7.10.09

A primeira termoelétrica de Maringá

Do leitor:

O editorial da Folha de S. Paulo, de 4/10/2009, criticando o modelo energético adotado pelo governo, desde Fernando Henrique, comenta: “A cada ano, a matriz energética incorpora volume considerável de energia de usinas térmicas movidas a óleo e carvão. Poluidora e consumidora de recursos não renováveis, e a energia dessas fontes é expressamente mais cara que a hidrelétrica (...)”. Poucos dias atrás, a Cocamar anunciou o inicio de operação do que é a “primeira termoelétrica de Maringá”. É ecologicamente “incorreto”, jorrando milhares de toneladas de CO2 sobre nossa cidade.
Isto é um contasenso! Em minha ignorância de contabilidade não consigo fechar a conta da economicidade de tal empreendimento, pois 36 milhões, se capitalizarmos os juros, mais depreciação, custo de oportunidade, com certeza será maior que os 5 milhões gerados de economia - ainda ficando na dependência de fornecedores. Oras, seria mais lógico investir esse capital em uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica) seje onde for, vender a energia e comprar das concessionárias da região. Muito mais rentável e com fornecimento de matéria-prima pela natureza, a custo zero!

7 pitacos:

Anônimo,  20:24  

Incorreto é pagar o absurdo que a Copel nos cobra, além de 29% de ICMS em cima. Eles estão é certos. Se pudesse faria uma micro termo elétrica em minha residência e deixaria de pagar meus R$ 200,00 por mês, economizando, com luzes econômicas, chuveiros 220v e brigando com as crianças para apagarem luzes, desligar computador, etc...

Anônimo,  09:17  

Rigon, o leitor que te escreveu tem razão. Será lançado muito CO2 sobre nossa cidade. Efeito estufa, chuva ácida.
Mas ao contrário do que estamos acostumados a ver, o combustível não será petróleo; o calor será gerado pela queima do bagaço da cana.
Toneladas de bagaço que precisariam ser descartados (poluição) são aproveitadas como combustível.

É preciso sim buscar várias alternativas para geração de energia, mas esta conta não fecha. Não existe energia limpa. Mesmo em pequenas hidroelétricas há impacto ambiental.
Alguém pode então citar a energia eólica e solar. Embora também sejam boas alternativas, são instáveis. Precisam ser armazenadas em baterias que, embora controladas, são feitas de material muito tóxico.
Ainda nos caso da energia eólica, alguns países enfrentam problemas com aqueles enormes cata-ventos. Ambientalistas denunciam impacto ambiental com aves que morrem durante a migração se chocando com as hélices dos cata-ventos.
Não tem jeito, não existe impacto zero.

Anônimo,  10:31  

E daí? o discurso continuará sendo verde. O verde é a força do campo. Os discursos, ambientalmente corretos, ecoarão na mídia e nas consciências. Com tanto verde, quem prestará atenção às emissões?
Não nos esqueçamos que quem toma conta dos planejamentos, planos e projetos, públicos ou privados, também são bacharéis. Então?
Ivan

Anônimo,  10:56  

O jeito é extinguir a humanidade. Daí não haverá mais poluição e nem agressões à natureza, como os ambientalistas querem.O homem não tem função natural nenhuma neste planeta mesmo.

m@uro,  11:37  

Oque vai ser usado na cocamar é biomassa (bagaço de cana-de açucar) que tambem é um problema para a natureza, então a afirmação tem mais a intenção de desinformar doque esclarecer, acredito também que a cocamar terá um sistema de filtros corretos(?) quem falou em carvão e petroleo está por fora.

APROMAC 10:41  

Não fosse a ação civil pública que a APROMAC moveu contra a COCAMAR pela queima de pneus (o juiz proibiu a queima de pneus junto com bagaço de cana), a COCAMAR iria empestear de vez o ar dos maringaenses. Pra quem se interessar, a ação está em vias de recurso para o Tribunal. A COCAMAR, é claro, não se conforma. Contratou o eminente e famoso Dr. Paulo Roberto de Souza para tratar do assunto.

Anônimo,  15:17  

Ai em cima tem uns que devem ser empregados da cocamar. Defendendo muito a poluição da empresa. Quero saber a opinião se forem demitidos.

A respeito da destinação do BAGAÇO, é uma questão de matémática, pois temos:

Bagaço é orgânico.
Merd@ é orgânico.
Portanto: Bagaço = Merd@ (correto)
Merd@ é adubo
então temos: Bagaço = Adubo
Ai tá a solução!!!
Não precisa queimar a merd@, digo bagaço...
É SÓ ENTERRAR...

MOLE!!!

MAS...Vamos respirando as toneladas de CO2.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima