17.11.09

Vestibular da Uningá sem Biomedicina

O curso de Biomedicina da Faculdade Ingá/Uningá não está sendo oferecido no vestibular de 2010 pois está suspenso pelo MEC, conforme a portaria nº 528 da Secretaria de Educação Superior, publicada no Diário Oficial da União no dia 15 de abril deste ano, notícia veiculada no mesmo dia neste blog. Se o curso foi suspenso, supõe-se que foi devido a irregularidades, falta de qualidade no ensino e infraestrutura. A pergunta que fica é: uma instituição que não consegue manter a qualidade de um curso de Biomedicina tem condições de abrir Medicina?

PS - No site da Uningá alguém cometeu um engano na chamadinha que informa a nota 4 do curso na aveliação do MEC "em 2009". O link traz uma avaliação feita em abril de 2008.

26 pitacos:

Anônimo,  18:13  

O MEC esta de parabens em impugnar instituições que não são sérias. Bem feito para a UNINGA.

Anônimo,  18:14  

Rigon você está correto, como uma Instituição quer ofertar Medicina se não dá conta nem de Biomedicina. Que horror!!!!!!

Anônimo,  18:21  

é rigon sou aluna da Uninga e o cuiso é muito bom vim transferida da Cesumar e nao me arrependo. e pelo visto tem coisas que vc desconhece.. .. mas tudo bem.. só o tempo para mostrar a vc... e uma pena vc nao publicar nada da Cesumar que esta oferecendo curso de fisioterapia que era no periodo integral (segudno a coordenadora continua com a mesma carga horaria) mas passa a ser dado em Meio periodo , isto é somente pela manha, e com 6 tempos, mas somente pelo turno da manha...Isso pode e vc nao publica ne rigon?

Anônimo,  18:31  

Rigon você está certo em divulgar a verdade. Somente a verdade. Somente a verdade mesmo. Por isso você so escreve a verdade. Parabens!!!

Anônimo,  18:35  

Os jovens de Maringá agradecem a sua informação Rigon. É muito triste adentrar em uma Instituição que não atende ao que o Ministério da Educação exige.
É a vida dessa juventude entregue nas mãos de pessoas não sérias. Puxa vida - É o futuro deles!! Será que esse povo consegue dormir????

Anônimo,  18:38  

essa aluna da Uningá deve estar é com dor de cotovelo de ter ido para uma instituição que está com o curso suspenso. No Cesumar, as coisas não acontecem assim. O MEC nunca impugnou um curso como fez com o de Medicina e o de Biomedicina da Uninga. Qual é a instituião séria afinal?

Anônimo,  18:48  

sou aluna do cesumar, aqui não tem dessas não. Se o curso mudou de integral para um turno é porque é assim que tem que se. Nunca vi o Cesumar passar por uma situação igual a essa da Uninga. Acredito que essa aluna deveria voltar pra cá.

Anônimo,  19:52  

Caro Rigon algo não bate, a Uninga é uma Instituição tão seria como seus diretores Drs. Ricardo B de Oliveira e Roberto Cezar. Vi o carinho e a preocupação com seus alunos formandos. Minha filha se formou em odontologia na Uninga, e esta muito bem em Primavera do Leste, sendo uma profissional reconhecida. Varios amigos meus tem filhos estudando e se formando na Uninga, e todos que conheço estão satisfeitos. Que sirva de testemunho isso.

Dr. Mestre dos Bofes,  21:15  

Vale lembrar que Biomedicina só tem de similar com Medicina no nome.
Estes alunos da Uningá e Cesumar nao sabem nem do que estao falando.
Biomedicina é a ciencia que conduz pesquisas na interface entre a biologia e o corpo humano. Com intuito de encontrar sua causa, um diagnostico, prevenção e tratamento.
Medicina é uma ciencia ligada a manutencao da saude.
Entao uma coisa nao tem muito a ver com a outra.

Anônimo,  22:56  

Mas para os ignorantes, q nem sabem oq estao dizendo, não tem avaliacao todos os anosss.... o curso foi reconhecido e ponto final, o MEC jah reconheceu o erro de ter publicado q o curso havia sido suspenso... entrem no site do MEC e procurem!!!!

Anônimo,  08:19  

Quem escreveu que o MEC reconheceu a suspensao como um erro tá enganado, tanto que a Uningá faz vestibular nesse domingo e não oferece o curso de Biomedicina. Aí tem!!!!

Anônimo,  13:19  

Não , ai não tem nada !!! O erro foi reconhecido, mas para quem não conhece os órgãos públicos,pra não saber q isso leva dias para ser regularizado infelizmente paciencia!!! Ano q vem abre turmas para biomedicina normalmentee!

Anônimo,  14:48  

A minha maior dúvida é: Como um curso que foi avaliado no anor de 2007 pelo Enade, e recebeu a nota 4, muito boa por sinal, consegue em tão pouco tempo ter o curso suspenso. Nenhuma instituição com uma nota tão elevada teria sofrido essas consequências se o ensino fosse de qualidade. Vamos parar de "puxar as sardinhas" e focarmos nesses dados fornecidos pelo governo! Aí tem algo muiiito errado...

Anônimo,  00:09  

A nota do Enade do curso de Bionedicina da uninga não foi 4, foi 2, por isto o MEC vetou a entrada de novos alunos, somente cursos de má qualidade estão fechando, fiquei sabendo que outros cursos da Uninga podem ser fechados. Precisamos ficar atentos a está Faculdade.

Anônimo,  00:19  

E lamentável situações como esta, como ficará para os atuais alunos que se formarem em um curso fechado pelo Ministerio da Educacao por falta de qualidade? Além de não praticarem a verdade, pois liguei na Uninga e me informaram que o Mec errou e que o curso será oferecido em breve, porque não assumem a verdade? Na medicina esta história foi a mesma e hoje estão recorrendo a Justica, pois o Mec também indeferiu o pedido.

Anônimo,  08:54  

anonimo das 0009 vc veja quanto a cesumar tirou no enade e estranho nao fechou nem um curso com essa mesma nota.. estranho.. mas pelo vistos tem forças ocultas na cesumar que nao se mexe.... kakakakakak ainda vai aparece o bandido da estoria

Anônimo,  18:27  

sou aluna de biomedicina da uningá e o q ocorreu, foi q por erros do nosso mec, nosso curso ficou nesta situação, mais quem não entende nada sobre burocracia também não pode julgar uma faculdade de tão boa qualidade quanto a uningá,os diretores a todo o tempo estão prestando contas a nós alunos , por isso estamos tranquilos com relação a nossa instituição... será q todos estes comentários são por q a uningá conseguiu reverter um engano q o proprio mec cometeu? ou será q tem dedo do todo poderoso sr. cesumar nesta história!! ví muitos comentários de comparação sobre cesumar e uningá... porém se o cesumar é tão bom, se o q está acima de tudo é o conhecimento...por q não usam esse conhecimento para saber o q realmente está ocorrendo, com relação aos problemas que uma burocracia mal organizada em se tratando do mec.fica aqui a questão.. se o cesumar é tão bom, por q ainda o curso de medicina não foi liberado?

Anônimo,  20:28  

Com certeza a pessoa que postou em primeiro é alguem da cesumar ... então presta bem atenção no que irei escrever ser repugnante, saiba mais e escreva menos antes de saber certo das coisas que são publicadas. O que ocorreu foi um ERRO DO MEC sua anta !! E logo ira ser corrigido serzinho ;)

Fernando,  12:14  

A Biomedicina merece qualidade.
Vejo que entre jovens que discutem esse tema, há uma profunda desinformação acerca de suas situações e de suas instituições. Sou Biomédico, membro do Conselho Regional de Biomedicina em Maringá, portanto essa não é uma postagem anônima. Qualquer interessado em conversar e trocar informações com propriedade pode entrar em contato.
É lamentável sabermos que um curso de Biomedicina foi fechado por falta de qualidade, e qualidade não se atesta com discussão. Qualidade se prova com resultados, com números e estatísticas. Os resultados das avaliações do MEC podem ser contestados, e sempre que há um erro ela é prontamente corrigida. Mas neste momento vemos um curso com uma avaliação muito baixa no Enade (1), e um Conceito Preliminar de Curso – CPC (2) também muito baixo, anunciar em seu site possuir uma nota 4 em avaliação do MEC. Porém o que é apresentado é um mero relatório de visita feito por avaliadores “ad-hoc”, quem não sabe o que isso significa pode usar o Google para entender sua implicação. Em nenhum lugar é mencionada nota, pontuação ou avaliação. Cuidado com o que se publica. Creio que todos que comentaram nesse blog devem se informar dos diversos aspectos que compõem a Avaliação de Curso do MEC. Isso requer leitura! E o brasileiro tem uma forte aversão a ler, e prefere acreditar no que ouve dos outros.
A Biomedicina tem se destacado no Paraná e no Brasil, junto com outras profissões da saúde, graças ao empenho e competência de seus profissionais. E instituições com avaliações ruins devem ser; se não fechadas, submetidas a profundas reestruturações. Cabe a população exigir qualidade. Os números do MEC são públicos, basta entrar no site da Imprensa Nacional e pesquisar.
Aqueles que defendem instituições de baixa qualidade são alunos e pais que não se importam com a boa formação, apenas com um diploma fácil sem ter que estudar muito. Ou como eu chamo a “lei do menor esforço” e o brasileiro é perito nesse assunto. Deixo meu contato, para quem quiser falar sobre Biomedicina, e não sobre instituição X ou Y. E faço um apelo: Pesquisem bem antes de escolher, visitem as instituições, entrem em contato com profissionais da área e não acreditem em qualquer coisa que contem para vocês. Hoje a internet nos dá uma liberdade quase ilimitada, usem isso com inteligência para entrar em contato com pessoas que podem realmente lhe orientar.
Apenas para concluir e desfazer uma duvida. Carga horária é o que determina um curso, não se ele é integral ou de meio período. Portanto se um curso tem 4000 horas, e é ofertado como integral em um lugar, e no outro tem as mesmas 4000 horas e é ofertado como matutino. O que conta é a carga horária do curso, e não o horário que as aulas ocorrem. E o MEC estabelece uma Carga Horária Mínima para todos os cursos, e a da Biomedicina é de 3.800 horas/aula NO MÍNIMO! Qual a carga horário de seus cursos? Vocês sabem?
Abraços.
Fernando Ribeiro CRBM 7912
ribeiro.fh@oi.com.br

Anônimo,  17:06  

Se o curso de Biomedicina da Uningá fosse tão ruim assim o coordenador da Biomed do cesumar não se daria ao trabalho de tá vindo aki fla mal do curso...como sempre fez muitas vezes!!! e eu sei bem oq eu estou dizendo pq sou aluna de biomedicina do CESUMAR...Penso q aquela história de vc dizer sempre q não os ve como rivais caiu por terra!

Anônimo,  19:35  

BOM DEVEMOS TOMAR CUIDADO COM O QUE TOMAMOS POR VERDADE,..Maringá é uma cidade movida pelo política e por POLITICAGEM há muitas disputas entre as Faculdades em Maringá e a competição nem sempre é justa e honesta, pois muitos parovitam-se de PODER FINANCEIRO E POLITICO para se favorecerem MAS AFINAL NAO NOS PREOCUPAMOS COM ISSO, ORA A POLITICA NO NOSSO PAIS SEMPRE É JUSTA E HONESTA E ORGÃO PUBLICOS COMO O MEC NUNCA SE VENDERIAM NUM PAIS COMO O BRASIL, JAMAIS, NUNCA ACONTECEU NEM ACONTECERÁ!!!

Anônimo,  18:48  

Ainda bem que estudo na maior universidade do sul do País, terceira melhor particular do Brasil e, além de termos um diploma respeitado no mundo todo, somos constantemente homenageados pelo MEC e tantas outras autoridades do magistério nacional. Orgulho de ser PUC/PR.

Anônimo,  22:10  

Então vamos lá falar um pouco que eu sei.
Sou aluna da Biomedicina na Uningá.
O que a cordenadora do nosso curso fez foi em 2009 entrar na nossa sala e dizer te tinha faltado protocolar um documento pro MEC mais que isso já havia acontecido e que no ano de 2009, primeiro vestibular do ano o curso seria oferecido pela instituição. Coisa que não foi oferecido, boatos diz que no segundo vestibular ofertado pela instituição seria sim oferecido o curso, mais novamente não foi. Como uma outra aluna da Biomeidicia disse que a direção, enfim, os dirigentes em geral da instituição vai na sala dar as devidas explicações, isso é mentira.Pois foi uma unica vez que foi um diretor na sala falar que já estava tudo resolvido. No ano de 2010 haviam dito que o curso seria oferecido em um vestibular meio que agendado no meio do ano, agora não sei de que ano né.
Acho que eles estão achando que os alunos de lá estão de brincadeira. É uma pena saber que alguns alunos tem que ficar amarrado naquela instituição por algum motivo. Acho que todos por direito deveria saber da verdade. Tenho certeza que se fosse um erro do MEC eles já teriam arrumado isso, ou melhor, acho meio dificil com tantas pessoas competentes que trabalha no Ministerio da Educação publicar uma mentira. Tenho amigos na uningá ainda, e cada dia que passo me surpreendo mais com os acontecimentos. Agora é a falta de professor.

Anônimo,  14:45  

o bom eh saber q o cesumar tem 2 no enade de biomedicina, assim fico tranquilo em saber q maringa tem faculdade de qualidade...
o q sera q acontece com as faculdades? com seus reconhecimentos? com as avaliacoes realizadas pelo mec? sera q realmente existe uma preocupacao com um ensino de qualidade, ou tudo eh so fachada para reconhecimento dos cursos...

Anônimo,  20:23  

Pessoal vamos lutar por mais universidades públicas... Esses povo das particulares só querem enriquecer.

Anônimo,  21:54  

va se ruim la longe so

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima