15.9.09

Um ponto turístico abandonado

No último dia 13 visitei a Catedral e fiquei completamente estarrecido ao deparar com uma realidade que só acontece aqui em Maringá. Em países desenvolvidos todos os monumentos são conservados de forma inteligente, aqui em Maringá infelizmente isso não ocorre. Vamos enumerar por etapas o que encontramos de erros:
A entrada principal da avenida. Tiradentes não possui as mínimas condições de ser usada; do lado direito tem uma placa de bronze que infelizmente obstrui a passagem de cadeira de rodas, já a do lado esquerdo é por demais íngreme, totalmente fora da NB 9050.
Nos demais acessos existem correntes com enormes cadeados impossibilitando o acesso se não bastasse toda essa falta de acesso faltam nas entradas pisos táteis para os deficientes visuais.
As fontes luminosas com seus chafarizes encontram-se totalmente em estado de abandono, servindo apenas de criadouros de mosquito da dengue, na verdade, não sabemos quem são os responsáveis pela manutenção; se é a Prefeitura do Município de Maringá ou á Cúria Metropolitana de Maringá.
Engraçado que em épocas natalinas a catedral se transforma em uma á arvore natalina das mais altas do planeta com seus 124 m de altura fica todo iluminado, mas fora disso cai no esquecimento.
Já que é um ponto turístico, os hotéis deveriam criar fundo suficiente para manter uns dos únicos locais de turismo da cidade as forças vivas da cidade deveriam ter consciência e reformar, vitalizar, não podemos deixar ir degradando um local que pode ser fonte de visitações do planeta todo.

Vicente Lugoboni é jornalista e deficiente físico 

lugoboni@gmail.com

18 pitacos:

Anônimo,  10:21  

e os dízimos e as ofertas que consideráveis?

carlos rico 10:40  

O primeiro comentário observa corretamente:e os dízimos da catedral???Por que o poder público tem que sustentar as igrjas,sendo que os dízimos naquela região são altíssimos??

É só mandar menos grana pro Ratzinger,que sobra mais pra manutenção e reformas da catedral.

Até me simpatizo com a igreja católica - claro,que por sua opção de revolução,sobretudo,na igreja de base - mas esse chora-chora,é brincadeira.

"Países desenvolvidos"...dá sempre a ideia que vivemos na idade da pedra aqui no Brasil.E mais:a igreja católica apostólica romana do ocidente,já levou(pra não dizer roubou)muito das nossas riquezas,mais até que a "Universal",e ninguém diz nada.Cadê o dinheiro padraiada???

Anônimo,  11:32  

Aqui em Maringá, tudo que é público e não é novo está depredado, mal cuidado, abandonado. É uma situação que independe de quem está no poder, PT, PSDB, PP, PMDB. A praça da catedral está abandonada já faz anos, o espelho d'água está vazio, a jardinageam à própria sorte, os canteiros da av. Tiradentes e Papa João XXIII só estão bonitos porque são cuidados pela iniciativa privada. É isso aí, pontos turísticos que decepcionam os nosso visitantes.

Vera,  11:41  

EU NÃO ENTENDO MUITO DE LEGISLAÇÃO, ENTÃO NÃO SEI SE ESTOU FALANDO BESTEIRA.
A PRAÇA PERTENCE AO MUNICIPIO, ATÉ 2004 QUEM FAZIA A MANUTENÇÃO DO ESPELHO D'AGUA ERA A PREFEITURA, INCLUSIVE COM FUNCIONARIO E EQUIPAMENTO DO MUNICIPIO. PORQUÊ PAROU?
- A LEI NÃO PERMITE???
- O PREFEITO É EVANGÉLICO POR ISSO NÃO INTERESSA??
- OU É O QUE NÓS JÁ SABEMOS "O ADMINISTRADOR DO MUNICIPIO É INCOMPETENTE" E MAIS UMA VEZ VAI DIZER QUE PRECISA TERCEIRIZAR PARA QUE O TRABALHO DELE SEJA FEITO.

Anônimo,  11:49  

Estive lá uns dias atrás, depois de muito tempo, e também fiquei horrorizada com o que vi, especialmente nos espaços onde deveria haver água limpa, está um abandono total, com direito à inúmeras poças de água suja com lixo... Está realmente nojento, acho que nunca a situação tinha chegado a este ponto! Ímundície total. Não sei como é possível aquele ser o principal ponto turístico da cidade e estar naquele estado... imagine o resto, então? Uma vergonha para Maringá. Se bem que uma vez eu vi, não me lembro onde, um comentário de alguém que chamou a cidade de "Fazenda iluminada". Acho que é isso mesmo: uma cidade que só tem agroboys com suas caminhonetas e seus sons potentes, bebedeira, zoeira na Tiradentes, música sertanojo... é isso mesmo.

Dinor Chagas,  12:00  

Vicente,
Procedentes suas observações. É assim mesmo. Afinal, precisamos opinar sobre aquilo que recebe ou deveria receber o dinheiro dos nossos impostos.

Agora, uma sugestão com carinho e muito respeito: diga apenas que você é jornalista, exclua o deficiente físico da assinatura das suas postagens. Você é um gigante observador, um jornalista super competente e não precisa que tenhamos compaixão por ti. Tenho por ti, sim, respeito e admiração e muito gosto e satisfação em ler seus comentários. Um abraço.

Anônimo,  14:27  

o dízimo e ofertas, são para custear despesas rotineiras, tais como folha de pagto, impostos,
cestas básica para os menos favorecidos e até mesmo para pagar dízimo, é isso mesmo a catedral como todas as paróquias pagam dizimo, que é para manutenção do seminário. antes que alguem critique o testo e diz que é alguem ligado a igreja digo que nao sou, apenas tenho conhecimento disso.

Anônimo,  15:04  

Lugoboni e Rigon:
Desde que o PT "entregou" a Catedral ao Ministério Público,naquela famosa cobrança de luz eleétrica, as adjacências da catedral foram abanbonadas às traças. Meu, quanto tempo faz que essas encrencas não param de ir pro ar, na mídia? É a praça que foi tomada por traficantes e consumidores de drogas. É a prostituição masculina e feminina a céu aberto, em plena luz do sol. É a falta de iluminação para o povo que ali transita às noites. É o motel gratuito etc etc etc.

Anônimo,  15:06  

Que vergonha, uma cidade enorme como esta, cheia de gente comendo M e arrotando peru, e mas parece um sitio grande, eita danado!!!
Outro dia vinha de encontro a uma moça na calçada da rua Joubert de carvalho, quando vi que caiu um papel de sua mao, entao lhe disse: Moça- voce perdeu isso! E ela com a cara de brava me respindeu; nao perdi nao eu joguei no lixo messsssssssssmo!
Aff, tive que me controlar pra nao encher a cara dela de bolacha, sem dizer que tudo aconteceu na frente da lixeira.
Banda de porcos, por isso que este pais nao vai pra frente!!!

Anônimo,  15:56  

Poderiam instalar elevador, oferecer visitas com guia e cobrar ingresso para permitir o acesso ao mirante, ao museu do D. Jaime e assim pagar as depezas de manutençao. Se em Londrina a catedral cobra pelo estacionamento no subsolo durante a semana, porque em Maringá nao se pode fazer algo que produza cultura e sirva pelo menos para manter o prédio?

Anônimo,  16:14  

...Vieram me visitar uns parentes de São Paulo, entusiasmado, levei eles para visitarem a catedral e o Parque do Ingá.... PASSEI A MAIOR VERGONHA...

Anônimo,  17:03  

Se os padrecos ao inves de ficarem sustentando os vagabundos do mst usassem a grana para a manutençao da catedral,ela estaria em otimas condições.

Anônimo,  17:20  

Simplesmente uma cidade que se orgulha de ter aeroporto que recebe vôos de carga e o principal ponto turístico da cidade esta tão abandonado, não podemos mais aceitar essa situação. Se em cada dizimo fosse retirado 10% já seria o suficiente para manter toda aquela estrutura.
Com a palavra o Arcebispo Dom Anuar.

Anônimo,  20:34  

Quanto absurdo e falta de nexo em alguns comentários. Os templos católicos não ficam abertos para visitação durante o dia por uma série de fatores, principalmente financeiro e de segurança. O dízimo é voluntário e sem estipulação de percentual. A Catedral virou ponto turístico por decisão do executivo e do comércio. Pessoas de todos as regiões e credo a visitam e o dízimo deve mantê-la? Quanto ao "roubo" da igreja católica, não sabia que ela tinha roubado o anônimo autor do comentário. Coitado!

Anônimo,  01:20  

Visitei maringá e fiquei horrorizado com o péssimo estado de conservação da praça da catedral. Não combina com a imagem que querem passar da cidade.

Anônimo,  08:14  

Seria interessante definir quem cuida de que e cobrar das pessoas responsaveis. A Catedral é da Igreja Catolica, logo...

Anônimo,  09:35  

A Catedral é um cartão de Maringá, acho que deveria se cobrar de todos que utilizam sua imagem na divulgação de seus negócios em Maringa. Na hora de utilizar a imagem da Catedral para divulgar seus negócios todos usam, na hora de fazer a manutenção e só por conta da Igreja???

AP,  14:04  

Pior que a degradação progressiva da Catedral, ninguém citou aqui o gramado e os arredores da igreja, que final de semana virou " point" de bebedeiras, som alto, total falta de respeito com o patrimonio publico e com a propria igreja, no outro dia, domingo, só restam cacos de garrafas de vinhos e cervejas quebrados em meio a grama, aonde familias levam sua crianças para passear e aproveitar o dia, correndo grandes riscos de pisarem em algum caco ou toparem até mesmo com camisinhas usadas jogadas no chão como se fossem lixões abertos, tudo presencio há anos, pois moro a 1 quadra da igreja e a sensação q fica é abandono total por parte da adm. pública.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima