A explosão de Salto del Guairá
No tempo em que ainda existiam as Sete Quedas, cuja área foi totalmente inundada para a construção da Usina de Itaipu, tanto a cidade de Guaíra quanto Salto del Guairá recebiam visitantes e compradores de todos os lugares. Com o fim das cachoeiras, cessou o turismo, levando essa região a um abandono sem precedentes. Depois veio a ponte ligando o Paraná ao Mato Grosso, cuja inauguração trouxe novo otimismo, fazendo com que até um maringaense construísse um shopping na cidade paraguaia. Muita gente levada pelo entusiasmo do momento adquiriu lojas no emprendimento. Foi um tiro no pé. O tal shopping vivia entregue às moscas. Muito tempo se passou até que novamente um relativo otimismo fez com que as compras retornassem ao local. Agora, parece que finalmente Salto se configura como um verdadeiro centro de compras. Dezenas de construções estão transformando Guairá numa nova Ciudad de Leste. As coisas mudaram e a efervescência de compradores aquecem os negócios. Para se ter uma ideia, a conhecida Casa China está construindo, aí sim, um verdadeiro shopping center (não o da foto) que iniciará uma nova etapa de interesse pela cidade. O que não está bom é a fila que se forma para atravessar a aduana. Os agentes da Fazenda estão sendo muito rigorosos na revista aos veículos, sendo aconselhável não exagerar nas compras, sob pena delas serem confiscadas. Isso está acontecendo agora.
(Texto e fotos - Edmundo Albuquerque)
11 pitacos:
Nossa... descobriu a pólvora..
Fui pra lá este final de semana e enfrentei fila para entrar e sair do py, está uma loucura aquilo lá.
Rigon, na verdade é a rede de lojas Shopping China e não a Casa China de Ciudad de Leste.
Pois é Edmundo, belo texto. Lá é a prova da necessidade do estado e de impostos. E, que, não se pode confiar só na iniciativa privada. Há trechos que nem asfalto existe. Um perigo. Em Guaíra, o asfalto está detonado e a sinalização é péssima. Faltam políticas binacionais.
Ivan
Há um ano estive em Salto del Guairá, e nesse mês retornei lá. Fiquei espantado com o crescimento. Muitas novas lojas e um shopping muito grande já está em funcionamento, além de outros de pequena proporção.
eh porisso que o pais nao vai pra frente. enquanto existirem imbecis como o anonimo das 16,59. nem todos viajam como ele que parece professor de deus.
Ivan, grato pelo elogio. O meu texto se fixou exclusivamente no sobe e desce do movimento comercial daquela cidade. Não tive a intenção de analisar o mérito das políticas binacionais. O fato é que gostando ou não a grande maioria das pessoas já visitaram ou visitam Salto. Quanto a melhoria das condições urbanas, creio que com o boom economico terão que melhorar.
Carrão em Edmundo!!!, ta muntado em!!!!
mato grosso DO SUL, são dois estados diferentes, e como chamar paraná de ceará
olha ai o professor de deus de novo - 22;08
É muito mais confortável que fazer compras em Cidade de Leste.
Salto, ainda está conseguindo controlar o seu comércio, principalmente de ambulantes.
RECOMENDO...........
Adalberto
salto e muito bom de fazer compras moro aqui e trabalho numa loja chamada si importados venham comprar aqui ass marcelo eduardo
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.