10.9.09

O pré-sal é do povo brasileiro

Trecho de artigo do secretário Enio Verri:

O presidente Lula fez um importante anúncio durante as comemorações do 7 de setembro sobre o pré-sal, e colocou a relevância da descoberta das reservas gigantes de petróleo para o bem do povo brasileiro. A extração de petróleo na camada pré-sal vai mudar a face do Brasil. Afinal de contas, são muitos bilhões de reais que vão entrar na nossa economia . Estes recursos poderão ser distribuídos para o povo, gerar desenvolvimento, ou então cair nas mãos de algumas empresas privadas de capital estrangeiro. Este é o grande debate hoje no Brasil. Na íntegra.

12 pitacos:

carlos rico 19:07  

Esse debate é assáz importante,pois denota os verdadeiros interesses de uns e de outros.

De um lado o PT e seus aliados mais à esquerda,como o PSB,PCdoB,PDT e outros,que defendem a supremacia do poder público na gerência e exploração do petróleo da camada pré-sal.Do outro o PSDB e suas sublegendas,que defendem a entrega das riquezas do Brasil aos estrangeiros,sobretudo aos norte-americanos.Uma bela exposição desse (des)interesse tucano é a compra de armas e equipamentos pelo Brasil da França,que a oposição - baseada na imprensa - insiste que sejam adquiridos dos ianques.

Podem dizer que é jogo político,que é estratégia do Lula para eleger seu sucessor.Mas antes de tudo,à margem de interesses desse calibre,o importante é que a defesa desse bem brasileiro é senssata e justa.

Alguém esqueceu-se do fim da Vale do Rio Doce???Segundo o PSDB/FHC a necessidade de privatização situava-se na não rentabilidade da empresa,e que o dinheiro obtido na venda,seria estinado a sanar os problemas mais agudos da sociedade brasileira.Hoje a Vale - não mais do Rio Doce - é a segunda maior mineradora do mundo,uma das maiores em todos os setores.

A Petrobras quase que foi entregue da mesma forma que a Vale.Hoje a Petrobras é a segunda empresa mais rentável do ocidente.E as decisões à cerca da empresa,partem do governo.

Para se debater com clareza e imparcialidade,é sempre importante fazer comparações dos períodos históricos,e entender o que é mais importante para um povo que busca melhorar sua vida.

Anônimo,  19:41  

Como o presidente Lula da Silva disse; Essa riqueza é o nosso passaporte para o futuro. Um futuro melhor para os brasileiros, para o Brasil.
Tomara que não façamos besteira e entreguemos isso para a máfia entreguista deste país, para eles "dar" de bandeja para mafiosos, como foi feito com a Vale do Rio Doce e o patrimônio nacional.

Vejamaos o caso da Venezuela. O 4º maior produtor mundial de petróleo. O Povo venezuelano nunca viu a cor do dinheiro. Miséria, injustiça socisal, corrupção. Aí vem um Chaves m e depoois ficam gritando por democracia.


É só analisar.....

rb

Anônimo,  20:12  

Bobagem, este dinheiro vai mesmo para as grande oligarquias, para os partidos politicos através de desvios de verba públicas e o povo vai continuar sendo miserável.
Tudo será igual ou pior que nos dias de hoje.

Anônimo,  20:21  

Rigon, não se se vc. já escreveu sobre, mas uma sugestão. Saiu um livro sobvre FHC e seu governo, com o título:

QUEM PAGOU A CONTA?
É uma verdadeira bomba.


A obra da pesquisadora inglesa Frances Stonor Saunders (editada no Brasil pela Record, tradução de Vera Ribeiro), ao mesmo tempo em que pergunta, responde: quem "pagava a conta" era a CIA, a mesma fonte que financiou os US$ 145 mil iniciais para a tentativa de dominação cultural e ideológica do Brasil, assim como os milhões de dólares que os procederam, todos entregues pela Fundação Ford a Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do país no período de 1994 a 2002.

O comentário sobre o livro consta na coluna do jornalista Sebastião Nery, na edição deste sábado do diário carioca Tribuna da Imprensa. "Não dá para resumir em uma coluna de jornal um livro que é um terremoto. São 550 páginas documentadas, minuciosa e magistralmente escritas: "Consistente e fascinante" (The Washington Post). "Um livro que é uma martelada, e que estabelece em definitivo a verdade sobre as atividades da CIA" (Spectator). "Uma história crucial sobre as energias comprometedoras e sobre a manipulação de toda uma era muito recente" (The Times)

Anônimo,  20:27  

Preferio acreditar na mudança, como de fato está acontecendo. Só não vê quem não quer.

A propria imprensa venal e golpista (anti-Brasil) reconhece que as condições de vida do brasileiro está mudando. E o Brasil está prestes a se tornar uma potência mundial. No exterior todo mundo já sabe isso. Aqui, escondem do povo as mudanças as condições do país.

Fernando Lima 20:29  

Se o presidente do Brasil hoje fosse o Silvio Barros, provavelmente a noticia seria postada de uma maneira bem diferente. "O pré-sal é do bolso dos Barros".

Fernando Fernandes

Anônimo,  20:37  

Pré-sal é uma fria! Pré-sal é petróleo! petróleo polui! petróleo é porcaria! petróleo mata! mata aos pouquinhos! Mais uma vez o Brasil vai sair na contramão das nações inteligentes e desenvolvidas (no passado trocou as ferrovias pelo transporte rodoviário). Hoje, os países da Europa, Japão e outros da Asia, estão buscando fontes de energia limpa. Já estão prontos os protótipos do carro a energia elétrica e solar (até a Itaipú já tem). Segundo especialistas, a Petrobrás demorou 32 anos para explorar os 5 bilhões de barris da bacia de Campos e o Pré-sal tem 5 bilhões de barris que demorarão outros 32 anos para serem explorados. Será que daqui há vinte ou trinta anos o mundo ainda estará interessado em petróleo? Não será o petróleo como a antiga máquina à vapor? Ainda, para se explorar os 5 bilhões de barris do Pré-sal, serão necessários 600 bilhões de dólares, o que daria um custo de 120 dólares por barril. Hoje um barril de petróleo custa 70 dólares. Será que no futuro custará mais que os 120 dólares do custo de exploração? Com 600 bilhões de dólares daria para se construir cerca de 2000 Usinas Eólicas de porte médio. Os carros poderiam abastecer com eletricidade e evitar-se-ia danos ao meio ambiente, desapropriaçãos,etc. A China está construindo uma super Usina de Energia Solar.

José Fuji,  20:54  

Cada comentário tem um embasamento correto, não tenha duvida o Brasil tem muito mais que isso, e quando cada comentador faz a sua menção, chega arrepiar, pois eles têm razão, imaginem isso na mão de um mal intencionado, ligados a grandes grupos.

Mas vamos analisar friamente, o que é um executivo, lógico e cargo em que vai executar presidente, governador e prefeito, se analisarmos este cargos são eminentemente técnicos tem que eleger executivos que tenham conhecimentos, competentes e eficientes, não precisa ser necessariamente políticos.

Agora o povo tem que ter esta leitura o “legislativo” (deputados estaduais e federais e senadores) esses sim tem que ser político e aquele que representa o povo, faz as leis e fiscaliza o executivo.

Ano que vem é o ano de eleições/2010, vamos votar consciente porque se a sociedade tiver bons parlamentares o executivo não tem força nenhuma perante as execuções, pois os orçamentos são aprovados nos parlamentos e fiscalizado a todo o momento, por eles.

Por esse e outros motivos que as “mudanças” são imprescindíveis.

“FUJI ESSE É FEDERAL”

Anônimo,  21:04  

Pré-sal é uma fria! Pré-sal é petróleo! petróleo polui! petróleo é porcaria! petróleo mata....e mata aos pouquinhos! Mais uma vez o Brasil está indo na contramão das nações desenvolvidas e inteligentes (no passado trocou as ferrovias e hidrovias pelo transporte rodoviário). Na Europa, Japão e outros países da Asia já estão buscando fontes de energia limpa. O protótipo do carro movido a energia elétrica e solar já estão prontos (a Itaipú já tem). Segundo entendidos no assunto, a Petrobrás demorou 32 anos para explorar os 5 bilhões de barris na bacia de Campos e o Pré-sal também vai demorar 32 anos para explorar seus 5 bilhões de barris. Será que daqui a 20 ou 30 anos o mundo ainda vai estar interessado em petróleo? Não será então o petróleo como a máquina à vapor hoje? Ainda, para se explorar os 5 bilhões de barris do pré-sal precisam ser gastos 600 bilhões de dólares, o que daria um custo de 120 dólares por barril. Hoje um barril custa 70 dólares. Daqui a vinte anos será que custará mais do que os 120 dólares gastos na exploração? 600 bilhões de dólares daria para construir aproximadamente 2000 Usinas Eólicas (torres) de bom porte, não danificando o meio-ambiente, não causando desapropriações, etc. Daí, os carros poderiam abastecer com energia elétrica e não poluir. A China está construindo uma mega usina de energia solar.

Anônimo,  21:30  

naum existe petróleo abaixo da camada présal.
existem pequenos bolsões horizontais e retilineos que apresentam uma composição identica a petroleo.
infelizmente esta é mais uma grande ilusão.
infelizmente.......

Anônimo,  00:02  

Com essa de pré sal o governo LULA vai afundar o país.
Já investe por antecipação dinheiro que nem tem.
Segurem nossos políticos enquanto é tempo.

Anônimo,  10:15  

O Anônimo, 20:21 trouxe para este espaço algo de relevância fora do comum. Esta obra desmonta mitos e mais mitos ao trazer nomes e mais nomes de gente ilustre, com obras consagradas, que nada mais nada menos foram do que panfletos ideológicos com ares de sofisticação, alguns chegando à pretensão de erudição. Ler este livro será, para muitos que militaram nos anos 60, 70, 80 e 90 com aquele discursinho besta e farisaico, meio autonomista e assim por diante, falando prá lá prá cá de totalitarismo, basenando-se em obras "absolutas" sobre o assunto, um tremendo choque. Alí tem nomes que frequentaram e frequentam estantes desses babacas que se dizem intelectuais, muitos que se intitulam de esquerda, mas que, na verdacde, não fizeram mais do que servir ao imperialismo. Boa a dica do Anônimo, 20:21 .
UALID RABAH

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima