8.7.09

A esperança venceu o medo?

Eu nunca tive medo, ao contrário, sempre tive esperança. Esperança de dias melhores, de um governo correto voltado aos desfavorecidos. Por isso sempre votei no Lula e não me arrependo (ainda). Apesar das falhas considero que ele conseguiu o que os governos anteriores não conseguiram. Por mais equivocada que seja, a sua política de alianças, é ainda bem melhor do que a do seu antecessor que entregou de mão beijada o patrimônio do povo para estrangeiros.
Agora - falando sobre a crise no Senado, estou abismado com a defesa apaixonada com que Lula se pronunciou em defesa de Sarney. Diz ele “respeitem a biografia de Sarney”. Mas que biografia é essa? A de capitão mor do Nordeste, coronel do Maranhão, que detém o poder há décadas.

Enquanto a família Sarney é uma das mais ricas do país, o seu estado de origem (Maranhão) é o mais paupérrimo, predomina o analfabetismo, a mortalidade infantil e os salários mais baixos do Brasil. Ou sua biografia decorre da sua ascensão à presidência em virtude de uma fatalidade, a morte de Tancredo? Convenhamos! Não é lá nenhuma biografia digna de elogios. O Presidente deveria sim, respeitar a biografia dos que deram à vida, foram torturados nos porões da ditadura, lutando para que houvesse democracia. Democracia essa que propiciou que um operário chegasse ao posto mais alto do governo “como nunca tinha acontecido antes na história desse país”, segundo o próprio Lula.
Agora sim, estou apreensivo, pois temo que desta vez o medo vença a esperança e de goleada.

Antonio Santiago

22 pitacos:

Anônimo,  20:01  

Concordo em número, gênero e grau

Anônimo,  20:17  

Muito engraçado!

Quando FHC e Sarney se beijavam na boca ninguém falava nada ...

Anônimo,  20:24  

A tucanada raleia, mas não acaba!

Chora tucanada ...

José Fuji,  20:24  

Amigo Antonio Santiago tenho acompanhado atentamente as suas postagens e comentários sei perfeitamente da sua preocupação, com o andar da carruagem que está totalmente desenfreada.

Algo tem que fazer quem sabe como o pássaro que tentava apagar a fogueira na mata levando água pelo bico. Entendo que nós podemos fazer a nossa parte, aqui, porque a conscientização popular esta alastrando nacionalmente, acho que a hora é “agora”.

Por esse e outros motivos que as mudanças são imprescindíveis.

“FUJI ESSE É FEDERAL”

Anônimo,  21:47  

Compartilho com você essa apreensão e sinto certa decepção mas, infelizmente, parece que em nosso pais ninguem chega ao poder sem se macular... Não consigo ver, em curto prazo, sinais de mudanças grandes nessa 'estrutura'...
Flavia

Anônimo,  22:00  

Fato: Lula só defende o indefesável (Sarney) para o senado não cair em mãos piores ainda (oposição PSDB-DEM) que posam de santos mas são os canceres da nação, e com isso tudo manter a governabilidade.

Anônimo,  22:06  

Lulla teve a sorte de herdar uma situação econômica interna estabilizada após décadas de caos (mérito, sim, de seu antecessor FHC), situação aliada a um cenário internacional favorável,e com algum mérito de seu governo conseguiu manter a estabilidade e até melhorar alguns indicadores econômico-sociais, usando, contudo, uma política totalmente contrária à que sempre pregou, ou seja, a mesma política de seu antecessor que ele tanto escrachou. É esse mesmo Lulla que urrava "fora FMI" que agora recentemente, com a maior cara de mer..., vem a público, escrachando com a cara do povo brasileiro, dizer que "é chique emprestar dinheiro ao FMI". É esse mesmo calhorda, que um dia afirmou que sarney (assim, no diminutivo mesmo) era o "maior ladrão do Brasil", que agora o defende de forma vergonhosa, desonrosa, colocando-o acima do povo "comum" brasileiro. Defende pela necessidade de manter a governabilidade? Coisa nenhuma, defende porque é farinha do mesmo saco, não tem caráter, como a maioria dos políticos brasileiros, sejam de "direita", "centro" ou "esquerda", tudo entre aspas porque de verdade esse negócio, pelo menos aqui no Brasil, é tudo balela (com raríssimas e honrosas exceções). Então o que vemos - um congresso bilionário e podre, consumindo improdutivamente, desonestamente, impunimente, grande parte do suado dinheirinho que o brasileiro "comum" consegue a muito custo ganhar, ou seja, ao invés de produzirem leis e outros normativos em prol do País e de seu povo, só produzem sujeira, e riqueza para seus próprios bolsos; por outro lado, temos um presidente que se acovarda, conivente, ele próprio e sua canalhada petista e assemelhados envolvidos até pescoço em sujeiras de toda espécie. E não me venham falar dessa bobagem de direita ou esquerda, repito, é tudo farinha do mesmo saco. Rapaz, hoje, ao assitir ao Jornal Nacional, vendo aquela farsa da absolvição do "homem" do castelo, e o comentário de que aquele outro crápula que se lixa para a opinião pública teria dito que o do castelo deveria andar com o pescoço erquido, olha, não é fácil não, dá vontade de vomitar. A vontade era de esfregar um ovo podre na cara daqueles canalhas, pagos (e como!!!) com o dinheiro de nossos impostos. Só não entendo é por onde andam aqueles que outrora, em situações politicamente até mesmo menos graves que a de agora. Cadê os caras-pintadas, os "esquerdistas" das universidades que, duvido, sobreviviriam um mês sequer em Cuba por exemplo (sem regalias, é claro, e sem o dinheirinho de seus papais para sustentá-los)? Cadê os "trabalhadores" das centrais sindicais, cujos salários também pagam essa canalhada toda? Covardia? Conivência? Alienação? Ou de tudo em pouco?

(Gilberto)

Anônimo,  22:38  

Caro Antonio! Parabéns pela lucidez da sua opinião sobre a esperança venceu o medo? A única coisa que discordo do seu ponto de vista é a frase onde diz que o antecessor de Lula, FHC, entregou de mão beijada o patrimônio do povo para estrangeiros. Isto é totalmente fora de moda e é duscurso cansado... É a regra do jogo do capital internacional... Da mesma forma como hoje a Petrobras é uma multinacional, a Vale também o é, a Gerdau.... etc... É sim, lamentável, que ao invés de uma camiseta com a imagem do Che Guevara, os petistas - não os autênticos - a estão trocando por outra, com imagem do Coronel Sarney! Será que vale a pena negocioar princípios em nome da "governabilidade~ e de um projeto de poder do Sr.Lula? O Lulismo venceu o Petismo!

carlos rico,  00:02  

Mas os FHC disse que o Daniel Dantas é brilhante...deixa pra lá.Vocês são matéria morta na democracia.A democracia é a internet,não o que os senhores de engenho dizem...

O sol é o melhor desinfetante.

Anônimo,  08:22  

Então, eu também achava que o presidente pudesse fazer um monte de coisas. Mas não pode. São três os poderes que governam o nosso País. E esses três poderes obedecem a um outro que, oculto, poucos o percebem.
Agora mesmo a câmara acaba de aprovar uma lei que permite candidaturas dos que tem ficha suja.
Se o sistema funciona para que Renans, Jaders, Virgílios, Maias e Álvaros sejam farinha do mesmo saco, como imaginar comportamentos de madre Tereza? Tamofu meu amigo. Cada vez mais. Quem poderia formar gente com comportamento diferente, está agindo em conluio e da mesma forma.
Só nos sobrou o ministério público e alguns blogs.
Ivan

Anônimo,  08:59  

Concordo Ivan... concordo...

Não podemos cobrar de quem executa, ou deveria executar, porque os que fazem as leis, o fazem para si próprios...

O problema não é votar em Lula mas votar em sarneys, renans, ricardos, vergílios, álvaros, edmar madeira (o do castelinho), e etc... etc... etc...

A escala é a mesma quando se trata em legislativos municipais...

http://www.literatoecia.blogspot.com/,  09:15  

Não vejo a coisa toda pela ótica apaixonada de Lula, ao contrário acredito em uma politica de lava mãos, favores, coisa de cumprades... o Sarney por sua vez diz as mesmas estapafurdias de 1988 e na dita cuja constituição popular que na pratica não provem lá muito aos cidadões honestos e que trabalham de verdade por este singelo país...

Anônimo,  09:29  

O Lula tem uns 10 tipos de medo quando se fala em Sarney, Daniel Dantas etc, porque se esses caras abrirem a boca... Agora se o PT fez alguma coisa foi graças a politica economica neoliberal herdada do governo anterior, porque com certeza não teriam capacidade de promover um plano economico tao espetacular como o real. Quanto as estatais, venderam pouco, grandes elefantes brancos, sucateadas, cabidéis de emprego. Que os estrangeiros sejam felizes com elas. Ou voce se esquecer pórque tem um celular no bolso? Se dependesse das estatais... O governo tem que ser forte atraves das agencias reguladoras, e nao o que esta acontecendo, pois as agencias sao de negociatas e privilegios...

Anônimo,  09:33  

É isso aí Gilberto, você pensa como eu. Parabéns pela sua explanação.

Anônimo,  12:39  

Interessante como nós analisamos apenas o que vemos. Os bastidores da política assemelha-se aos esgotos subterraneos de uma grande cidade como São Paulo. O presidente Lula sendo o mandatário maior do país, deveria no mínimo nos dar exemplo de moralidade e ética. Mas na politica é como a estória do matuto que chega no banco e diz: Dotô preciso dum emprestimo, se num dé eu falo... O gerente apavorado, olhou para um lado e para outro, liberou o empréstimo rapidinho... um mês depois o matuto tá na fila do banco, o gerente manda chamar ele e pergunta... o que vc sabe de mim ??.. o matuto... eu ?..nada dotô... no que o gerente questionou..mas vc falou que se não desse o dinheiro vc falava ?... falava o que dotô...eu disse que ia falir...
Pois é, em politica é mais ou menos isso, ou me ajuda, me defende, ou...

Anônimo,  13:37  

O governo Lula é pífio. O PT, desde que nasceu, foi contra tudo que se fez neste país. Assumiu o poder e não fez nenhuma reforma, não mudou nada. O sistema político é o mesmo, o sistema tributário é o mesmo, o sistema educacional é o mesmo, a política econômica é a mesma (o presidente do BC é tucano). Enfim, só foram feitas alguma maquiagens. Se aliou com as piores oligarquias, comprou o congresso, repetindo as mesmas práticas que condenava no governo FHC. A diferença entre o governo FHC e o Lula, é que primeiro teve coragem de fazer algumas mudanças radicais que permitiram que o país não se inviabilizasse completamente. Controle da inflação, lei de responsabilidade fiscal, reforma da previdência, privatizações. Todas as empresas que foram privatizadas eram deficitárias, eram roubadas por políticos. O próprio Sarney, comanda a diretoria da ainda estatal Eletrobras há ininterruptos 20 anos. A Embraer estava quebrada, hoje é uma das maiores exportadoras brasileiras. Será que ninguém se lembra da época que um telefone custava U$5000? Hoje qualquer doméstica tem celular. O Brasil nunca utilizou estruturas metálicas em edifícios, pois na época do monopólio estatal da CSN o aço brasileiro era muito mais caro que no resto do mundo. Os EUA sempre fizeram prédios, pontes, etc em aço. As privatizações foram necessárias. Talvez não tenham sido realizadas da melhor forma possível, mas não se tinha a experiência que se tem hoje. Para comprovar inequivocamente isso, o próprio PT vai abrir o capital da Infraero para aumentar o investimento nos aeroportos.

Anônimo,  13:39  

O Lula não teve coragem de queimar uma parcela da sua popularidade para fazer reformas necessárias, porém impopulares.
E os petistas não tem argumentos contra as falcatruas do governo. Apenas dizem: "O FHC também fazia". É o retrato da mediocridade.

Anônimo,  18:39  

Lula nao defende Sarney. Lula defende o PMDB, peça importantíssima para a base de apoio ao governo, bem como para a sucessao presidencial.
Também nao pode deixar o Senado cair na mão dos DEMO/TUCANALHAS.

Acho que em nome disso,. vale acordo até com o diabo. Pelo bem do Brasil e do povo brasileiro.
RB.

Anônimo,  20:41  

O comentário do Anônimo das 18:39 demonstra bem o caráter dos petistas. O princípio deles é: "enquanto formos nós que estivermos roubando, está bom". Outra coisa. Já que o senado não pode "cair na mão" dos tucanos, porque o PT colocou um tucano de presidente do Banco Central do Brasil? A política monetária dos tempos de FHC não era nefasta? Será que não tem nenhum petista com competência para assumir este cargo? Eu, particularmente, sugeriria os brilhantes economistas Eduardo Matarazzo Suplicy e Aloísio Mercadante.

Anônimo,  13:42  

Gilberto, voce dizer que lula pegou uma situação estabilizada de Fernando Henrique? Como pode: Talvez por falta do conhecimento que colocarei aqui para voce. Fernando Henrique deixou o pais endividado, com uma divida tamanhga, que eu pensava que jamais seria paga. Lula equacionou essa divida de forma a tornar o país viavel.
Sobre a divida voce sabia que o Brasil nunca deveu tanto quanto na epoca do final do governo de Fernando Henrique, mesmo ele fazendo as privatizações em torno de 100 bilhoes de dolares?

Anônimo,  13:53  

Anonimo das 20:41, eu não entendi o comentário do anônimo das 18:39 dessa forma que voces procuram entender. Querem ver roubo em tudo para justificar a roubalheira desenfreada que houve no governo de Fernando Henrique.
Lula não pode por em risco tudo que ele fez, e colocar as grandes raposas, maiores que Sarnei, para presidir o Senado. Veja o que eles DEM e PSDB fizerem somente tendo a 1º secretaria do Congresso nas mãos, imagine se colocarem a presidência nas maos desses insaciáveis pelo dinheiro publico

renato,  14:42  

A história vai lembrar sempre Lula como o presidente que o país jamais tivera. Reconheçamos que, dentro da conjuntura nacional, com as "ferramentas" (leia-se: congresso, estruturas arcaicas, vícios de toda ordem), ele conseguiu o que nenhum outro conseguiu. O Brasil é hj respeitado porque mostrou ao mundo que quando se quer, se governa para a população, descuidar de apoiar outros países emergentes.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima