18.12.09

‘Consumo de carros’

Ouvi, na CBN, o Gilson Aguiar dar uma notícia sobre vendas de carros novos no Brasil, neste ano, que teria chegado a 3 milhões. Só que ao em vez de falar em carros vendidos (ou comercializados), falou  e repetiu umas três que foram ‘consumidos’ 3 milhões de carros. O primeiro impulso foi de achar graça e criticar, mas lembrei da entrevista do Renato Gaúcho, ao ser apresentado como técnico do Bahia, que ao ser perguntado sobre o que falará em 1990, quando disse que o Estado era terra de índio, respondeu com uma pergunta ao repórter: "Você nunca falou besteira?". Pois é, assim como Gilson errou, quem de nós que escreve e fala não cometeu nenhuma bobagem? As minhas saem quase todos os dias neste blog.
Mas falando em ‘consumo de carro’, talvez seja este  o caminho. Consumir, ou seja, dar um fim dos carros mais antigos, limitando a 20 anos de uso, por exemplo, para mantermos empregos, mais segurança, e espaço nas ruas. Vixi! Será que escrevi besteira?
 
Akino Maringá, colaborador

10 pitacos:

Anônimo,  18:44  

Não foi besteira. é coisa de primeiro mundo.
Paises como Suecio os veiculos de idade maxima para circularem.
Uma certa quantidadde é distinada ao fundo do mar para formar colonias de peixes.
Vai demorar mas um chegaremos lá.
Eu e vc não veremos

Anônimo,  18:48  

Olá...

Penso que o termo consumo foi corretamente aplicado. O carro, hoje, é um bem de consumo que, apesar do preço alto, é um sonho por grande parte dos brasileiros. E as montadoras, assim como outras indústrias e setores, perceberam que o carro hoje é consumido mesmo.

Anônimo,  20:37  

BOA NOITE A TODOS

A FRASE, BEM DE CONSUMO, FOI MUITO BEM EMPREGADA, COM CERTESA, POIS A MAIORIA DESTES VEÍCULOS, FORAM VENDIDOS COM A MAQUIAGEM DE TAXA ZERO E PRAZOS DE PAGAMENTOS, SUPERIORES A 48 MESES CHEGANDO A 70 AS VEZES, MAS E SE O PATRIARCA, PERDER O EMPREGO OU MESMO FALECER, QUEM PAGARÁ SERAO OS HERDEIROS.
COMO NAO COLOCAR, COMO UM BEM DE CONSUMO, QUE NO CASO FAZ UM ENDIVIDAMENTO A LOGO PRAZO, SEM SABER O DIA DE AMANHA, AS VEZES, EM CASOS EXTREMOS ATÉ A DISTRUIÇÃO DA FAMILÍA, POR DESCONFORTOS FINANCEIROS, POIS PAGAR UM CARRO E MEIO, NO MINÍMO SAI MUITO CARO, PARA OS DEMAIS DA FAMILÍA.

POR EDUARDO DE OLIVEIRA

Anônimo,  22:39  

Se quizer comer o carro também, tá liberado.

mister magoo,  11:07  

coitado dos mecanicos de fundo de vila e dos cidadãos mais pobres, que só compram (consomem) carros com mais de vinte anos...
Foi uma idéia elitista esta.

Anônimo,  12:30  

Nossa! "quizer" "Suecio" , sem falar que acento também é coisa rara na net.
Acho que todos nós escrevemos muitas besteiras mesmo!

Anônimo,  17:07  

PODE PONHA O CARROS NA SORVETERIA QUE O SHARSHI,VAI CONSUMIR E AINDA VAI GRITAR ETA TREM BOM

Anônimo,  18:53  

Limitar ao tempo de uso, não, mas o estado de conservação sim, pois tem carro "velho" com colecionadores bastante seguros ainda...

Anônimo,  19:43  

A renovação da frota é necessária e deve ser incentivada, o governo está dando incentivo fiscal para aquisição do carro novo, porém não tem projeto para retirada de circulação dos mais antigos, as ruas estão cada dia mais cheias de carros com enorme prejuizo para o transito e pricipalmente para o meio ambiente, pois os carros mais antigos poluem muito mais que os novos.
Carro atualmente é uma necessidade , é um bem de consumo sim, ninguem compra uma casa ou apto se não tiver pelo menos uma vaga de garagem.
Quero deixar aqui uma ideia que ao meu ver não prejudicaria as pessoas que tem menor poder aquisitivo, e que precisam de carro como meio de locomoção ou trabalho.
O governo continuaria dando o incentivo fiscal para compra do carro novo, porém atrelando esse incentivo à baixa de um carro antigo, o cidadão só seria beneficiado se entregasse um veículo para ser baixado e retirado de circulação.
Isso movimentaria o mercado de veículos usados, que atualmente está estagnado, as sucatas voltariam para o processo produtivo nas siderúrgicas, e o meio ambiente respiraria mais aliviado.

Orlando Bruno.

Anônimo,  15:52  

Vamos consumir carros, as casas geminadas, as favelas, os mais idosos (produto vencido)...
né akino....

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima