16.8.09

Na sala de aula

Uma situação relatada por um aluno da UEM, adventista, a respeito da primeira aula da disiplina de Sociologia e Sociedade no Brasil. O professor, conta ele, "decidiu fazer sua primeira apresentação à classe no velho estilo ateu de se comportar, seguindo assim boa parte da aula, com direito a ataques à Bíblia, ao Criador e pasme, por coincidência ou não falou mal até mesmo da religião que sigo (Adventista do Sétimo Dia), sem saber que eu era adventista, claro". Aqui.

37 pitacos:

Anônimo,  17:21  

Pior que ser ateu, é ser fanático religioso. É duro suportar os dois.

Minha avó sempre me ensinou: desconfie de ateus convictos demais e de quem fala demais em Deus!

Anônimo,  18:13  

"Octavianno, Durkhaim, Max Weber, Carl Marx "

o garoto não sabe nem escrever direito e quer opinar sobre religião e ciência?

josé roberto balestra 18:29  

Rigon, se o seu blogleitor André, naquela hora da aula, houvesse se lembrado de certa frase atribuída a Voltaire e a seguir citada – aliás, equivocadamente essa atribuição de autoria; é da escritora Evelyn Beatrice Hall em seu livro “Amigos de Voltaire”, de 1906) –, teria concluído antecipadamente que sua insurgência ao Mestre não seria nem foi inteligente, e muito menos democrática; ele usou a mesma arma do professor.

Só que com uma sutil diferença: o professor estava ali, com AUTORIDADE, pra ensinar e o aluno apenas pra aprender, como discípulo ou não.

Os pontos de vista, sobretudo de acadêmicos, devem sim ser manifestados, mas ao tempo e modo certos: primeiro é preciso juntar tudo o que a academia tem de bom ou não – segundo o gosto de cada um – pra oferecer, e só depois, graduado, é que é de prudência dar a lume insurgência ou combate, mas sob obras, pra que toda a sociedade conheça seu ponto de vista.

"POSSO NÃO CONCORDAR COM NENHUMA DAS PALAVRAS QUE VOCÊ DISSER, MAS DEFENDEREI ATÉ A MORTE O DIREITO DE VOCÊ DIZÊ-LAS." Voltaire

No meu tempo de academia na UEM tive a oportunidade de assistir as dificuldades que os chamados “religiosos radicais” tem pra seguir as convenções sociais e o regimento da instituição. É o mesmo fanatismo que alimenta guerras eternas na chamada Terra Santa... só que no nosso país isso é dissimulado.

Que me desculpe André, Rigon, mas acho que ele precisa estudar bastante, e quiçá, laurear-se, pra depois “bater” o professor, mas não publicamente, como o fez no seu blog, que, aliás, pode dar azo a indenização moral, se acionado na justiça pelo tal professor.

Por isso estou com o pensamento da escritora Evelyn Beatrice Hall, aí citado...

Anônimo,  19:03  

É impressionante como tem maluco em sala de aula. Esse aí, com ceteza, não entendeu bulufas do que disse o professor. A começar pelos nomes dos autores usados pelo professor - Durkheim, Octavio Ianni, Karl Marx - também pudera, pois o sujeito vai para a sala de aula pensando estar indo para um culto religioso. Se eu fosse o professor dessa disciplina ia pedir para colocá-la na sexta feira à noite para me ver livre de um pentelho.
Também concordo que a bíblia é uma excelente fonte/documento histórico e nada mais que isso.
Outra coisa, o cidadão não percebeu que o professor trabalha com o contraditório no campo da Teoria Sociológica, ao usar Marx, Durkheim e Weber. Diria assim: o João dos Santos tem razão, mas também podia pegar mais leve, não precisa entrar batendo dessa forma. eu, particularmente, faço tudo isso que o João fez, sem falar "mal" da Bíblia, da Igreja etc. Entro direto com os autores, com o conteúdo e se algum aluno quiser levar a religião, Deus, bíblia para a sala de aula, digo que não faz parte da ementa, do programa, da bibliografia etc. afirmo ainda que ali é o espaço da ciência, da teoria, dos pressupostos sociológicos, históricos e mais....

Anônimo,  19:18  

MEU AMIGO, VOCE SABE QUE ESTE PROFESSOR NÃO SABE OQUE FALA? ELE PENÇA QUE SABE, E AINDA GANHA PRA FASER ISTO, A BIBLIA DIZ QUE ISSO É, CEGO DIRIGINDO CEGO, PODERÃO CAIR TODOS EM UM SÓ BURACO,QUEN DUVIDA DA BIBLIA, E DE DEUS,SERIA MELHÓR AMARRAR UMA PEDRA EM SEU PESCOÇO E SE ATIRAR EM UM RIO, POR QUE SUA SUA RECOMPENÇA SERA MUITO DOLORIDA, PROFESSOR, NÃO BRINQUE COM DEUS.

Anônimo,  19:34  

Dixa de frescura, faz o teu e deixa o professor fazer o dele. A universidade é um campo de descução de idéias, e não só de religião, ainda bem, se não estariam aprendendo sobre a doutrina católica.

Anônimo,  19:54  

O triste disso tudo é que o rapaz, ao mesmo tempo cita o desrespeito do professor, afirma que errado é quem não guarda o sábado.

Anônimo,  20:16  

Lembra-te do sábado para o santificar . êxodo 20:08
Parabéns!

Anônimo,  20:59  

Acho que esse cara deve abandonar a faculdade de sociologia e cursar teologia.

Anônimo,  21:20  

e ;lemb rando esse é profesora da uem que nos pagamos com nosso imposto..e ainda da assessoria na secretaria de educaçao..afinal ele p[rega a biblia

Lucia Ricieri,  21:53  

Puta que pariu! Se o professor não sabe o que fala, esse anônimo das 18:19 não conhece a língua portuguesa e, portanto, não sabe o que escreve. É muita barbaridade! E para o aluninho ofendido: meu caro, vc cometeu o mesmo "erro" do professor, a partir do momento em que vc se coloca como certo e todos os outros que professam outros credos, errados.Vc se sentiu ofendido na sua crença? Eu tbm, mas pelo seu comentário preconceituoso, católica que sou e, portanto, que guardo o domingo.

Anônimo,  22:25  

das 19:18... PENÇA????

Anônimo,  22:28  

19:34 DESCUÇÃO?

ctocacelli 22:32  

Rigon! tu adora entrar nuns "quiprocos" religiosos heim!

Anônimo,  22:59  

Karl Marx com "C"...

isso é um desrespeito ao pensando do milênio

Anônimo,  22:59  

Quem não conhece a figura, o professor é citado no blog dele. Quem fez UEM, área de humanas, conhece. O professor é um ateu, marxista dogmático, comunista leninista, um dinossauro extinto. Ele debocha mesmo. É um professor bem grosseiro.

Anônimo,  23:01  

Assim são fanáticos religiosos. Os piores são os ateus, que sempre enaltecem o deus deles (eles mesmos) e são extremamente intolerantes.

O professor deveria dar a aula da disciplina e não sobre suas crenças ridículas de sua seita. Sim, considero o ateísmo uma seita religiosa de fanáticos.

Anônimo,  23:33  

eu tbm ja fui vitima de professor ateu fanatico, era engraçado ver ele afirmar que DEUS nao existe baseado na perspectiva de sua simploria area de estudo , alias , muito dessas pseudo ciencias nunca trouxeram beneficio algum para a humanidade. antes do advento de cristo , civilizações inteiras tinham costumes e comportamentos terríveis, careciam de pensamentos humanitarios , sociais , morais, éticos ,isso acontecia até na culta grécia antiga que foi berço dos pomposos e celebres filosofos pensadores , escriores , historiadores , artistas etc existia essa crise mostrava que o intelecto humano jamais poderá produzir valores sulficientes que sustentem o convivio harmonico entre seres humanos.portanto, as mudanças sociais mais siguinificativas vieram através de JESUS CRISTO.

Anônimo,  01:36  

Nao sei qual dos fundamentalismos é o pior. Se um aluno chega a universidade com esta estreiteza, é porque tanto o sistema de ensino quanto a faculdade também nao sao la grande coisa. Acho que professor e aluno representam bem o que ha de pior na educaçao brasileira.

Anônimo,  05:01  

Crente em Universidade é tenso, só quem já estudou com um sabe como é.

ha

Anônimo,  09:16  

Tem uns professores da Uem que se acham o supra sumo da inteligência se fosse tão bom mais tão bom tava em Harvard.
Tem que protestar mesmo não deixar esses caras humilhar a todos e olha bem tem um monte de professor que quer tirar vantagem em cima das menininhas tipo um favorzinho por uma notinha todo mundo entendeu do que estou falando né pois aqui não tem ninguem bobo.

Anônimo,  10:05  

Um professor de Sociologia e quaquaquaetcetcblablabla (faz diferença o nome?) que não sabe viver em sociedade. Maravilha.

Anônimo,  10:09  

Jesus foi muito claro ao dizer que a sociologia conduziria o homem para o inferno. Eu já fui ateu, antropólogo e já fiz rituais para satanás pensando que era uma inocente etnografia. Foi um ex-aluno meu, um Pastor, que me colocou no caminho da unção. Oh glória, quando a gente conversa pessoalmente com Jesus percebe o quanto a ciência é coisa de satanás.

Anônimo,  10:36  

Ah meu Deus! Que discussão mais improdutiva, de um lado um professor que segundo o relato é ateu convicto e por outro lado um aluno que é radical. Nem um, nem outro tem razão. O professor por criticar religiões e o aluno por achar que só a sua visão como crente em Deus está correta.

Marta Bellini 11:34  

parece que ser ateu é crime.

Dinor Chagas,  12:41  

Gostaria de colocar os dois, aluno e professor, em um avião. Lá em cima desligar os motores. Queria ver se o aluno é religioso de fé, como prega, e se o professor é ateu como diz.

Religioso ou ateu, se não tem educação para conviver e respeitar as opiniões alheias, pra que serve?

Anônimo,  14:40  

Mande o rapaz fazer teologia.

ROGER

Anônimo,  14:49  

Universitáriozinho padrão, criado assistindo sessão da tarde e frequentando catequese. Chora por qualquer motivo que abale seu mundinho virtual que ele acha perfeito!!
Palmas para o professor!!
Beijaria mesmo os pés deste homem! E de qualquer outro que me mostre a realidade diferente do que sempre pensei que fosse!!
É disso que o Brasil precisa!!

Anônimo,  20:34  

Quando Jesus disse que a sociologia conduziria o homem para o inferno? Bom depende quem é esse Jesus né?O de Jerusalém, nascido a mais de 2.000 anos. Se for esse acho meio descabida a afirmação, visto que a sociologia surgiu no século XIX, e Jesus de Nazaré morreu morreu com uns 33 anos. Pode ser também um Jesus qualquer, como há muitos Pedros, Marias, Joaõs e diversos nomes repetidos..gente, vamos parar de ser ridículos

Anônimo,  20:45  

Olá Anônimo das 23:33, por favor, aprenda a escrever direito primeiro e se você não é a favor das "pseudo-ciências", saia da universidade e não fique esquentando o banco de alguém que poderia utilizar a vaga em maior proveito. Afinal, se você não sabe um estudante universitário custa so Estado mais de R$1.000 por mês. Por que você não abre uma igreja e prova as suas "siguinificativas" (seja lá o que isso que você esvreveu quer dizer)mudanças socias? Eu não concordo com muitos posicionamentos de professores, não gosto de extremismos e nem de preconceitos, eu nem mesmo sou atéia. Mas também não baseio minhas opiniões em "achismos". Conhecimento se produz com estudo, mas um estudo dedicado e isso que é dificil...o conhecimento exige ainda humildade e ética para se respeitar as diferenças e dar uma efetiva contribuição à sociedade.

Anônimo,  21:47  

Além do professor e do aluno, colocaria também no avião o anônimo das 10:00. Ciência é coisa do satanás.... quanta ignorância... insanidade pura... e ainda usa o Santo Nome de Jesus. Pura heresia.

Anônimo,  21:54  

que bom vivermos neste século, que maravilha podermos expor os nossos pensamentos, imaginem na época da inquisicao. Nao podemos esquecer que o fulcro de tudo é o respeito , quem fala de Jesus fala de amor. jovem adventista , leia na sua biblia a definicao de amor em I corintios 13. Respeite as autoridades ok. Fique com Deus e sucesso.

Anônimo,  23:29  

Ué, se ciência é coisa de satanas, como foi que o crente passou no vestibular? Milagre de Jesus ou castigo do demo?

Rudá Ricci 10:58  

Não tinha como não comentar. Alertado por amigos de Maringá, soube desta importante discussão no blog do Rigon. Gostei do "pença" e "descusão". Alto nível.
Mas o melhor mesmo foi esta história de Jesus criticar a sociologia. Bem interessante. A sociologia nasceu em 1824, pela pena de Auguste Comte. Não me lembro dele ter esta capacidade de falar com Deus. Pode até ser. E ainda fica a dúvida: conheço poucos antropólogos ateus. Deve ser uma tribo específica, ainda não estudada pela antropologia.
Fico realmente feliz em perceber onde a universidade brasileiro chegou.
Rudá Ricci
Doutor em Ciências Sociais (UNICAMP)

Anônimo,  11:19  

Ao anônimo das 19:18: A "RECOMPENÇA" por brincar com antropólogos e sociólogos também pode não ser das mais agradáveis..cuidado com eles...

Anônimo,  15:40  

22:59 (isso é um desrrespeito ao pensando do milênio) Meu amigo, aqui todo mundo erra ou na gramática ou na concordância, o importante e expreççar o pensamento....hahahahahahahah

Anônimo,  16:54  

Que nada, só os intelectuais de Jesus que terão o reino do céu. Deixa eu corrigir pra ninguém achar que sou inguinnorante.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima