu de inveja, pode fezê-lo neste finalzinho de 2009, vendo esse vídeo que ainda emociona a muitos brasileiros.
http://www.youtube.com/watch?v=50SqAAjOvwI

Anônimo,  08:29  

O LUla é um animal em estado bruto. Pode ser conhecido pelo primeiro mundo, mas pergunta se eles o querem pra presidente? Claro que não, não são idiotas. Lá o mínimo é ter um curso técnico de nível superior e o trabalho sujo é feito pelos imigrantes do terceiro mundo que são peseudo escravizados por que a maioria está em situação irregular. Só mesmo esses petistas de carteirinha e carguinho comissionado é quem acredita nessa mentira. Para o primeiro mundo, Lula é objeto de pesquisa, assim como o homem de Neanderthal. Um bípede amosluscado que pro incrível que pareça, fala, errado, mas fala.

Anônimo,  11:58  

Lula deveria levar o Oscar de melhor ator,pois consegue enganar e ludribriar meio mundo,escondendo os desmandos do seu "des"governo.A herança desse "des"governo ficará para nós pagar-mos

Anônimo,  12:06  

anonimo das 8;29, inveja mata viu...

Anônimo,  11:30  

A minha inveja é crítica e produtiva. Ainda bem que esta coisa estádeixando o governo. Aliás, para o bem de nosso país, reeleição deverá ser proibida, até para deputados. Pois, depois que estas pessoas se instalam no poder fica muito difícil tirá-los de lá.O FHC foi um belo exemplo de que reeleição não presta. Por causa dele e sua coalizão somos obrigados a aguentar 8 anos dele mesmo, do Lula, do Requião, do Silvio Barros, do Odilio, do Ricardo Barros e assim por diante. Ninguém merece.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima