24.9.09

Geomembrana: Fiewski esclarece

A respeito da postagem “Tudo nos desconformes”, referente a implantação da geomembrana no aterro sanitário de Cascavel, o ex-secretário Leopoldo Fiewski, atual assessor do prefeito Silvio Barros II, envia o seguinte esclarecimento:

Na época em que concedi entrevista ao jornal Hoje de Cascavel considerando desnecessária a implantação da geomembrana no aterro controlado, falei com base em um estudo do geólogo Carlos Gilberto Fraga, doutor em Hidrogeologia pela USP. Esse estudo foi feito levando em conta a NBR 13896 da ABNT, a Norma Brasileira de aterros de resíduos não perigosos.
O item 5.2.1 da norma determina que “Sempre que as condições hidrogeológicas do local escolhido para a implantação do aterro não atenderem às especificações de 4.1.1-b) deve ser implantada uma camada impermeabilizante da superfície inferior”.
De acordo com o item 4.1.1, as condições são capacidade de depuração do solo e velocidade de infiltração. “Considera-se desejável a existência, no local, de um depósito natural extenso e homogêneo de materiais com coeficiente de permeabilidade inferior a 10 elevado a -6 cm/s e uma zona não saturada com espessura superior a 3,0m”.
Como o doutor Fraga relatou no estudo que o local tinha permeabilidade muito acima da exigida, em torno de 10 elevado a -8 cm/s e a espessura da zona não saturada era superior a 13 metros do lençol freático, concluiu-se que não era necessário implantar a geomembrana.
O valor orçado à época para colocação da geomembrana era da ordem 550 mil reais sendo que os estudos técnicos em conformidade com a NBR 13896 nos dava subsídios seguros para operar o aterro sem este custo.
A norma do IAP é importante, quando as condições geológicas não atendam as exigências técnicas, do contrário é um investimento cujo resultado torna-se nulo. Os recursos teriam muito mais utilidade se investidos em educação ambiental como era nossa intenção.
Foi exatamente nessas condições e nessa época que foi concedida a entrevista.
De qualquer forma, pouco tempo depois, a geomembrana foi implantada no aterro sanitário de Cascavel, atendendo a acordo firmado com o IAP e Ministério Público.

0 pitacos:

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima