9.8.09

A meu pai

Você foi embora deixando saudades. No início eu chorei por sua ausência. Sentia falta da proximidade física, da sua voz e de seu olhar bondoso. Lembro-me perfeitamente do dia que você nos deixou. Fazia um dia maravilhoso e o sol irradiava seus raios por todos os lugares. Eu não conseguia entender. Como alguém podia morrer num dia tão bonito. Sempre achei que essas coisas só aconteciam em dias nublados e tristes.
Contudo, você se foi.

O tempo passou, mas não curou completamente as feridas. Às vezes ainda choro quando penso em você. Só que ao contrário do que acontecia anteriormente, não são lágrimas de tristeza. Agora compreendo que você nunca me abandonou. Essa energia positiva que carrego em mim, grande parte deve vir de você. Muito do que sou devo a ti que me fez assim. Por tudo isso sei que não devo lamentar-me.
Algum dia sei que nos encontraremos em algum lugar desse espaço infinito.
Até lá!

Antonio Santiago

14 pitacos:

Anônimo,  09:37  

não é a gente que escolhe, mas sim quem colocou a gente aqui.....e a fila anda....Parabéns pelo dia dos Pais Rigon.

Anônimo,  10:00  

Hoje é um dia dedicado aos pais. Aqueles que por aqui estão, aqueles que se foram e deixaram saudades como bem frisou o Antonio Santiago que está logo acima. Hoje deixemos de lado os polkiticos, os vereadores de Maringá que envergonham nossa cidade e façamos uma homenagem aquele que sempre lutou, que pagou as contas quando tinha dinheiro, e que se entristeçeu quando não tinha , mas sabia que no amanhã ele tinha que pagar.O meu pai por exemplo já se foi, e tenho ceretêza que lá de ci9ma ele está olhando por mim, me ajudando quando pode, n~çaoi só a mim como aos meus 3 filhos e a minha espôsa. às vêzes sinto a sua mão me ajudando em alguma coisa dificil. Viva os pais.

Anônimo,  10:00  

Santiago, belíssimo texto, certamente ilustra o sentimentos de muitas pessoas que não têm mais o pai presente, mas que trazem em si o legado, como é o meu caso...
Obrigada e parabéns pelo teu dia
Flávia

José Fuji,  10:51  

Muito bom Antonio Santiago tenha certeza ajudou muita gente, você retratou os verdadeiros sentimentos de pessoas que não conseguiam decifrar o seu egoísmo cobrando,“por quê?”.

Fuji

IVANDEL,  11:12  

BOM DIA DIA FELIZ DIA DOS PAIS, APROVEITANDO O TEXTO DO ANTONIO SANTIAGO, QUERO QUE ONDE ESTEJA MEU PAI, CONTINUE A ME OLHAR E PROTEGER...POR CONTA DISTO ALEGRIA A TODOS OS PAIS... RIGON -VERDELIRIO -RONALDO -CLAUDIO -ROGERIO -MIRO -JAIME -PAULO -PEDRINHO -TIO CHICO -WALDIR -NOSSOS GENROS PAI DE NOSSOS NETOS -A TODOS OS NOSSOS PAIS EM VIDA, ENFIM QUE DIA ESPECIAL...PARABENS CAMBADA DE CAVALO DE BANDIDO...(CAVALO DE BANDIDO= QUE TRABALHA ALIAS SO TRABALHA)...ABRAÇOS A TODOS VOCES...PORQUE REALMENTE VOCES MERECEM

Anônimo,  11:14  

Bela mensagem, é o mesmo sentimento que tenho, pois o meu PAI se foi já algun tempo, mas está sempre presente nas minha atitudes e decisões.Exemplo de vida de dignidade e trabalho.

Márcio Tavares 11:52  

Belo artigo.

Parabéns a todos os pais, aos que estão entre nós e também aos que já se foram, mas que nos deixaram seus exemplos e lembranças.

Quero aproveitar a oportunidade e falar sobre uma matéria que li no jornal O Diário sobre o posicionamento da Acim e do Sinepe no que se refere à paralisação das aulas nas instituições de ensino privadas, que, inclusive, enviei um comentário para a seção Caixa Postal.

Aí vai:

Como pai e professor que sou, fiquei surpreso ao ler a matéria com o posicionamento da Acim e do Sinepe em minimizar a gravidade do momento pelo qual estamos passando.

Até entendo que devemos ter cuidado com os exageros, e é mais do que necessário evitar que uma situação de pânico se alastre, mas a rapidez da propagação do vírus H1N1 é real, só não vê quem não quer.

Se o ano letivo vai ser comprometido ou se o comércio vai ser afetado, sinceramente, não é hora de se preocupar com isso.

Quem seria responsabilizado se a minha filha contraísse o vírus no ambiente escolar, quando muito bem poderia ter ficado mais protegida em casa?

Os interesses econômicos jamais devem se sobrepor à questão da saúde pública, principalmente quando sabemos que não é hora nos expormos a riscos desnecessários e que devemos ter o máximo de cuidado com nossas crianças e jovens, seja na escola, no clube ou no shopping.

Anônimo,  11:59  

E só se da valor quando se perde, infelizmente na maioria das vezes é assim...
Viva meu pai, viva todos os pais...

Eidiclèa Regiane Gonçalves - Psicóloga,  14:23  

Feliz dia dos pais a todos os PAIS que cuidam, educam, amam, são presentes na vida dos filhos... Enfim parabens aquele que merece ser chamado de PAI...
Santiago, que belo relato de vida, em suas palavras conseguimos perceber toda a emoção que você sentiu e que vc sente pelo seu pai, que maravilha!!! que Dadiva... ter tido um pai que tenha te deixado tantas saudades, tantas boas lembranças, tantas emoções...
Gostaria de deixar aqui uma mensagem aos filhos... principalmente aos filhos orfãos, aos filhos que hoje só podem ter as lembranças e não a presença de seus pais...
Sabemos que ninguém é perfeito, sabemos que nossos pais não são e não foram perfeitos, sabemos que nós não seremos pais perfeitos... Sendo assim o que fica então?
Ficam as lembranças, ficam o aprendizado, fica o amor, fica o legado...
Hoje você que não tem seu pai aqui presente, não fique pensando na perda, na situação, no sofrimento... Pense nas coisas boas, no significado que foi ter um pai como o seu, o que FICOU, deste homem que hoje você, em seus filhos, possuem um pouco dele...
Santiago, quando você disse sobre as feridas, precisamos ver o luto a perda como uma ferida, que dói muito, sangra, tem uma dor insuportável quando nos ferimos, porém com o tempo vai cicatrizando... Com o tempo é preciso olhar para a cicatriz e lembrar que doeu... mas não sentir a dor... lembrar de tudo o que aprendemos com aquela situação... E nunca mais esquecer que um dia existiu aquela situação... aquela pessoa...
Sendo assim... PARABÉNS! FILHOS(AS) QUE POSSUEM MUITAS COISAS BOAS QUE SEUS PAIS TE ENSINARAM... PARABÉNS! FILHOS (AS) QUE ENSINAM SEUS APRENDIZADOS... Pois só aprendemos, aquilo que ensinamos...
Abraços a todos

Anônimo,  16:42  

Foço minha as palavras do Antonio Santiago,pois também perdi o meu pai há algum tempo. Parabéns a todos os pais

Malu Pedarcini,  18:19  

É impossível não nos lembrarmos dos olhares PATERNOS. Olhar de aprovação, olhar de reprovação, olhar de ternura, olhar de admiração. Emoções tornadas visíveis. “Os olhos são o espelho da alma” expressa o dito popular. Sim, muito mais do que as palavras, os olhos nos falam. As palavras nos servem para reproduzir nas entrelinhas as marcas profundas de dias em que nos olhamos. Alguns olhares, apesar de não serem verbalizados, permanecem arraigados nas profundezas da alma. Muitos desses olhares com o passar do tempo agem como o foco das lanternas, iluminando os caminhos que percorremos. No compasso do tempo somamos diversos e diferentes olhares. Olhares que nos permitem ter esperança. Esperança de olhares ternos, solidários e mais justos. Mas, os principais registros dos nossos olhares são aqueles que ficam do nosso cotidiano, os olhares de amor. E esses eu tive muitos e embora meu pai tenha ido embora cedo deixou-me a lição de que só o Amor nos faz melhores. Feliz dia dos pais a você Santiago e a todos os que lutam diariamente para educar os seus filhos.

Priscila,  20:59  

Lindo.Me emocionei.

André Leandro Veneruci,  22:33  

Pai é uma palavra muito especial para mim, assim como saudade. Meu pai e meu avô não vivem mais. Porém, estão no meu coração.
ÔÔÔÔ saudade!!!

Parabéns pelo texto Santiago!!!
Feliz dia dos pais a você, para o Rigon e a todos que os pais que passam por aqui.

Anônimo,  14:46  

è bem isso mesmo não é choro de tristeza mas de saudade,saudade de momentos especiais q jamais voltaram, da presença amiga e companheira... das mãos tremulas a segurar o lápis em minhas mãozinhas... de criança chorona....olhar sereno de homem trabalhador... sorriso encantador de garoto q ganhou um doce esse era meu pai.. meu heroi anonimo.... aquele q sempre me chamou com orgulho de minha filha.... pai obrigado por ter sido presença divina em minha vida sempre te amarei apesar.. de agora estar com Deus....te amuuu.. Luciana.. sarandi pr......

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima