Exemplo de vida
O programa do Faustão mostrou ontem reportagem sobre Maria de Jesus, a bóia-fria que com certa idade se tornou universitária, tornou-se professora de 1ª a 4ª séries e cursa Pedagogia na UEM.
O programa do Faustão mostrou ontem reportagem sobre Maria de Jesus, a bóia-fria que com certa idade se tornou universitária, tornou-se professora de 1ª a 4ª séries e cursa Pedagogia na UEM.
© Blogger templates 2008
Para cima
6 pitacos:
Olha, embora nao a conheça eu respeito muito a senhora aí em cima (e o que vou dizer nao é pessoal).
Por outro lado, acho ridiculo esses programas televisivos que ficam exaltando o quanto de excepcional é alguem de uma classe social menos favorecida conseguir chegar a universidade pelo esforço proprio, conseguindo desviar do destino que lhe é imposto socialmente.
Quero acreditar no dia em que a senhora acima possa entrar num curso da UEM e nao ser algo q apareça num programa apelativo por isso, mas sim que entre por direito como cidadã brasileira.
Esses programas imbecis acabam promovendo a idéia de que quem nao consegue entrar na universidade ou terminar que seja o ensino medio é porque é preguiçoso e nao se esforça, quando na realidade sabemos que milhoes de pessoas em nosso país ja estao predestinados a nao ter formaçao alguma por conta de nao ter acesso a escola, de começar a trabalhar muito cedo, por conta da falta de vagas nas nossas universidades publicas, entre outros motivos mais vis ainda que fazem parte de nosso cotidiano.
Por isso e por outros motivos sou a favor do sistema de cotas. Sempre estudei em escola publica e me formei em universidade publica!
Talvez eu tambem seja uma Maria de Jesus. mas nao gosto de ser!
Quero acreditar que o acesso à universidade está se democratizando!
Exatamente!
É como quando pegam alguem podre de rico e dao ´exemplo ´que este faz caridade!
Acho que ser movido por bons sentimentos e atitudes é evidentemente elogioso e dignifica o homem. Mas isso nao muda o mundo. É muito facil exaltar uma pessoa que conseguiu superar as proprias limitacoes, como no caso do Faustao, que esta em um veiculo que é o mais poderoso da imprensa brasileira e a gente sabe que nao é idôeno.
Quando teremos realmente debates verdadeiros, me pergunto. Quando?
Exemplos individuais é mais uma estrategia pra nao falar dos problemas ou das possiveis solucoes para os problemas. Como o anonimo acima ressaltou, é uma forma de promover o esforço pessoal e desviar a atencao do verdadeiro problema que é social!
Alias, quanta imbecilidade na tv aos domingos!
Um exemplo de vida... Dna Maria, parabéns... acho que muitos deviam espelhar em vc e lutar pelos seus sonhos... é isso ai... educação é
a fonte de todo o desenvolvimento social, cultural, economico e político.
Um grande circo!
Destróem a educação brasileira com essa palhaçada de Curso à Distância. Colocam a educação como se fosse um fetiche, endeusam aqueles que conseguem aos sacrifícios fazer uma merreca de curso e dizem que isso aumenta o capital cultural. GRANDE PIADA, vejam o salário da Maria de Jesus como professora, é pior que o salário que ela recebia como bóia-fria, ou seja, ela se esforçou muito - e isso é um mérito -, mas piorou sua condição econômica.
Realmente, isto é uma grande palhaçada. O interessante seria colocar esta senhora da UEM que aparece no vídeo - a senhora que só sabe falar "GENTE" e "NÉ" para explicar a precarização do trabalho docente, pois na Educação à Distância que ela coordena há um rebaixamento de professor para tutor, o salário é uma merreca, não há registro em carteira, ou seja desfigura-se e destrói-se com a carreira do professor, precarizando ao extremo as condições de trabalho docente.
Assim como essa MARIA existem tantas de JESUS num país imersso na ignorância. Heroinas como as Marias também são tantos Josés, Joãos ou Franciscos. A sede do saber, a fuga da miséria e da marginalização do intelecto estão em muitos brasileiros que, por falta de oportunidades acomodam-se ao nada da vida. PARABÉNS à essa MARIA, que o JESUS que leva no nome lhe seja companheiro dessa jornada.
Ela ganha por enquanto 280 reais, para dar aulas 2 dias na semana durante a noite. Agora pensa essa mulher com a grade horária cheia... ganharia mais de 1300 reais, ou seja, 2x ou 3x mais o salário de bóia fria...
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.