23.8.09

As vidas que a gripe ceifou

capa2
Esta é a capa de O Diário de hoje, que traz reportagem de Fábio Linjardi, em duas páginas, contando a vida (e a expectativa de) de sete pessoas que foram vítimas da gripe suína em Maringá. "Histórias de vida que os números nunca contam" é o título da matéria, que traz fotos de todos.
A matéria também poderia se chamar "Como a administração cidadã falta com a verdade". É que na sexta-feira, no último boletim sobre a gripe, a administração do prefeito Silvio Barros II reduziu de sete para cinco o número de óbitos, informando que uma das vítimas era de Sarandi e outra de Palmital. Na mesma sexta o boletim estadual confirmou oito mortes em Maringá. A reportagem desmascara mais uma mentira dessa turma que toma conta da cidade.

9 pitacos:

Anônimo,  12:03  

Já está virando rotina o fato de pessoas com sintomas de gripe suína não receberem o Tamiflu, ficarem cada vez mais doentes e receberem o referido remédio tarde demais. O Ministério da Saúde foi quem ordenou o uso restrito do Tamiflu, sendo que o resultado dos testes para gripe suína demora para sair, ou seja, quem mais precisa acaba ficando sem o remédio. Quando o resultado do teste para gripe suína finalmente aparece, ou a vítima não precisa mais porque sobreviveu ou porque já pegou pneumonia e morreu.
Acho que o governo federal deve ser responsabilizado civil e criminalmente pelo fato de várias pessoas terem morrido sem ter recebido o tratamento adequado pela irresponsabilidade em restringir o tratamento com o Tamiflu.

Anônimo,  12:14  

Quero ver o sorrisão amarelo do nosso secretário de Saúde, Ari Toledo, depois dessa.

Anônimo,  12:21  

a reportagem mostra que a prefeitura no mínimo pisou na bola. A mulher que a prefeitura de maringá diz ser de sarandi morava no conjunto guaiapó e foi tratada no hospital metropolitano (de sarandi). daí tão achando agora que ela morava lá na cidade vizinha. o vendedor morava sozinho no jardim alvorada, mas tinha parentes em palmital e foi enterrado lá. a prefeitura diz agora que o cara morava em palmital. espero que seja só um erro humano de alguém da secretaria de saúde, que ainda tem tempo de 'repatriar' esses mortos na sua planilha.

Anônimo,  14:03  

Rigon, parabéns pela postagem.
"Como a administração cidadã falta com a verdade"; é perfeito...
Ainda bem que a verdade acaba aparecendo, a administração pensa que está lidando com pessoas ignorantes e que vai conseguir mascarar esta calamidade que está ocorrendo por muito tempo...

Anônimo,  18:30  

Aparentemente, pelo menos, há erros da parte de todos os responsáveis (??) oficiais. A prefeitura, mais preocupada com os números que com a população de fato - lamentável. Segundo o site Terra, a própria OMS recomendou, dias atrás, que se administre o tamiflu apenas em casos graves da gripe. Ora, é exatamente quando a gripe atinge o estágio de gravidade que ela se torna quase irreversível. Aí - como parecem mostrar as mortes no Brasil - de pouco adiantará o remédio. Talvez aqui esteja a diferença entre os números de morte na América Latina em comparação com a Europa (onde há números baixíssimos de mortos, mesmo em países, como a Inglaterra, onde houve um número assombrosamente auto de contaminados). Quanto ao governo federal, assusta ver que, enquanto em outros países já são programadas campanhas de vacinação da população para os próximos meses, ainda deste ano, por aqui nada se fala. Provavelmente o governo tentará economizar alguns trocados, deixando a vacinação apenas para o próximo ano.
JM

Anônimo,  19:38  

Podemos falar que hoje qualquer pessoa que chega doente com alguns dos sintomas da gripe em algum hospital de maringá, mal é examinado e receitam o tamiflu.
A não ser que esteja quase morrendo aí internam e vão investigar mais a fundo, e mesmo assim, nem sempre fazem o exame. E se a pessoa tá bem mal, já sabemos o resultado, infelizmente, se vai prá UTI, dificilmente sai.

Anônimo,  21:17  

Que tal fazer uma análise dos mortos em acidente de trânsito? O número é muitas vezes maior que os mortos com gripe.

Anônimo,  08:56  

Que exagero, e como foge do assunto...

Anônimo,  09:31  

nao estamos falando em acidente de transito,que na maioria é causado pela propria vitima,no transito as mortes podem ser evitadas,porque automoveis,motos ,pedestres^,nâo são invisiveis,diferente desse virus,que nao se pode ver, que está matando a populaçao paranaense,em nome de um protocolo,criado por seres,que nao tem respeito por ninguem.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima