11.8.09

Tese de doutorado

"A queda de temperatura, os olhares apreensivos olhando nos termômetros acompanhando o mercúrio chegando ao zero,provocaram durante a noite, madrugada adentro, a tentativa
desesperada de se salvarem as lavouras, utilizando-se de geradores de fumaça. A alvorada encontrou legiões deles, sujos de óleo, cansados e desesperançados, perambulando pelas áreas plantadas para a constatação do grande desastre...". O texto de Corrêa Jr, o Zitão, abre a tese de doutorado de Marisa Rezende Bernardes, Educação, Relações Capitalistas, Estratégias e Táticas: um ensaio a partir de algumas escolas de ensino superior de Maringá (PR), da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campus de Bauru.

Com orientação do professor Antonio Vicente Marafioti Garnica, a tese é de março deste ano. "A expectativa deste estudo é exercitar possibilidades de análise no campo da Educação a partir de um dispositivo estratégico que além de despontar como um caminho teórico possível para o estudo sistemático das formas de poder que controlam, exploram, devastam e exaurem as possibilidades da educação, ao mesmo tempo permite perceber como estas formas de poder vinculam-se a uma lógica de poder global. Para isso, optamos por utilizar entrevistas com professores de Matemática que possuem posições de comando em instituições de ensino superior na cidade de Maringá (PR). A história oral, utilizada como método dessa nossa investigação, possibilitou a utilização da memória mais como meio para a análise das ações por ela governadas e menos pelo conhecimento que, pela memória, foi possível registrar. A interconexão entre as opções metodológica e teórica presentes neste estudo possibilitaram a articulação de três elementos que julgamos fundamentais para compreender a Educação como
instrumento de distribuição de poderes e saberes: o controle da natureza, o controle social e o autocontrole dos indivíduos", diz o texto, disponível na internet.

2 pitacos:

Anônimo,  16:02  

Vou ler a tese, pois me causou curiosidade o objeto de estudo da pesquisadora: porque trabalhar com os professores de matemática das instituições de ensino superior da cidade e não de outras áreas; como utilizou a história oral; que discussão fez sobre a colonização da cidade, e porque...

Anônimo,  18:39  

Gastei alguns preciosos minutos, mas valeu a pena...como ja orientei e fui banca varias vezes, com a pressa, meu percurso é reumo, introdução e resultados...neste caso, não resisti e fui a entrevista do Prof. Wilsn Senador Voto Zero de Matos e Barros...Que surpresa!!!! A conclusão do trabalho é uma verdadeira pérola sobre o poder e a construção de conceitos...Parabens a autora...Deus ilumine sua ciencia...

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