31.10.09

Ele não lê jornais, mas quer ensinar a editá-los

Da revista Veja desta semana:

Por que Hugo Chávez, Evo Morales, Rafael Correa e o casal Kirchner tratam a imprensa como inimiga? Porque na Venezuela, na Bolívia, no Equador e na Argentina de seus sonhos não há lugar para jornais, revistas e redes de televisão independentes. Para essa gente, notícia é só aquilo que seus ministros da propaganda dizem que é notícia. Todos eles suprimiram a liberdade de imprensa ou estão em via de fazê-lo. Esperam um dia atingir o controle total da informação obtido pelas grandes ditaduras do século passado, prática que é mantida ainda por seus irrelevantes sobreviventes atuais: Cuba e Coreia do Norte. Nesses países não existe imprensa. Não existem repórteres. Não existem jornais. Não existe democracia. Não existe liberdade. Portanto, não existe notícia. Cubanos e norte-coreanos vivem vidas miseráveis, privados das mínimas exigências da subsistência civilizada, mas os papéis pintados periódicos daqueles países não relatam a triste realidade.
Por onde se olha na América Latina, há um governante com a ideia fixa de que seus fracassos seriam menos gritantes se só existisse a imprensa oficial. O Brasil vinha sendo a excepcionalidade na região. Agora o próprio presidente Lula está desenhando o que ele imagina ser a imprensa ideal. “Não acho que o papel da imprensa é fiscalizar. É informar”, disse Lula há duas semanas. Na quinta-feira passada, ele voltou à carga com o seguinte discurso, direcionado a repórteres que cobriam uma cerimônia que reunia catadores de papel, em São Paulo: “Hoje vocês têm a oportunidade de fazer a matéria da vida de vocês. Se vocês esquecerem a pauta do editor de vocês e se embrenharem no meio dessa gente (…) Publiquem apenas o que eles falarem. Não tentem interpretar”.
É espantoso. Lula não lê jornais. Mas quer ensinar como editar jornais. Má notícia, senhor presidente. Ter 80% de popularidade não credencia ninguém a ser repórter ou editor. Não existe jornalismo a favor. Não existe jornalismo feito pelo estado. Não é atributo do Poder Executivo traçar limites para o exercício da imprensa. A liberdade de expressão não pertence ao universo oficial dos gabinetes executivos, não tangencia os planos de governo e não obedece às orientações dos ministérios da propaganda. Seus limites estão estabelecidos na Constituição e eternizados na cultura dos países democráticos. Os próprios leitores e a Justiça punem os jornalistas que ultrapassam os limites éticos.
A imprensa tem sido vilanizada no Brasil por duas razões principais. A primeira decorre da noção primitiva que alguns ideólogos do petismo têm do Brasil, que para eles é uma grande e simplória terra ideal: a “PTópolis”, habitada por pessoas que têm papéis claramente definidos, como a Patópolis, de Walt Disney. Os habitantes de PTópolis também são divididos em classificações rígidas. Existem os que ocupam o andar de cima e os do andar de baixo; os pretos e os brancos; os ricos e os pobres; os bons e os maus; os produtores e os usurários; os amigos e os inimigos do rei... A segunda razão é o fato de que, quando a cúpula de PTópolis e seus corruptos do coração produzem escândalos – e eles os produzem aos montes –, a culpa nunca pode ser do líder ou de seus próximos. A imprensa livre é um estorvo em PTópolis. Ela insiste em investigar, fiscalizar e dar nome aos bois. Em PTópolis, idealmente, só deveriam exercer o jornalismo as pessoas designadas para isso pelo estado. No mundo perfeito de PTópolis não há lugar para algo imperfeito, barulhento, enxerido, investigativo, teimoso, livre, falível e, algumas vezes, até irresponsável como é a imprensa. PTópolis: ame-a ou deixe-a!

20 pitacos:

Anônimo,  11:31  

E este é o sonho de consumo do PT. Se bobear eles conseguem hein?

Anônimo,  14:34  

rsrsrsrsrsrsrs... então tá! é VEJA de novo, será que dá uma CPI?

Anônimo,  16:36  

Bons tempos aqueles que o povo não tinha emprego, e a nossa imprensa com toda a liberdade, não noticiava nada, só falava da crise que se abatia sobre o Mexico Turquia Russia e Argentina. Em nosso pais eles vendia um paraiso (de corrupção).

Anônimo,  16:43  

Todos os presidentes da America do Sul estão errados, só a Veja é certa

Anônimo,  17:23  

Rigon...e não é só ele, que não le jornal, eu deixei de assina-los, quando vi que eles queriam vender "as suas verdades" deles sem qualquer compromisso com a etica

Anônimo,  19:04  

Os ánônimos ai de riba comentaram por comentar. Sabem nada sobre nenhuma coisa. Vão ler Caras, vão...

Guilherme "Sassaki",  19:08  

A veja, folha de sp, estadão, globo e outros veículos de comunicação perderam a credibilidade, devido à parcialidade nítida no exercício de informar. Praticam um desserviço à população, no interesse daqueles que dominam secularmente a super-estrutura político-economica do nosso país.

Matérias absurdas, reportagens tendenciosas, desrespeito aos movimentos sociais organizados, eivados de preconceito social, tudo é colocado à disposição dos interesses do capital financeiro internacional, representado pela aliança política demo-tucana.

Interessante os comentários de leitores, publicados nestes veículos: opiniões absurdamente preconceituosas, vale lembrar que este é o modo de pensar da "elite" econômica (os "finos", elegantes e bem-informados"). Uma lástima. Estranho que Lula tenha massacrado Alckmin em 2006, e somente os leitores pró-Alckmin tenham tido suas opiniões publicadas. Uma vergonha !

Estranho também é a forma que "eles" vêem a questão do 3o mandato: vejam a forma que tratam o caso da Colômbia e dos demais países da região, incluído aí o Brasil. Para a Colômbia não vêem tanto problema, mas nos outros países é um pecado capital.

Pessoalmente não sou a favor de um 3o mandato, mas é a minha opinião em todos os casos. Já eles tem 2 pesos e 2 medidas. É isto que chamam de jornalismo imparcial?

Anônimo,  20:12  

Veja, baluarte das liberdades democráticas e da imprensa no continente. Esta revista fede pó-de-Serra!!!!

Anônimo,  20:17  

É Guilherme ,só não é tendencioso o informativo do pt,me poupe disso cara e vai ler outras coisas mais sérios.

Guilherme "Sassaki",  21:57  

Informativo do PT é para consumo interno deles, não é veículo de comunicação.

Ah, e eu não sou do PT, para os desavisados.

Roberto Batista,  22:01  

Ninguém merece esta imprensa de b. que existe nesse país. Jornalismo parcial, sectário, doente. Esta revista (IN)veja não merece ser lida, pois é uma porcaria de primeira hora. Não informa m. nenhuma, só faz discurso ideológico rasteiro. É preciso criticar o PT, mas também a tucanagem queéextremamente nefasta.
Em síntese: a tal liberdade de expressão serve paralegitimar esta merda de jornalismo tacanho que temos no país. Felizmente temos outros meios e canais de comunicação.
Chega de palhaçada.

Anônimo,  23:45  

entre os poderes existe um sistema de fiscalização, as vezes porcamente, mas existe.
E quem fiscaliza o raio da imprensa, quem dá a imprensa os poderes de que ela se acha representante. Não é a toa que o número de leitores dos jornalões e revistas semanais vem diminuindo, e não é aqui, não venham falar que isso é política petista, acontece no mundo inteiro, nos EUA e Europa, e olhe que Lula não tem muita influência por aqueles lados.
Essa matéria da veja (minúscula mesmo) é o choro do desespero, choro de quem reduziu drasticamente o número de assinantes e venda em banca.

Anônimo,  00:32  

Vocês querem as "verdades" sobre a "imprensa" brasileira?

As "verdades" sobre o PIG - Partido da Imprensa Golpista? Pois então assistam ao vídeo:

http://videos.r7.com/cai-numero-de-leitores-de-jornal-no-brasil/idmedia/fe17469f12d5c6379edb0f7983212264.html

Vocês verão como eles são "verdadeiros"!
A veja, estadão, globo, band e outros não são diferentes.

Gostaria que assistissem e depois comentassem aqui.

Anônimo,  08:31  

Os petistas ficam doidos porque a verdade dói. Então é o PT que tem credibilidade, dono do maior estelionato eleitoral da história do Brasil? Os petistas, assim como o seu führer não admitem, em hipótese nenhuma, críticas. Isso é coisa de tirano. Os dias dessa gente já estão contados, mesmo com a indústria de votos do bolsa família vão perecer. Abaixo PT, MST, ONG's, Mensalistas, Collor, Sarney, Chavez, Fidel e outros falsos comunistas bilionários.

Anônimo,  09:30  

Não tem nada a ver com PT... tem a ver com a imprensa imbecil... e se a imprensa é livre, com certeza é graças ao PT que continua mandando nosso dinheiro para os barões da mídia através de propagandas do BB, da Petrobrás, as governamentais e etc...

E a jornalada tá tão degradada nas mentiras que o consumno de jornais cai absurdamente em todo o mundo...

É mais fácil ler blog na internet do que ficar lendo babaquices de mainardis da vida...

Anônimo,  14:31  

Parabens pelos comentarios de Guilherme Sassaki, lucidos, inteligentes e de visão ampla. Se ve pelas colocações que não é um leitor de Veja.
Mas eu como a grande maioria de brasileiros, que conhecem a podre midia, deixei tambem de ler os grandes jornais.

XK

Anônimo,  17:10  

14:31, pra vc visão ampla é puxar o saco deste lixo do PT, que não é melhor em nada que nenhum partido político brasileiro. Aliás é tudo lixo. Ninguém se salva quando o assunto é dinheiro público, que dá em árvores na casa da mãe Joana.

Anônimo,  17:14  

09:30, os jornais estão caindo por causa da internet. Eu mesmo não compro mais jornais, só leio pela internet. Agora se tudo o que de ruim do PT mostrado na imprensa for mentira, as cenas que a gente vê na TV senado devem ser montagens. O que eu assisti no episódio Sarney ao vivo é mentira. A Ideli SAlvati murmurando no seu voto de tanta vergonha e o coverde do Mercadante dizendo que iria deixar a liderança do PT também foi miragem. Só que é tão covarde que não cumpre promessa feita ao vivo e a cores. O poder é mais gostoso, não é?

Anônimo,  20:13  

Engraçado, o sarney sempre foi PODRE, GRILEIRO de terra lá pras suas bandas, nepotista e o "scambau" e nunca ninguém disse tanta MERDA, nem a imprensa...

Só descobriram agora (que é pt) que o "cara" é TUDO isso?

Ou só "descobriram" porque queriam que o marconi perilo, do psdb de Goiás, que é o vice do sarney, ASSUMISSE pra f* o lula e o governo do pt??

É muita HIPOCRISIA mesmo... pra não falar em outras coisas!!!!!!!!!!!

Anônimo,  08:55  

É, no PT que votei e me traiu se envolvendo com essa política podre pra se dar bem. Não é hipocrisia não, é o sentimento de ter sido traído por um partido que se dizia ético. Tira a tubo...Era hora de extrair esta praga das entranhas do Brasil e o que fizeram? Salvaram a pele dele simplemente pelo poder. Este país está condenado ao subdesenvolvimento eterno.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima