Vereador propõe Portal da Transparência
Que tal ter acesso a planilha que define o valor da passagem do transporte coletivo? Já imaginou saber o valor gasto pelo município com aquela publicidade que passou na TV? Quantos são os cargos contratados sem concurso público na Prefeitura? Para o cidadão comum, e até autoridades, obter a resposta dessas e outras simples perguntas, o caminho é burocrático e, na maioria das vezes, demorado.
Mas essa dificuldade pode acabar com a aprovação do projeto de lei 11.139/2009, de autoria do vereador Humberto Henrique (PT), que trata da criação do Portal da Transparência do Município de Maringá. O objetivo é disponibilizar na página da Prefeitura na internet um espaço destinado a divulgar diversas informações de interesse público, possibilitando que o cidadão conheça, acompanhe e fiscalize a aplicação dos recursos públicos e as ações dos gestores municipais. Detalhes.
PS - A página na verdade existe, foi lançada com pompa e tudo, mas simplesmente não funciona.
5 pitacos:
Rapaz, seria mesmo excelente, mas eu acho que um site desses deveria ser uma espécie de ONG ou coisa do tipo, fora do esquema de politicagem e auditada regurlamente por diversos grupos, de preferência com representantes tanto da oposição quanto da situação.
Sei lá, é complicado. Ao mesmo tempo em que traz ao público um monte de informação útil, será que também não fica mais fácil manipular a opinião pública se alguém conseguir publicar dados mascarados nessas páginas?
A verdade é que eu estou tão descrente que encararia com muito ceticismo esse site...
Rigon, você que é da área e tem experiência, me diga: Será que daria pra confiar nessas informações?
Quero ver passar...
Humberto Henrique é um sonhador... Mas ótima proposição, se isto se tornar LEI o porta da transparencia deverá funcionar corretamente... Certamente os dados da famosa PLANILHA DA TCCC deverão ser fornecidos também!!!
Em uma democracia, transparencia não precisaria se tornar lei, está implicito, assim como o sindico do seu condomínio divulga as contas nos corredores e elevadores... Pensem a respeito...
Querido, a página existe sim, com muitas informações e em breve será refeita.
Não é nenhuma novidade o Portal da Transparência.
Acho que esse vereador está atrás de coisa que já existe, fazendo tipo para pensarem que foi ele quem teve a idéia.
Porque não tem um vereador com a idéia de ter um Portal da Transparência no site da Câmara?
Claro Rics. Sou candidato a 'auditor'. Vamos confiar.
E não venham os Vereadores de oposição ( oposição ao povo) Bravin, Hossokawa, João, Zebrão, Soni, Saboia, Andrade, enfim os 10 que nós sabemos quem são, dizer que a Prefeitura já está preparando um projeto para atender ao compromisso SER, este já está pronto, é só votar.
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.