19.6.09

Morre João Piovezan

Leio no obituário a morte de seu João Piovezan, aos 86 anos, na manhã de hoje. Natural de Birigui (SP), seu Piovezan é irmão de seu Carlos (atualmente morando em Santa Catarina), ex-proprietário da Cultura AM e FM. O corpo está sendo velado no Prever e será sepultado amanhã às 9h.
Seu João foi tema de reportagem no terceiro número da revista Página 9, em maio de 2003, junto com sua filha, chamada Maria Maringá. Um homem que coloca na filha o nome da cidade que adotou, nos tempos em que aqui ainda havia só poeira e lama, é porque gostou muito daqui. A reportagem foi um dos melhores momentos da revista, na mesma edição em que João Paulino dava sua última entrevista. Seu João Piovezan foi pioneiro no som volante na região (Serviço de Som Guarani), antes mesmo de Maringá ganhar a primeira emissora de rádio. Ele era o responsável pelo que se ouvia nas festas religiosas (incluindo os indefectíveis recadinhos dos enamorados), bailes e casamentos, e, depois, publicidade nas ruas.
Quando publiquei a matéria com seu João fazia dois meses que ele havia ficado viúvo. Sua filha Maringá (que está nesta foto, aos 3 anos, com Joubert de Carvalho), acompanhada dele e de uma irmã, foi pessoalmente me agradecer pela edição e principalmente por ter dado um pouco de alegria ao pai, que andava deprimido por causa da perda da mulher, dona Maria Santini, com quem conviveu 58 anos e teve 13 filhos. Encontrei com ele mais uma vez, bem disposto, perto do cartório de seu Antonio Facci, mas o que me fica na lembrança é o abraço que recebi dele, todo emocionado, naquele dia da visita. Descanse em paz, seu João.

7 pitacos:

Anônimo,  15:32  

Pois é...pessoas como o Sr. Piovezan jamais receberão titulos de cidadão honorário da cidade pelos nobres vereadores. Essa história de dar titulo de cidadão honorário a determinadas pessoas é porque por trás disso sempre existem outros interesses além da homenagem. É de admirar que partiu do vereador como Flávio Vicente, bem informado e de conduta ilibada até agora, a idéia de tal homenagem a figura política da cidade. É uma pena também que pioneiros que muito contribuiram para a formação e o desenvolvimento da cidade, e muito, vivam no ostracismo da camara e são apenas homenageados com nomes de ruas. Para determinar o titulo de Cidadão Honorário da cidade a alguém os critérios deveriam ser contemplados com mais seriedade e respeito.

Anônimo,  19:57  

Ele foi e égrande e reséitado pioneiro!E de família admirável. Deixa muitas saudades! CAL

Anônimo,  22:55  

acredito que a maioria dos titulos dados pelos vereadores como cidadão honorarios 99% são para cidadão otarios. E muitos foram dados para pessoas bom de grana, ou seja interesse meu caro, interesse

Anônimo,  10:17  

aí vovô, não me esquecerei do vinho com queijo.

Giulia Piovezan

Anônimo,  13:44  

Parabéns, Rigon, pela simplicidade que você demonstrou aí no post guardar no coração. Quem quiser que ache piegas, mas ter sinceridade verdadeira, de alma, é coisa pra poucos. Você é um desses!

Que o Grande Vaqueiro d'Universo tenha junto Dele o Sêo João, e a família saiba suportar sua Partida, depois que desfrutaram de sua companhia por 86 bons anos, certamente.

guiga 23:58  

Não cheguei a conhecer o avô, mas uma de suas netas é uma das pessoas mais sensíveis que conheço. Os Piovezans tem todo o meu apreço.

Anônimo,  14:49  

Nossa que ótima essa materia!! o Sr. João Piovezan era meu tio, sou filha de Bruno Piovezan, seu irmão caçula.(monica Piovezan)

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima