29.6.09

Debate no Cesumar

 
 
Na aula prática do 4º ano de jornalismo do Cesumar, hoje à noite, o debate, mediado por Brenda, foi sobre o fim da obrigatoriedade do diploma. Do Campus Notícias participaram a professora Cibele, o jornalista Cleber França e o estudante Jorge Mariano. Cada vez mais eu tremo menos.

19 pitacos:

Anônimo,  08:32  

que mediadora bonita Rigon.....e fotografa legal, poderia dar mais detalhes, depois a gente vê esse negocio de diploma.

Anônimo,  09:23  

Faltou contar como foi o debate. Conte um pouco.

Anônimo,  09:35  

como faço para ver este debate?? ou ouvir??
tem um site ou algo do tipo??

Anônimo,  12:05  

Lógico que o chefe de departamento do curso de Comunicação Social do Cesumar iria promover um debate desse nivel.
Ai tem um jogo de interesse fortíssimo entre o pessoal que paga 400 reais por mes no curso, a entidade educacional - Alvaro Dias é amiguinho dos jornalistas.
Parabenizo Gilmar Mendes por esta medida.

Anônimo,  13:49  

R$ 400, deixa de ser sem noção. Deixar de ser mal informado. No Cesumar o Curso beira uns R$ 700. kkkk

Valeu!

Kleber Men 13:51  

Rigon, por favor. Faça um resumo do debate. Estou curioso. Só não participei, pois tiver de dar aulas ontem. A Brenda ia me encaixar como participante, mas infelizmente...

Renata Mastromauro,  13:53  

Quem promoveu o debate não foi o chefe de departamento do curso de Comunicação Social do Cesumar (cargo que sequer existe, na verdade). A iniciativa partiu dos próprios alunos, estudantes do 4º ano de jornalismo, que sentiram a necessidade de discutir esse assunto. A essência do debate é colocar pessoas com opiniões contrárias sobre um tema, cada um expondo o seu ponto de vista. Por isso, o Angelo Rigon foi convidado, por ser um jornalista que trabalha há anos na área, que não possui diploma e defende a não obrigatoriedade. Outra convidada foi a professora Cibele, que é coordenadora do curso, jornalista formada e defensora do diploma. O debate serve para que o telespectador se informe sobre o assunto, conheça pontos de vista diferentes e forme uma opinião, contrária ou favor, sem demagogia. O mediador deve ser imparcial, papel que a Brenda cumpriu brilhantemente, com ética e profissinalismo.
Bom... é exatamente por isso que optamos por cursar a faculdade, na qual pagamos R$689 por mês, e não R$400. Assim, formamos uma opinião crítica e não saímos falando besteira por aí.

Anônimo,  14:24  

O estudante aí naturalmente é o único que foi à aula prática de bermudas, né Rigon? Depois o sujeito reclama quando alguém diz que ele não tem desconfiômetro...

A professora deve atribuir-lhe uma nota à altura, ou melhor,à sua "baixura"!

Editor 14:49  

14h24 - O programa originalmente é feito com uma mesa, mas ontem ela foi retirada. Ele não foi de bermudas de propósito.

Liliane,  15:03  

Parabens ao Gilmar Mendes o caramba. Que povo ignorante, meu DEUS! Não sabem o que falam!

Anônimo,  17:03  

" O estudante aí naturalmente é o único que foi à aula prática de bermudas, né Rigon? Depois o sujeito reclama quando alguém diz que ele não tem desconfiômetro...

A professora deve atribuir-lhe uma nota à altura, ou melhor,à sua "baixura"!"

O estudante, no caso, sou eu. Antes de mais nada, ninguém reclamou que não tenho desconfiômetro. Quem não tem é você, por fazer um comentário extremamente ridículo e infantil em vez de utilizar o espaço para falar alguma coisa acerca do assunto da postagem.

Além disso, antes de falar alguma coisa, porque não vai você mesmo participar das aulas práticas e emitir alguma opinião sobre o diploma? Se é que tem alguma.

E antes de tecer comentários infantis e desnecessários, identifique-se. É muito fácil falar dos outros e se esconder. É muito mais fácil ser covarde, não ter opinião e criticar todo mundo. Difícil é assumir as atitudes e mostrar que tem opinião e que luta por alguma coisa.

Antes de falar de mim, saiba pelo menos quem eu sou e seja, no mínimo, decente para se identificar.

Rigon, me desculpe por utilizar esse espaço para responder ao infeliz do comentário acima, porém, como não foi identifcado, era o único lugar que poderia fazê-lo.

Mais uma vez, agradeço sua presença ontem no debate, que com certeza ajudou muitas pessoas a formarem uma opinião sobre o assunto. Infelizmente, como nosso amigo anônimo ali em cima mostra, muita gente não é adulta o suficiente para debater.

Anônimo,  20:16  

Jorge,eu me li tanto o seu comentário como do outro que achou que vc não deveria ir de Bermuda. Pois bem, eu me chamo Maria Cecilia e possuo um diploma de nivel superior, ja conclui há +- uns 10 anos,tenho formação em administração de empresas, e me formei pela Universidade Estadual de Maringá,dado essas informações,penso que você errou sim,num debate onde tem convidados, você deveria no mínimo ir com uma roupa mais formal,não seria necessario terno,porem uma roupa social iria cair-lhe muito bem, haja vista que você estava participando de um debate sério e com convidados,outra coisa não é de bom tom, você se defender agredindo, toda defesa deve ser feito com palavras elegantes que lhe dê respeito, você deve colocar seu opressor no lugar dele sem necessidade de descer o nivel.Mas você é novo e com certeza tem muitos bons atributos, somente se exaltou um pouquinho.


Um grande abraço.

Anônimo,  20:52  

Para ter opinião crítica ninguém precisa fazer Jornalismo.
Eu, particularmente, conheço alguns jornalistas "formados" que só falam asneiras.
Gente sem noção tem em qualquer lugar.
Só que ser chamado de babaca com diploma na mão fica mais chato.

Anônimo,  03:50  

Maria Cecília, o grande problema do comentário do anônimo foi questionar minha capacidade com base na minha roupa. E ainda tem coragem de falar que sou quem não tem desconfiômetro.

Antes de iniciar o debate eu mesmo reclamei que estava de bermudas, visto que, achei que estaríamos em circustâncias diferentes de cenário. Mas isso não vem ao caso.

Eu só acho que é muito fácil criticar sem se identificar. Falar dos outros é fácil, aguentar as consequências que é difícil.

E respondendo ao anônimo nº 2, em momento algum foi dito que é preciso fazer Jornalismo para ter opinião, e sim que, situações como o debate ajudam as pessoas a formarem, melhorarem ou mudarem suas opiniões.

Como eu já disse, é muito fácil falar dos outros sem se identificar. Mais fácil ainda, é falar sem pensar e analisar as informações corretamente.

Renata,  08:22  

Em nenhum momento eu disse que é preciso cursar JORNALISMO para formar uma opinião crítica. Mas acredito que frequentar uma faculdade, seja ela qual for, ajuda na formação intelecutal de uma pessoa. O ambiente acadêmico proporciona discussões e reflexões, e é disso que eu não abro mão. Não julgo quem não fez faculdade - e há grandes profissionais que não passaram por ela. Mas essa foi minha opção, tenho esse direito. Optei por estudar e me preparar para atuar na carreira que sempre quis.

Concordo que "gente sem noção tem em qualquer lugar". Existe por aí uma penca de professores, contabilistas, advogados, médicos e jornalistas babacas. Mas agora é vez de pegar no pé dos jornalistas "formados"...
Ok, paciência. Uma hora passa.

Anônimo,  11:50  

Li todos os comentários e acredito que cada um defende o seu lado sem pensar no próximo. Os estudantes defendem o diploma porque pagam caro por ele. Quem não tem a faculdade muitas vezes fala besteira porque nem sabe do que se trata o curso.

Acho que estudante de jornalismo é estudante, não deve bater no peito pra se chamar de jornalista porque sua luta como profissional ainda nem começou. E concordo com o comentário sobre a roupa do rapaz, provavelmente se já fosse um profissional teria uma imagem a zelar e não apareceria assim no vídeo ao lado de outros colegas de profissão. Isso é típico de adoloscente.

O Rigon não tem diploma mas tem um nome a zelar e uma carreira. Sendo o diploma exigência ou não, a qualidade do profissional é que deve prevalecer. Reforço os pedidos para disponibilizarem o debate, pelo menos na internet, tenho interesse em saber o que foi discutido.

Anônimo,  11:51  

AUHAIAHIAHAI E AGORA PRECISA DAR NOME, PROFISSÃO E CPF PRA COMENTAR EM BLOG? ME POUPE!

Anônimo,  13:28  

Debater mais?? estou de acordo com a impotancia da lei mas honestamente não creio em mudanças permeaveis no sistema que agrega a contratação de profissionais de comunicação. Aqui na cidade entra quem tem QI(quem indica)e só. Fui acadêmico de Jornalismo e o máximo que se consegue é publicar um artigo e outro em um jornal ponta de estoque de índole picareta que vive de propanda...

http://www.literatoecia.blogspot.com/

Anônimo,  01:00  

Pra diploma nééé??

A cidade gosta mesmo de "jornalistas" como Salsicha e CIA LTDA!!!

Pra que diploma???

Vocês merecem o nível de informação que tem!!

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima