Cheiro de ilegalidade
Os soldados do Corpo de Bombeiros estão aptos a multar os motoristas infratores (fizeram recentemente curso no Detran-PR), mas, ao contrário do que fez parecer uma série de notícias a respeito, não é somente em Maringá nem a iniciativa é do município. O autor da liberação para que os bombeiros possam fazer também o papel dos soldados e agentes do trânsito chama-se governador Roberto Requião e a medida vai se estender a outras cidades.
Só que há um cheiro forte de ilegalidade na história. Em Maringá, o sistema é municipalizado; portanto, a autoridade do trânsito em Maringá chama-se Walter Guerlles. A municipalidade não foi consultada nem autorizou formalmente, através de convênio, que os bombeiros possam eventualmente fazer o papel dos agentes.
9 pitacos:
O corpo de bombeiros não deve ficar sempre de prontidão aguardando chamados urgentes? Será que o serviço de maior credibilidade no País também deverá ser deturpado? Até se aceitaria caso fosse para gerenciar o trânsito em situações emergenciais, caos ou calamidade. Agora, tarefas de tocaiar e multar não imagino ficar bem para um corpo qualificado como os bombeiros.
Vivemos uma crise de atribuições e competências sem precedentes e o O estado brasileiro está uma anarquia. É um tal de deixa que eu deixo que dá a impressão que os administradores públicos estão se extinguindo.
Ivan
Concordo com o Ivan, porém acrescento algo ao seu comentário e ao post do Rigon: também é da competência dos bombeiros sair recolhendo defuntos com a viatura do IML? Isso também foi imposto pelo Sr. Requião e o comando do 5º GB, depois de muito espernear, teve que engolir.
Recebi uma multa de estacionamento irregular e ao fazer a defesa lá no Setran descobri que o multa foi aplicada por um "orientador da Zona Verde". Ao questionar o funcionário do Setran se o mesmo poderia ao não aplicar multas a resposta foi "poder não pode, mas o valor é tão pequeno..."
Como foi muito bem citado pelo jornalista rigon,após municipalizado o trânsito é de total competência ou incompetência do municipio portanto sómente com um convênio com o mesmo que seria legal,entretanto bombeiros são militares e nesse caso talvez se enquadrariam no mesmo convênio que a policia militar têm.
Santa ginorança,todo bombeiro é soldado pm,e a polícia militar pode fiscalizar o trânsito em todo paraná menos, é claro,as rodovias federais
Rigon sem gorar so um exemplo na viatura do bombeiro um parente bem proximo seu na frente da viatura alguem ou um mau motorista travando o transito uma vida em jogo qual seria a sua reaçao passar por cima buzinar ou multar quem nao sabe dirijir
Santa ginorança, não existe somente bombeiro soldado, existe bombeiro cabo, bombeiro sargento, bombeiro subtenente, bombeiro tenente e por aí afora...
Isso não é tudo: fontes seguras dizem que - a guarda nunicipal- também irá aplicar multas de trânsito; o detalhe é que alguns nem habilitação têm.
A burrice raleia, mas não acaba!
A policia militar multa e executa o plantão de acidentes aplicando multas também, certo? Os bombeiros também são policiais militares seus idiotas e podem ser nomeados agentes de autoridade de trânsito. Basta um ato de seu comandante.
Não confundam a cabeça das pessoas.
O transito é municipalizado na competencia da execução, diga-se engenharia de tráfego. Na competencia da fiscalização o municipio e o estado são solidarios.
Antes de falar besteiras, informem-se!
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.