5.11.09

Esquemas das licitações

Tivemos  notícia de que uma quadrilha especializada em fraudar licitações foi presa no Rio de Janeiro. O esquema é bastante conhecido, consiste num ‘faz conta’ de participações, mas tudo combinado já se sabe que ganhará e os participantes ganham um pouco para não ganhar. Há um rodízio, numa obra ganha ‘A’”, na outra ‘B” e assim vai . Será que não há algo parecido por aqui? 
Quando da licitação do lixo em Maringá, estranhamos que duas empresas de São Paulo saíram da disputa quando o preço máximo previsto no edital de R$ 67,00 por tonelada baixou. Ora, como pode uma empresa gastar com a preparação de documentos, viagens, todo o custo da participação numa licitação e não estar preparada para disputar um leilão em que ganharia quem oferecesse o menor preço? Estranho, muito estranho. Gostaria que os vereadores, como representantes dos contribuintes e fiscais do dinheiro público verificassem isto. Ou quem sabe do Observatório Social. Acho que o prefeito também agradeceria, agora que está convertido e sabe que precisa fazer tudo certo.  

Akino Maringá, colaborador

1 pitacos:

Anônimo,  18:55  

A empresa que ganha as licitações de informática (sistemas) de Maringá, bem como outras cidades vizinhas e câmaras de vereadores é especialista nisso.

Eles chegam a pagar salários mensais para seus "concorrentes" que recebem uma "proposta perdedora" pronta, e apenas a assinam e encaminham para a prefeitura.
Esse é o Elo da TECnologia.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima