4.9.09

Escolhendo a informação

Os chamados programas populares de televisão da região ignoraram ontem a prisão de um soldado e de cabo da PM de Sarandi por extorsão de R$ 50,00. A vítima foi o proprietário de New Beetle e o fato aconteceu na quarta-feira à noite. Alguns não noticiaram porque simplesmente o boletim da PM omitiu o ocorrido; outros, para "proteger" os acusados e não "sujar" com a PM. A notícia foi publicada hoje em O Diário.
É interessante analisar a que ponto chega a mídia: ela escolhe o que o leitor, o ouvinte, o telespectador deve saber ou não. Isso merece reflexão, porque é uma espécie de censura que em anda diferencia a turma do sistema de controle que existia na época da ditadura. A culpa certamente é de todos e da cultura que se cultivou até agora. A culpa também é minha. Recentemente um conhecido apresentador de televisão de Maringá apareceu num dos atos secretos do Senado, nomeado para a Segunda Vice-Presidência do Senado, em março de 2007. A informação circulou por email, com links detalhando a nomeação (a pedido do inclíto Álvaro Dias), mas dar a notícia como nos ensinam nas faculdades ninguém deu.

16 pitacos:

Anônimo,  09:09  

Certamente esse episódio não será o único deve vir outros por aí, programas de tv local que depende das desgraças para ter audiências não podem mostrar esses fatos.

Anônimo,  09:12  

Bom Rigon, ainda tem tempo. Pega os links na sua caixa de e-mail e repasse pra gente!

Anônimo,  09:13  

Depois a imprensa fica reclamando que o Judiciário a está censurando, pois ela mesmo se autocensura. A imprensa não é dona da informação, pois esta pertence à sociedade. O jornalista tem que ter em mente o seu compromisso social, que é dos mais importantes dentro de uma democracia.

Anônimo,  09:23  

POR FAVOR,PASSE OS LINKS.OU VC TAMBEM VAI OMITIR?PRECISAMOS SABER.

Anônimo,  09:28  

O que é pior: a censura militar ou a auto-censura?

Não deram a notícia para não ficar "mal" com a PM.

Isso é uma vergonha!!!

Um ótimo tema para ser discutido nos cursos de jornalismo.

homerobp@bol.com.br,  10:00  

Vai continuar omitindo?

Anônimo,  10:00  

09:23

A notícia foi publicada hoje em O Diário.

Anônimo,  10:11  

homerobp@bol.com.br

Leia o texto 10 vezes ou mais. Vai chegar uma hora que vc vai entender onde está o link.

carlos rico 11:14  

A internet veio pra abrir as janelas e desinfetar essa gente.

Logo vai ser o fim pra esse povo - que custo a chamar imprensa.

No Brasil é assim.Teve as manifestações em São Paulo essa semana,e logo os aliados do Serra trataram de dizer que não passava de vagabundos contratados pra morrer em troca de uma cesta básica.

No caso da ex-secretária Lina Vieira,mesmo após ela ter desmentido no senado tudo o que dissera no jornal "Folha de São Paulo",a imprensa insistiu em manter nas manchetes o tal encontro.E hoje,menos de um mês do clímax da "crise" ninguém sequer sabe quem é Lina.

Tudo selecionado,a favor dos grupos burgueses,dos latifundiários.

Não confio nas TV e rádios,imprensa escrita,exceto alguns.

Já cansei de falar da vergonhosa campanha a prefeito em 2004,onde toda a imprensa - menos o jornal Hoje,à época - se uniu pra eleger Silvio Barros.Muitas vezes ouvia indignado a maneira rasteira como faziam campanha pro Silvinho,como bem gostava de chamar o atual prefeito,um pseudo-jornalista-semi-analfabeto,que tem blog e trabalha em um jornal da cidade.

Pra ficar só nele.Por isso falo,essa gente há de pagar pelo atraso que impuseram a Maringá.Apoiaram e receberam dinheiro roubado do Jairo Gianoto,e depois ajudaram a derrubar o PT,que fazia um trabalho muito bom a frente da prefeitura.

Anônimo,  11:55  

Eu li a matério no O Diário e se for aquilo mesmo, acho que a PM foi muito rigorosa com seus soldados. Isto porque, pela matéria, foi a palavra do cidadão contra de dois policiais, que presumivelmente têm fé pública. Se a moda pega, qualquer cidadão que for abordado e tiver coragem pode reclamar as autoridades e tirar o policial de serviço, inclusive humilhando-operante a sociedade. Esses tipos de fatos tem que ser comprovados por testemunhas isentas, filmagens, fotografias, apreensão do dinheiro etc. Desse jeito a policia não pode trabalhar na rua mais.

Anônimo,  12:07  

Carlos Rico, sua opinião sempre é partidária (pró PT), por isso sua opinião não deve ser sempre levada em consideração.

carlos rico 12:27  

Ápenas cito exemplos aos quais me afeiçoo mais.Sou PT mesmo,e essa cambada babaca é tudo anti-PT.Não tem coisa mais rídicula que um analfabeto político falar mal do PT.

A imprensa é partidária,eu também sou,mas não sou covarde como essas quadrilhas que impôem sua "opinião" nos meios de comunicação.

Chato mesmo é não haver mais crise no Brasil.Cadê a Lina???Cadê Sarney???E o "Fora Sarney",por onde anda???

Enquanto quiserem o Sarney fora,sem tirar 80% da oposição,não haverá justiça.

Minha opinião não vale menos que a de ninguém.E não sou bestinha.

Anônimo,  12:36  

Rigon....a diferença da sua informação para os demais é que vc não tem rabo preso com ninguém. Por isso que entro todos os dias aqui.

Anônimo,  12:50  

Pois é Sr. Carlos Rico... enquanto alguns ficam criticando sua postura de ser PT e apoiá-los, se escondem no ostracismo, na falta de idéias...

Esqueceram inclusive da própria notícia, onde diz que o Fabretti, o íntegro, com programa na TV Maringá, BAND local, dos tão íntegros também Malucceli, que sempre foram perseguidos pela justiça por nada fazerem para apoiar os barros... enfim...

O Nobre Senador, Alvaro Dias, do PSDB de oposição e que pede pra Sarney Sair, está com indicação do Fabretti para o senado? Através de ato secreto? ...

Agora me pergunto que moral terão essas criaturas para falar sequer um milímetro de alguém depois dessa derrapada com dinheiro público? ... Sim, dinheiro público sim pois ele não faz parte da turma do senador Alvaro Dias, como assessor mas, faz parte da assessoria da mese, ou seja, como se fosse funcionário do senado, portanto, dinheiro nosso, da escola de nossos filhos (como diz um amigo) que estáindo para o bolso particular de tal apresentador de TV...

Que se apurem a verdade sobre o falso moralista fabretti e alvaro dias... dando-lhes o devido direito de se defenderem a respeito de tais fatos... pois, conforme palavras de alvaro dias, quem não deve não teme...

Anônimo,  22:24  

eu vir tbm no odiario maringa

Anônimo,  22:53  

Carlos rico porque voce não fala do menssalão, da péssima administração do PT em Maringá, do Cido spada em Sarandi doando terrenos para a pajoan levar o lixo de Maringá para Sarandi em troca adquirir uma firma incovia que era antes da mesma pajoan, todos do seu PT.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima