15.11.09

"Eu estava no evento"

Hosted by imgur.com
Hosted by imgur.com
Hosted by imgur.com
Do leitor - Eu estava no evento. E estou indignado com o que aconteceu. O que era para ser um tributo aos 40 anos de rock se transformou em um inferninho para quem estava presente no local. Pouco depois das 23 horas o tempo começou a mudar repentinamente, o vento aumentou e as estruturas montadas começaram a visivelmente demonstrar sua fragilidade. Pouco depois, um dos dois palcos começou a visivelmente balançar muito até que teve parte de sua estrutura metálica arremessada com o vento, onde atingiu varias pessoas que estavam próximas ao palco e os músicos. Me impressiona uma estrutura metálica daquele porte simplesmente voar... as lonas e cobertura poderíamos até entender ma a estrutura metálica com todo seu peso é muito impressionante. Após o evento do palco, que já causou muitos transtornos, veio a chuva muito forte com muito vento. Essa foi a hora dos poucos lugares que haviam no local que poderiam abrigar uns 10% ou menos do publico começarem a decolar e desabar sobre a cabeça dos presentes que se aglomeravam.
Houve muito empurra empurra, muita gente caiu no chão, podendo ser e sendo pisoteadas; vi gente até mesmo rolando morro abaixo, pois existia atrás das barracas cobertas um imenso desnível do terreno, onde algumas pessoas caíram.
Em certo momento já não existia mais iluminação, nem som, nem seguranças para ajudar as pessoas orientando e dando suporte. Quando acreditava que tudo estava acabado ao conseguir sair do recinto é que veio o maior dos transtornos: o local destinado ao estacionamento era de terra “fofa”, bem... resumindo a história presenciei até mesmo utilitários grandes e potentes equipados com tração 4x4 atolados sem conseguir sair do estacionamento ,com isso imaginem os carros baixos com sua tração dianteira!... era mais de 6 horas da manhã e meu carro ainda estava atolado.
Pois bem este é o resumo de uma noite de terror.
Agora já com a cabeça fria, banho tomado e sono em dia, parei para raciocinar um pouco sobre o dia de ontem e levantei algumas questões:
- Os bombeiros não vistoriam o local e a estruturas das festas para que esse tipo de acidente não ocorra?
- As tendas não deveriam ser presas ao chão?
- Não deveria existir no local algum tipo de iluminação de emergência?
- Não deveria existir saída de emergência que fosse aberta para que todos saisem do local em segurança, sem empurra em purra, nem grandes aglomerações?
- O dinheiro que paguei pra presenciar toda essa palhaçada será devolvido?

(Foto Ivan Amorin/Gazeta do Povo)

11 pitacos:

Anônimo,  03:09  

Em 1969 no Woodstock também foi assim, muita chuva e total falta de estrutura que resultou em feridos. Isso ja é uma tradição desse festival.
Ainda mais no fim de semana da sexta-feira 13... a bruxa estava solta mesmo, varios acidentes, 5 mortes, varios feridos, arvores arrancas... DEUS nos proteja!

Anônimo,  03:27  

Até a chegada no local do Show, parecia organizado! Mas precisou acontecer o pior para todos se darem conta que no local não havia se quer uma ambulâncias! Organização é diferente de segurança! Um evento que foi divulgado em várias cidades e como era de se esperar iria atrair muitas pessoas, deveria se ter em mente por parte dos organizadores de que precisaria de ambulâncias! Deve-se estar preparado para o pior!! Alguns seguranças ao invés de acalmar o povo, chegavam agredindo!Algumas pessos queriam esperar a chuva acalmar para sair debaixo das barracas, e os seguranças mandando pancada...mas também, os organizadores do evento não estavam nem ai, além das pessoas que estavam prestigiando o evento estarem feridas, algus seguranças também se machucaram, e os organizadores que deveriam no minimo estar no hospital acompanhando todo o procedimento, cadê??
Quando chegou a ambulância e os feridos foram levados para a ambulância, era necessário a presença de um dos organiadores para liberar a saída da ambulância! quanta burrocracia...e mais uma vez cadê os orgnizadores! Conforme está no Jornal e Maringá: "O caso mais grave é o de uma moça que sofreu uma pancada na cabeça e está em observação no Hospital Universitário (HU) de Maringá"...além disso está com a perna quebrada...graças a Deus que está viva! e para aqueles que lamentam perder 25 reais ou suas fichas de cerveja, agradeçam a Deus por não perder um amigo ou amiga! pois foi por pouco! E vocês organizadores,agradeçam mais ainda! Vocês podem até falar: " A mas o povo agora mete o pau em tudo" Então, para quem acha que não temos razão, olhem a foto da estrutura do palco caída (Jornal de Mariná on line: http://portal.rpc.com.br/jm/online/conteudo.phtml?tl=1&id=944591&tit=Vendaval-derruba-palco-de-show-de-rock-e-deixa-sete-feridos-em-Maringa),onde na ponta de uma das vigas tem uma espécie de talha, pelo que parece é muito pesada! Então, é obvio pensar que se por acaso der vento forte, uma estrutura de ferro tão fina como aquela que está torta na base, não suportaria o vento e nem o peso da estrutura que estava sobre a viga! É obvio pensar que deveriam ter cabos de aço com as bases atrás do palco, com a função de segurar as vigas impedindo que caíssem para frente, sobre o público!
Já que lamentar não arruma pé, clavícula, nem perna, de ninguém, que fique a lição para todos, que quando promoverem algo, que façam bem feito! e para o público, que quando começar a ventar em um show, evacuem logo, antes que desabe tudo!
Tem que demonstrar a indignação por aqui, já que não da para ser diretamente com um tal oganizador que disse: "a mas eu não sabia que iria dar vendaval"!

Anônimo,  08:43  

Rigon o mair problema é que as emprsas de locação de equipamentos para esses tipo de evento não atendem norma nenhuma de segurança esse tipo de estrutura para palco e barracas estão sendo fabricadas aqui em maringa no fundo de quintais quando as mesmas deveriam ser compradas de uma empresa especializada e omologada no imetro, é so ver o exemplo do palco em paiçandu essa dfl é quem fabrica seus palcos e outras estruturas outro detalhe essas estuturas são feitas aqui em ferro quando as originais são em aluminio fundido.. fika ai o alerta antes de contratar esses equipamento avalie bem a empresa e o produto que ela irá locar para voce...

Anônimo,  12:34  

Gente, acidentes acontecem! Agora a culpa é da organização se ventou muito e choveu! Não queria se molhar? Então porque foi a uma chácara (lugar onde tem muita terra e é aberto!)

Sem comentários...

Anônimo,  12:44  

É, se tivesse tudo dado certo, todo mundo da midia estariam dando elogios e incentivado a ter novo evento futuros, como não deu certo chamam (critivam)os Bombeiros, a policia civil, militar para a responsabilidade. Queria que as autoridades deste municipio verificassem se este evento estava dentro do perimetro urbano da cidade, e se estava, se tinha alvara para realizar o evento, pois tempo eles tiveram, e bastante.

Anônimo,  12:47  

GENTE TANTAS CASAS DE SHOWS EM MARINGA...VCS VÃO PARA O SITIO BALANÇAR O ESQUELETO.....TEVE SORTE DE NAO ENCONTRAR UMA ONÇA PELO CAMINHO...RS.

Anônimo,  13:43  

"É, se tivesse tudo dado certo, todo mundo da midia estariam dando elogios.."

Mas infelizmente não deu... e qndo coisas desse tipo acontecem, sempre procuramos entender o pq aconteceu, e, analizar como foi o atendimento, se tinha ambulância, cabe a qualquer um que estava lá, pois somente qndo algo assim ocorre é que realmente vemos se estavam preparados ou não... eu sofri essas consequencias... e fiquei sabendo que aconteceu outra festa em chácara com estrututas e por lá nada saiu voando...

Anônimo,  15:19  

GENTE A CULPA E DO REQUIÃO FALARAM QUE ELE IA LA. AHAHAHAHAH

Anônimo,  21:20  

axo que a questão da estrutura, alvará, seguranças e outros procedimentos necessarios para a ocorrencia de festas em chacaras é de extrema importancia, mas o que ocorre na prática é que os órgãos públicos que cuidam disso tem uma burocracia voltada para a arrecadação de dinheiro e não para a segurança dos presentes de fato.
Há que se ter cuidado ao criticar pois a burocracia é tão grande para a realização de festas a céu aberto hoje em dia, que poucas saem do papel, e muitas dao prejuízo aos organizadores ao contrário do que a maioria pensa.
muito alarde nesse sentido pode levar os órgãos públicos a dificultar e encarecer ainda mais a realizacão deste tipo de festa, o que será ruím para os organizadores e principalmente para o público.
acidentes acontecem. Que busque-se os negligentes e que somente estes paguem o pato, não toda a comunidade.

Anônimo,  15:38  

De acordo com o primeiro- tenente Sandro Rodrigues Geraldo, do Corpo de Bombeiros, o evento tinha alvará para público de no máximo 2.700 pessoas. Ele acrescentou que a organização apresentou todos os documentos exigidos, incluindo a Anotação de Responsabilidade Técnica, que leva o atestado de um engenheiro de que a montagem do palco obedeceu às normas. “A princípio, partimos da ideia de que foi uma fatalidade”, disse Geraldo.

Anônimo,  15:46  

De acordo com o primeiro- tenente Sandro Rodrigues Geraldo, do Corpo de Bombeiros, o evento tinha alvará para público de no máximo 2.700 pessoas. Ele acrescentou que a organização apresentou todos os documentos exigidos, incluindo a Anotação de Responsabilidade Técnica, que leva o atestado de um engenheiro de que a montagem do palco obedeceu às normas. “A princípio, partimos da ideia de que foi uma fatalidade”, disse Geraldo.

Fonte: O Diário

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima