Povo? Para com isso...
O secretário de Habitação de Maringá, Gilberto Donizete Delgado, durante a Conferência das Cidades, defendeu que nem tudo o que se discuta dentro de um conselho municipal deva ser divulgado para conhecimento do povo que lhe paga o salário. Muita gente se espantou com a postura, que, no entanto, combina com o estilo autoritário e centralizador da administração cidadã.
Lauro Barbosa tirou um sarrinho: se depender do secretário (que pertence ao PPS, finado PCB, quer dizer, praticamente um comunista de carteirinha), Maringá terá o Conselho Pentágono.
Lauro Barbosa tirou um sarrinho: se depender do secretário (que pertence ao PPS, finado PCB, quer dizer, praticamente um comunista de carteirinha), Maringá terá o Conselho Pentágono.
12 pitacos:
Ah, o povo não deve saber? Tá explicado. Por isso eles se espantam quando vaza uma informação. Por isso que existe o tal segredo de justiça? O povo só deve saber o número deles na hora de votar. Ah, agora ficou claro.
Esse tal Gilberto (de quem nunca eu nem sabia que existia...) bem que poderia largar de ser estúpido ao dizer uma coisa dessas. ¿Ele está na secretaria de graça, sem receber nada? Ora... respeite ao menos quem lhe paga, o seu patrão, Gilberto, O POVO!!! Seja mais mais delgado, ô Gilberto!!..
Se nós elegemos um prefeito e vereadores e nós pagamos os seus salários nós temos direito de saber o que acontece no nosso município
Inves de Conselho Pentágono não seria "Politiburo"
O que vi na Conferencia Municipal das Cidades:
Participei deste evento. O mesmo foi organizado em quatro eixos. Fiz parte de um que discutia justamente a gestão do conselho. E neste, os participantes fizeram vários questionamentos quanto ao modo como o conselho é gerido e propuseram alterações.
Entre estas: 1-Mudança do horário do conselho (é 9:00 horas da manhã, quando quase ninguém pode ir e acompanhar).2-Abertura do conselho para a população (sempre pensei que um conselho era aberto para aqueles que quisessem tomar conhecimento das discussões e até mesmo encaminhar sugestões. Mas, não é o caso de Maringá. A professora Celene Tonella ao defender a abertura dos conselhos para a população, relatou que certa vez teve uma aluna sua que queria assistir algumas reuniões com o intuito de concluir uma pesquisa sobre politicas urbanas, e, não pode, foi barrada pelo Guatassara. Entendo que conselhos são instrumentos da população tomar conhecimento das politicas e apresentar seus interesses, por isto, jamais imaginei que um conselho fosse secreto. O Sr. Claudinei Vecchi (que também é membro do conselho) justificou dizendo que só pode participar quem for convidado. 3-Rotatividade na presidencia do conselho: o presidente do mesmo é o Sr. Guatassara que é nada mais e nada menos que Coordeandor de Politicas Urbanas do Município. Concordei com esta proposição, os conselhos são justamente para dialogar com o governo, e, deste modo não é saudavel que sejam dirigidos pelo mesmo, precisam . Mas, esta proposta não foi aprovada, faltou votos. Notei também que a sala, e, não só esta, tinham secretários, CCs e funcionários de gerencia da prefeitura. Na hora da votação, eles garantiram que a conselho continue a ser presidido pelo governo.
Enfim, por tudo que vi, achei que o lema da Conferencia: "Cidade para todos e todas com controle social, gestão democrática e participativa" é uma coisa bem distante da realidade. Conclui que a palavra cidadania, repetida exaustivamente, é inapropriadamente usada pelo governo.
Conheço o Gilberto, e, fico triste com tal declaração. Se ele realmente pensa deste modo, sou obrigada a dizer que o poder realmente transforma.
Não ha coisa que seja pública, que precise ser tratada secretamente.
O prefeito Silvio Barros parece democratico, mas, é ou tem tido um governo centralizado e pouco afeito a participação. Mas, o Silvio é um homem polido que zela pela sua imagem, bom de marketing, e, acho que é por isto que não tivemos um segundo turno, sabe vender uma boa imagem. Eu não entendo como ele tem a seu redor pessoas pouco habilidosas, sem freios na língua, que vivem colocando em saia justa.
MUITO MENOS PRECISA SABER QUEM RECEBE AS CASAS, CRITÉRIOS ?
AMIGO (A) DO REI...
PUXA-SACO...
DEDO-DURO...
ETC.
um prefeito tem secretario que foi açougueiro comanda o transito, oque vocês esperam, uma secretaria que foi professora e comanda secretaria de esporte, onde tem dois funcionario que toca a secretaria, um padre que comanda a secretaria de ind, comercio e turismo, acorda prefeito
O fato de ser isso ou aquilo não tem nada, o duro que são pessoas que nada entendem do que fazem não tem um monitoramento exemplar, e com tudo são fichas sujas, que exemplo em Silvio Barros, nós comentamos em muitas rodinhas o senhor esta muito mal acompanhado, acorda Silvio enquanto é tempo.
Gente para com isso, muita picuinha para pouca coisa, quem esteve na conferencia, e participa diretamente das discussões sobre a cidade, de cara iria perceber, que a nata do jogo especulativo imobiliário de Maringá estava participando do evento o mesmo grupo que antes da gestão do Jairo Gianoto, sempre dominou o conselho de gestão e os assentos do mesmo, projetando as questões da cidade de acordo com o seu próprio interesse. Quem é que não gosta de barbada em uma corrida de cavalos, de informação privilegiada na hora de criar e vender seus loteamentos, reorientar os investimentos do município, de forma a valorizar seus empreendimentos, alterando o plano diretor ao seu bel prazer, estabelecendo segredo sobre decisões que seriam de domínio público. O povo precisa se afirmar sobre esse tipo de coisa...
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.