7.12.09

Brasil, uma petropotência

O jornal The Washington Post afirma em sua edição de hoje que o Brasil se encaminha para se tornar uma “petropotência”. Intitulado “Brasil se prepara para extração maciça de petróleo”. “Assim também é o desafio que enfrenta a estatal brasileira de energia, a Petrobras: desenvolver um grupo de campos de petróleo recém-descobertos em mar profundo que, segundo analistas de energia, catapultarão o país para o ranking das petropotências.” A reportagem cita estimativas da Petrobras, de que o país poderia chegar a 2020 com uma produção de 3,9 milhões de barris de petróleo por dia, praticamente o dobro do volume de 2 milhões de barris atualmente. As reservas comprovadas de petróleo podem passar dos atuais 14,4 bilhões de barris para mais de 30 bilhões de barris, diz o texto. “Em uma era de oferta reduzida, as descobertas na costa brasileira e o aumento da envergadura da Petrobras estão mudando o equilíbrio petroleiro do mundo”, diz a matéria.

(Via ex-blog de Cesar Maia) 

2 pitacos:

Anônimo,  10:24  

E pensar que FHC e PSDB/DEM queriam vender, dar, privatizar tudo...

O mundo inteiro acredita no Brasil, menos o brasiliano...

Anônimo,  10:56  

Será que em 2020 o mundo ainda vai estar usando petróleo? Será que esse jornal não está apenas enchendo o Brasil e a cabeça do povo de "gravetos"? Para as atuais grandes potências é interessante que o Brasil se desenvolva mas sempre ficando 50 anos atrás. Hoje os Estados Unidos, Europa e Asia já estão investindo em novas fontes de energia limpas (carro elétrico, Mega-usina solar no Saara pela Europa, Mega- usina solar espacial pelo Japão, Energia Eólica na Dinamarca e Suécia, etc.),que em 2020 estarão prontas e o Brasil, ao contrário, vai estar poluindo como aquele molequinho do gibi e dos desenhos animados e as grandes potências estarão pegando no pé e ameaçando intervir nas florestas e rios, na economia, nas propriedades, alegando que é para o bem da humanidade.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima