17.7.09

Fim do registro para a arte

De Cacau Menezes, no Diário Catarinense:

Depois do fim da obrigatoriedade do registro profissional para jornalista registro, esse, que só podia ser obtido através do diploma de bacharel em Jornalismo , agora há outra polêmica que pode render discussão barulhenta, no sentido literal e figurado. O Ministério Público Federal quer que o Supremo Tribunal Federal  também derrube a regulamentação de músico.
Ao contrário dos jornalistas, os músicos, em grande maioria, apoiam a desregulamentação de sua categoria. Até porque não existe obrigação do profissional ser bacharel em Música para conseguir uma permissão de trabalho.

Música é arte e inspiração. Também é trabalho, cansa, o músico é cobrado, o público – tal qual a crítica – é exigente. Mas o talento, muitas vezes, transforma a exigência do registro junto à Ordem dos Músicos do Brasil, uma burocracia, em algo um tanto ridículo. Convenhamos, você proibiria uma apresentação do Roberto Carlos, do Chico Buarque ou do Paulinho da Viola por falta de alvará? Eu, não. Aliás, muitos músicos são jornalistas, e o contrário também vale.

2 pitacos:

Anônimo,  17:48  

Isso é um absurdo!!! Eu estudei pagode por mais de 12 anos, com especialização em pandeiro e cuíca, e agora querem acabar com a gente. Absurdo. Absurdo!!!

Anônimo,  18:20  

Tocar zabumba, pode??

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima