25.11.09

Sem raízes

Hosted by imgur.com
A foto, do blog do Luiz Saragiotto, me faz pensar naquelas árvores cercadas de cimento, que abundam nas calçadas de Maringá.

7 pitacos:

Anônimo,  13:01  

A impermeabilizaçao, a compactaçao do solo e a eliminaçao dos organismos que fazem a aeraçao dificultam o enraizamento profundo, necessario à estabilidade das arvores. A calçada ecológica e o respeito à taxa de permeabilidade minima dos lotes diminuiria este problema.

Anônimo,  13:29  

Tá falado. Plantem somente árvores de pequeno porte, pronto, resolvido o problema.

Anônimo,  14:54  

Deus nos proteja!!!!!!!!!!

Anônimo,  17:22  

É só a Prefeitura não cortar o pinhão da árvore durante o processo do desenvolvimento da muda . Pra quem não sabe o pinhão cresce para baixo mas isso afetaria a rede de á gua e esgoto e tbm de telefonia; a solução é dada pelo anõnimo das 13:29 que seria arvores menores mesmo

Anônimo,  18:33  

AMEM!!

Marcos 01:12  

Olá, eu sou o rapaz de vermelho da foto. Meu nome é Marcos e sou engenheiro civil. Realmente as árvores sofrem com a falta de permeabilidade, mas o que realmente prejudica o enraizamento é a restrição lateral ao crescimento das raízes, ou seja, fazer a calçada de concreto muito rente à árvore. Veja pela foto que até onde tinha terra a raiz foi. E árvores grandes precisam de raízes grandes. Mas elas podem ser grandes para baixo, para isto existem as espécies que possuem raízes profundas ao invés de raízes superficiais. Cito ainda que todas tubulações elétricas ou hidráulicas sob a calçada passam em locais específicos, onde uma árvore de raízes profundas não interferiria. Outro fator que faz a árvore cair é quando a poda é feita só de um lado desequilibrando a mesma. Ambos os fatos aconteceram com esta árvore em questão: raiz confinada e poda assimétrica. Considero superficial a pessoa que diz que a solução é plantar árvores de menor porte, vejam só: carros maiores são desajeitados e ruins de estacionar, bebem mais e são mais caros, mas mesmo assim há quem veja qualidades suficientes para optar por eles. As árvores grandes acolhem pássaros, fixam carbono, filtram o ar, ajudam na estabilidade térmica, dão sombra a autos e são muito bonitas. Eu gosto de ver nossas ruas com as árvores de um lado encontrando as árvores do outro lado, ainda mais quando elas florescem. Mas é claro que sem a devida manutenção elas representam perigo. Sugiro a esse tema que o problema é a falta de cuidado com as muitas árvores constituintes da nossa arborização urbana, as quais estão há décadas sendo tratadas com descaso.

Anônimo,  17:27  

Arvores com pinhao sao geralmente verticais, como as grevilhas e em geral sao pouco recomendadas onde existe fiaçao aérea. Mas podem ser plantadas do lado da rua que nao tem rede aérea. Examinando as àrvores de algumas ruas de Maringá, parece-me que os ipês em geral têm raizes mais resistentes às agressoes urbanas como o calçamento e a impermeabilizaçao e o tronco é menos sujeito ao apodrecimento interno. O ipê amarelo do cerrado parece ser um dos mais resistentes mas produz pouca sombra e,tem crescimento lento, dependendo da variedade, do solo e do local. Outras espécies nativas como o guaritá parecem ter o mesmo perfil, mas é preciso experimenta-las na cidade para ver como se comportam no meio urbano. Sem dúvida, uma cidade bem arborizada é muito mais agradável de se viver.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima