12.8.09

Prevenir é o melhor remédio

Sábado à tarde me senti como se fosse um personagem de um filme futurista. Quem assistiu Resident Evil pode ter uma ideia. Ao entrar em um grande supermercado deparei-me com muitas pessoas usando máscaras, algumas até luvas e aquilo me causou uma sensação estranha de estar dentro de um livro de ficção, mais precisamente nas páginas de Ensaio Sobre a Cegueira de José Saramago. Aí fiquei pensando em até que ponto isso é uma histeria coletiva ou na verdade devemos mesmo nos preocupar seriamente com a gripe suína? Se levarmos a sério tudo o que sai na internet diria que sim, devemos nos preocupar. Porém será que é aconselhável dar ouvidos a tudo que lemos por aí, essa verdadeira teoria da conspiração? Particularmente acredito que tem muita notícia falsa rolando na rede, assim como também os órgãos oficiais maquiam as estatísticas, ou seja, o quadro é bem pior do que querem nos fazer acreditar.

Esse apavoramento somente piora as coisas. Essas notícias alarmantes nos fazem sair do foco e esquecemos uma coisa primordial que é a prevenção. Já que o controle depois que a gripe se instala é complicado, deveríamos então preveni-la. E como podemos fazer isso? Tomando muita água, nos alimentando corretamente com ingestão de frutas, verduras e muita fibra. Também evitarmos locais sem ventilação e aglomerações e os cuidados básicos de higiene, principalmente lavarmos sempre as mãos com água e sabão. E principalmente mantermos a serenidade para buscarmos assistência médica quando necessário.

Antonio Santiago

3 pitacos:

carlos rico 11:29  

Os cuidados básicos,acredito,devem ser tomados.E a mídia tem feito um inferno com a tal profilaxia.Pensei,refleti e achei essa loucura da imporensa louvável.

Meu argumento sustenta-se no golpe do bilhete.Todo dia fala-se nos jornais e rádios sobre o tal golpe,e todo dia pessoas caem em golpes similares.

Agora achar que todo mundo vai morrer com a tal gripe já é demais.A gripe sazonal tem grau de letalidade superior à influenza A(h1n1) e ninguém traça esses paralelos.Sem falar nas doenças negligenciadas,que estão matando às valas e não sabemos.Conheço uma porrada que tem tuberculose.

Anônimo,  15:46  

Tem mais alarde que verdade, um exemplo é a cidade de Londrina, com maior número de casos e menor mortes,aqui na cidade de Maringá essa imprensa sem profissionalismo, dá antes a notícia e depois vai procurar saber realmente a fonte, não praticam o que aprendem nos bancos das escolas de jornalismo, tendo por princípio básico checar a fonte, uma notícia inverídica pode causar muitos estragos em uma sociedade. Tantas outras doenças matam mais que essa H1N1,dizem que ela mata as pessoas que estão desnutridas se fosse assim não teria nesta cidade tantos moradores de rua,todos eles já estariam mortos e também o Nordeste seria a região com maior índice de mortes,outro detalhe é que a região sul do país é bem desenvolvida e com índice de maior poder aquisitivo poder aquisitivo é igual bem nutrido assim presumimos e no, entanto é a região com mais mortes.

Marcelo,  16:10  

Eu acho, que as informações são desencontradas e andando pelas ruas sinto uma certa paranóia no ar,daqui a pouco ninguém sai mais de casa

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima