5.8.09

Empenhos da saúde: Nardi esclarece

O secretário de Saúde de Maringá, Antonio Carlos Nardi, explicou há pouco o caso dos empenhos feitos em nome da Clínica de Fisioterapia Cerro Azul. O nome da empresa aparece nos relatórios de empenhos disponibilizados pela prefeitura como tendo recebido uma média de R$ 4 milhões mensais. A questão foi levantada aqui no blog há quase um mês pelo Akino Maringá. O valor que aparece como destino à clínica engloba todos os empenhos dos prestadores de serviço da saúde (públicos, filantrópicos e privados) de média complexidade. O sistema, ao gerar a relação, faz aparecer apenas o primeiro nome, quando na verdade existem outros, entre eles entidades como ANPR, Santa Casa, Santa Rita, Cesumar e laboratórios.
Antigamente os empenhos eram feitos individualmente, o que, segundo Nardi, era contraproducente. Ele garante que não há nada irregular, já que há controle das contas, feito trimestralmente aos vereadores e junto ao Conselho Municipal de Saúde.

6 pitacos:

Neyo,  10:58  

Essa justificativa convence somente ao Nardi e essa turma que está administrando nossa cidade, pois eu não acredito nisso que ele falou!!!!!!!!!!!!
Como que pode uma prefeitura que tem um sistema de informática tão caro, não conseguir relacionar com exatidão os seus gastos?
Ora gente estamos na era da informática, da evolução e esses caras não consegem separar as contas a pagar?
Isso é incompetência ou então é falta de honestidade quando gasta o dinheiro público, eu particularmente acho que é a segunda opção!!!!!!
Não vou dizer que estou indgnado, pois quando a população de Maringá optou em dar mais um mandato para essa equipe nós já esperávamos esse tipo de absurdo!!!!!!!
Sr. prefeito o sr. precisa ficar mais atento com o que está acontecendo ao seu lado, portanto a culpa é toda sua!!!!!!!

Anônimo,  11:40  

Neyo, o secretario explicou e vc não entendeu. Vc acha que uma clinica ia receber essa grana toda e ninguém ia se manifestar no meio? Larga mão de ser burro. Além disso, existem organismos de controle dos gastos públicos e que voce deve desconhecer completamente.

Neyo,  13:17  

Esse anônimo que pospou comentário as 11:40, deve ser um CC da prefeitura e na certa deve estar envolvido em alguma maracutai dessa administração para ficar tão ofendido como ficou. Voce me chamou de burro, mas eu não irei responder a voce, pois se eu fosse escrever aqui o que voce merece ler, ouvir ou escutar eu teria que me rebaixar ao seu nível e eu não quero chegar a um nível tão baixo, ou seja o nível dessa administração de Maringá.

Anônimo,  13:36  

- Acredito que isto se chama a emissão de um empenho global. Possivel para o pagamento de alguns tipos de despesas.
- Um exemplo é a folha de pagamento, não é emitida uma nota de empenho para cada funcionário e sim para um credor especificio criado, pode ser "Folha de pagamento da PMMM". mas o pagamento é feito na conta corrente de cada funcionário, devendo haver a checagem do CPF para efetuar o crédito.
- Se existem, por exemplo 50 prestadores do SUS com certeza dá mais trabalho emitir 50 empenhos (1 para cada um) do que somente um global e efetuar os pagamentos.
- Agora o grande problema disto é que a TRANSPARÊNCIA fica comprometida. pode ser que haja controle feito pelo Conselho Municipal de Saúde. Agora pela câmara municipal tenho minhas dúvidas (quantos vereadores estiveram presentes nas últimas audiências públicas de prestação de contas da Secretaria de Saúde?). Teve até audiência que o vereador foi convocado após a realização da mesma.
- Se para o funcionamento do SUS - Sistema Único de Saúde, o principal fator é o Controle Social, então esta divulgação deve ser mais clara. Se não for possível a emissão de empenhos individualizados, que seja publicada uma relação detalhando o valor do empenho, constando a razão social da empresa, o CNPJ e o valor que a mesma recebeu.
- O senhor secretário e seus servidores tem que ter consciência que os relatórios que os mesmos fazem não são para o Tribunal de Contas, Vereadores, Conselho Muncipal de Saúde, etc.. e sim para quem paga os seus salários, neste caso a população.

Anônimo,  13:50  

Então, é o sistema. Sempre o sistema. E tenho que concordar pois há um sistema que corrompe nossos homens públicos e políticos e sustenta suas ambições.
Ivan

Anônimo,  14:14  

Não sou contador, mas selecionei todos os empenhos e pagamentos da prefeitura que o Akino Maringá publicou, e transferi para "EXCEL", e coloquei em ordem alfabética ai juntaram todas as planilhas, mas juntaram também as empresas, existem empresas que receberam dezenas de vezes este ano da prefeitura.
Se eu fosse vereador pediria as cópias dessas notas fiscais para verificar os históricos, para conferir quais as aquisições que foram feitas, em cada nota fiscal.
Para complementar senhor prefeito propaga aos quatro ventos a eficiência do seu secretário da fazenda, e juntamente com isso são publicadas planilhas feitas em maquinas “FACIT”.
Secretário Nardi hoje qualquer estagiário do ensino fundamental sabe da evolução de “Softwares” modernos para qualquer tipo de programas para empresas de diversas áreas e portes. Portanto sua justificativa foi a pior do ano, até achei que seria um bom candidato a deputado estadual, como diz o caipira, cagô e sentou em cima.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima