5.6.09

O que é isonomia?

Segundo o vereador Evandro Junior, dizendo-se estudante de direito e  presidente da CCJ, isonomia é "tratar os iguais com igualdade e os desiguais com desigualdade". Já segundo os dicionários, isonomia significa igualdade perante a lei. Segundo dr. Manoel, isonomia é igualdade. Depois de um ‘pito’ da vereadora Marly, ele teve que recolher-se à sua inexperiência.

Akino Maringá, colaborador

8 pitacos:

Anônimo,  23:14  

Inexperiencia ou Isignificancia?

Anônimo,  23:20  

No dicionário, curso de Direito.

Anônimo,  08:21  

na verdade, juridicamente, ele está certo

Anônimo,  09:32  

Sem querer causar celeuma alguma, mas para o direito, essa é uma das significações do princípio da isonomia, o qual determina tratar igualmente os iguais e tratar os desiguais de forma desigual na medida de sua desigualdade.
Creio que o vereador esteja parcialmente correto.

Anônimo,  09:57  

Na verdade isso daí é a teoria do hipossuficiente, onde o estado, através da justiça, tornaria os lados desiguais em iguais...

Mas, isonomia é sim tratar todos como iguais, tratamento isonômico...

Caroline Rocha,  15:00  

Akino, cada palavra tem seu significado por si só (no dicionário) e o significado em um contexto. No caso apresentado pelo Evandro, epistemologicamente e juridicamente está correto.

O princípio da Isonomia está no art 5º da Constituição da República de 1988.

“todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza”.

Cabendo a função do Estado de garantir os direitos iguais aqueles que não os possuem.

Akino,  10:33  

Valeu Caroline.

Anônimo,  17:52  

Realmente existe uma diferença entre igualdade e isonomia, a isonomia está prevista no art. 5º da CF/88, que reza: Todos são iguais perante a lei....". Raciocine e veja a presença da isonomia neste art. constiotucional, porém a aplicação juridica do principio da igualdade é que se chama isonomia. Uma coisa é saber o que é IGUALDADE e outra é a sua aplicação, a qual se chama ISONOMIA.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima