15.5.09

Como eles tratam professores no NRE

Do leitor:

- Não é novidade o baixíssimo salário pago ao professor e ainda serem tratados feito palhaços pelos órgãos do governo. Para não fugir da lamentável regra, mais um episódio lamentável e de desrespeito ocorreu ontem, no Núcleo de Educação de Maringá. Os leilões de aula do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para todas as disciplinas escolares foi mudado de horário menos de 24 horas antes! Assim, muitos candidatos a uma vaga de professor foram postos no final da fila (em outras palavras, praticamente eliminados) do PSS por conta da irresponsabilidade, falta decompromisso e desrespeito com nossa categoria. Ocorre que em algum momento da tarde do dia anterior, 13, menos de 24 horas para o leilão, remarcaram os horários, fazendo que muitos perdessem a oportunidade de ingresso no corpo docente este ano pelo estado do Paraná. Assim, por exemplo, o leilão de História e Sociologia estava marcado anteriormente para às 15h, pelo menos até meados da tarde do dia 13/5, inclusive disponínel na internet. Todavia, mudaram para \as 14h os leilões de História e Socilogia e puseram na internet algum momento da metade da tarde do dia 13, ocasionando a perda do leilão e consequentente a vaga e a oportunidade de atuar de inúmeros infelizes professores ali presentes, vítimas de uma mudança brusca , irresponsável, ilegal e que denota um enorme desrespeito com os professores.
Houve bastante protesto de vários professores tentando reverter a situação e ainda o desconsolo de outros entregue ao choro, mas ao final foram em vão.

23 pitacos:

Anônimo,  10:25  

Sem contar o caloraço que é ficar no salão, aguardando o leilão.
O blog jornalinformar, soltou recentemente nota sobre a situação precária das instalações do Núcleo.
Uma vergonha !

Anônimo,  10:45  

Quem é mesmo que tem preparado(?) os professores e gerentes (se é que assim podemos denominar) do ensino e os entopem de diplomas e certificados? Melhor seria gestores, mas pelas inúmeras evidências, como a desse post, não podemos considerá-los. Em suas auto-avaliações, sempre positivas, o respeito pelo outro parece não fazer parte. Alguém em sã consciência poderia imaginar que essas coisas pudessem estar acontecendo com os maiores responsáveis pelo futuro do País? Essa não pode ser debitada na conta dos políticos...
Ivan

Paulo,  10:53  

Todos os chefes de núcleo são nomeados em troca de favores políticos. É fácil lembrar do empenho da atual chefia na distribuição de santinhos e corpo a corpo. O desrespeito aos candidatos é tem origem na origem da chefia dos núcleos.

Anônimo,  12:09  

QUE PALHAÇADA HEIN TIA ADELAIDE... SÓ RECEBER CC E AGIR COM IRRESPONSABILIDADE SEMPRE NÉ.
E AGORA, VAI VOLTAR ATRÁS E CORRIGIR O ERRO? Que vergonha, POR CASO DA IRRESPONSABILIDADE DE VOCÊS... Pessoas são prejudicadas.
Com a palavra o Sr. Bonini.

http://observadorsocialmaringaense.blogspot.com/ 17:56  

Presenciei essa palhaçada,inclusive tive uma ex-colega de curso e um irmão prejudicados, nesse desrespeito e descaso que se encontra a situação atual do núcleo.
Sendo até obrigado a ouvir de uma funcionária que não era obrigação do núcleo informar aos professores sobre a distribuição de aulas..Ora, como se não fosse obrigaçao de um órgão público informar as sessões públicas, de interesse não só de doscentes mas de muitas escolas que encontram-se sem professores em muitas disciplinas,devido á escassez de professores,ou por falta de pessoas a serem chamadas por concursos anteriores.E mesmo se juridicamente não houver obrigação do órgão,então que tenham bom-senso e não se compromentam a informar de maneira equivocada e desrespeitosa,uma vez que vários professores perderam suas vagas com informações desencontradas por telefone e pela internet..um total descaso á essa classe que já sofre demasiadamente em noss país..
Professor João e professora Adelaide tomem alguma providência pois o funcionamento do núcleo está caótico..Revoltante..

Anônimo,  18:02  

Faltam funcionários e ventiladores no local de distribuição.

Anônimo,  18:05  

Como podemos acreditar em um futuro melhor para o Brasil, se os professores, pilares fundamentais da educação, são tratados desse modo!!!???? Vergonha, vergonha, vergonha, vergonha...

Anônimo,  20:09  

Art. 205 - A educação, é direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

As condições de trabalho e remuneração, a desvalorização do ensino já são temas recorrentes nos discursos que ecoam da sociedade. Mas devemos insistir na questão: qual a colaboração que os orgão públicos têm dado à questão? Como aceitar um sistema que já se mostra desestruturado, obseleto, suceptível à erros e deliberações arbitrárias, já na distribuição de aulas? como visar o pleno desenvolvimento da pessoa se cultivamos a injustiça? Tudo devidamente justificado pela burocracia e determinações "legais"...o exercício da cidadania já se inicia com informações desencontradas, que desnorteiam e alimentam o espírito com a sensação de impotência...ruma-se ao trabalho de qualificação profissional com a sua própria existência profissional desqualificada..lamentável. Quer uma vaga de professor? monte acampamento nos NREs; faça inúmeras peregrinações em vão apesar de não haver aulas disponiveis sempre; e se um deslize o fizer crer em uma informação do próprio órgão público perca a vez e vá para o fim da fila...mas se em algum lugar do seu ser ainda ainda há a crença no propósito da educação não fique de braços cruzados, denuncie as injustiças...
Franciele

Anônimo,  20:48  

"Até quando esperar a plebe ajoelhar
Esperando a ajuda de Deus..."

Só aumentam as notícias de violência nas escolas...Não falamos apenas em violência física, mas também ideológica, moral, simbólica..e essa pelo visto já vem se antecipando antes de chegar aos muros da escola..desvalorização e desreipeito ao profissional da educação também é violência...

A educação ainda tem jeito?

Anônimo,  21:04  

A justificativa do núcleo é que eles tentam "ajudar" e acontece "isso"... Não sei quem precisa de uma ajuda dessas: informações conflitantes, e mudanças de horários de última hora. Mas quem manda as pessoas não ficarem "ligadas" nas atualizações do site (que nem sempre abre os links disponíveis)? onde já se viu não estar conectado 24h para acompanhar as mudanças? E quem não tem acesso diário à internet? Ah! isso não é problema deles né? Afinal a inclusão digital já abarca 100% da população...

Anônimo,  22:02  

Minha tia em um certo momento me disse: "desde
pequenina ouço falar que o 'Brasil é o país do futuro'". Pois bem, ela como professora sempre lutou por essa concretização utópica e redentora,mas, no entanto, o que ela constatou a bem da verdade em seu percurso docente foi sempre essa negligência endêmica das instâncias burocráticas da educação.O positivismo institucionalizado das burocracias se valem de um sem-número de ardis para arrefecer os ideais de professores comprometidos com a busca de uma transformação social em prol do autêntico "Brasil do futuro". A casuística institucional instila suas ideologias paliativas, porém as intempéries de uma educação corroída pela ação temporal de um sitema deturpado são sensíveis.
Tudo isso porque eu como postulante a um cargo de professor de PSS já antevi de primeira mão,anteontem,ironicamente no dia da libertação dos escravos,todo o peso das malhas de um sistema educacional deturpado.Em síntese, meus colegas e eu, fomos tratados com alheamento e desdém, e olha que nem sou ingresso ainda como professor efetivo!Me senti como o personagem K. do livro "O Processo" de Franz Kafka.
Dancler.

Anônimo,  10:40  

Como professora que sou tenho uma critica a fazer aos meus colegas.
Esses comentários feito por voces, só desvalorizam nossa profissão . Voceis ja viram medicos . advogados , dentistas , policiais , etc..... fazerem critica de seus orgãos ou clegas . Eles resolvem as situações dentro de suas instâncias.
Penso ser por isso que estamos perdendo a credibilidade e o respeito por parte de toda a sociedade. Nós mesmos não valorizamos o nosso trabalho , estamos sempre achando que somos coitadinhos .
Nós somos educadores , formadores de opinião , para tanto temos que nos unir e resolver nossos problemas onde devem serem resolvidos e não ficar enviando comentários maldosos que só nos desvaloriza e pior pais , alunos e outros profissionais ficam fazendo piada com a nossa profissão.
Vamos lá meus colegas , temos muito que lutar pela nossa profissão , principalmente resgatar nossa valorização ,autoridade ( não autoritarismo),respeito e credibilidade junto a sociedade.

Anônimo,  11:38  

Penso que as manifestações acima, em grande número, explicitam bem a opiniao pública sobre o descaso com a educaçao no país e no Paraná.

Anônimo,  19:49  

Quem mandam votar e fazer campanha pro Lerner, ficaram 8 anos sem aumento e agora ficam reclamando a quem voltou a reajustar seus salarios. O Classezinha complicada essa!!!!

Anônimo,  23:20  

Vergonhoso e inadmissível a forma como são tratados os professores! Quando se dará um basta em tanta incompetencia???

Anônimo,  00:26  

Que vergonha meu Deus!!! Que vergonha...
Por isso muitos que se formam em pedagogia preferem vender cachorro quente.
MN

Anônimo,  11:12  

Realmente não posso imaginar tamanha incompetência de alguns que se dizem educadores agirem dsta maneira. Quem pode mais pode menos. Se formamaram professor e não se sente contente com a profissão, ficaria bem mais fácil pra galgar outros níveis. Vamos a luta amigos, não fiquem ai reclamando não! Fassa qualquer coisa por vc mesmo, não fique aí rfeclamando e tentanto jogar a culpa em gente competente e muito ja contribuiu e vem contribuindo para o engrandecimento da educação de nosso estado.

Anônimo,  18:45  

Justamente ir a luta é o que estamos tentando fazer,"classezinha" complicada,que ironia,deve ser algum membro do núcleo que escreveu isso..
Realmente os advogados ,médicos,não fazem manifestações nesse sentido porque tem suas profissões valorizadas pelo Estado,tanto quanto suas remuneraçoes, na maior parte das vezes reconhecida,agora não me venham com esse reacionarismo ao falar "classezinha"..
Essa "classezinha" que educa o país,que educam as futuras gerações.Esse comentário acima só explicita a desvalorização do profissional da educação,e em resposta vos digo,é justamente esse o papel do educador,protestar contra as más condições de trabalho e o tratamento precário dispensado pelo núcleo...e aprenda e escrever por favor ,erros são toleráveis,agora "fassa" com dois 'ss' é inadimiscível..

Anônimo,  20:51  

Em primeiro lugar, para se dizer com todas as letras que é uma professora, é preciso antes de tudo saber escrever sem erros ortográficos;em segundo lugar, a educação não deve ser tratada e discutida somente no âmbito das instâncias institucionais,ser monopolizada pelo Núcleo de Ensino, pois ela é matéria de interesse de todos na sociedade civil,e que , portanto,suas deficiências e desajustes devem ser sanadas com a colaboração das várias esferas sociais;em terceiro lugar,quando se enfatiza o espírito corporativo de professores em detrimento de questionamentos em prol da melhoria do ensino aos educandos, no mínimo se trata de um reacionarismo mesquinho pela manutenção de um status quo pernicioso; em quarto lugar,é uma antítese deixar nas entrelinhas recomendado "que roupa suja se lava em casa",porque como havia dito, a educação é um bem público e é mister sua transparência aos olhos dos "pais,alunos,outros profissionais", enfim, à todos que fazem parte da sociedade;em quinto lugar, findando,acho de muito valia à sociedade esse espaço (blog do Rigon)para exposição, discussão e socialização de ideias,problemas,críticas,para o propósito nobre de fazermos nossas auto-críticas enquanto sociedade,instituições,corporações...humanos, visando uma depuração pragmática benfazeja de nós todos.
Dancler.

Anônimo,  11:38  

Compartihando do mesmo sentimento de revolta com a falta de respeito aos professores, principalmente, aos recém formados, gostaria de dizer que é inadmissível uma funcionária responder por telefone a um pedido de informação apenas com um "não sei", em vez de pelo menos dizer "vou me informar a respeito e já te retorno a ligação". Isso porque em qualquer emprego do mundo, o mínimo que se deve fazer é ser precisa em atender com eficiência àquele que liga no estabelecimento ou, ao contrário disso, assinar sua demissão por incompetência. E ainda quando se há a preocupação em se passar informações seguras e precisas, mostra-se que há alguma consideração pelo ser humano que está do outro lado da linha. Se importar com o outro é o primeiro passo para valorizar a imagem dos profissionais/instituição que essa "atendente"representa. Então, quem está desvalorizando a classe dos professores não somos nós que lutamos para sermos atendidos, mas sim aqueles que se mostram inertes à transmitirem organização e competência no que fazem. Para finalizar, fica aqui também uma apelo para que esses funcionários e lideranças revejam suas condutas profissionais.
Fabiana

Anônimo,  19:48  

depois disso tudo, começo a acreditar que o sistema de ensino realmente cumpre com o seu papel social, de legitimador e reprodutor da sociedade capitalista!
Veronica

Anônimo,  20:43  

Anônima das 10:40h:
Dancler(20:51h)foi feliz ao te contra-argumentar quando escreveu: "em segundo lugar, a educação não deve ser tratada e discutida somente no âmbito das instâncias institucionais,ser monopolizada pelo Núcleo de Ensino, pois ela é matéria de interesse de todos na sociedade civil,e que , portanto,suas deficiências e desajustes devem ser sanadas com a colaboração das várias esferas sociais;em terceiro lugar,quando se enfatiza o espírito corporativo de professores em detrimento de questionamentos em prol da melhoria do ensino aos educandos, no mínimo se trata de um reacionarismo mesquinho pela manutenção de um status quo pernicioso".
Só para somar ao argumento do colega, penso que seu comentário não resiste nem a um mínimo de análise conceitual. Em primeiro lugar o Núcleo não é um orgão de representação dos professores, mas um orgão burocrático do estado,cuja atribuição é executar as políticas, programas e demais assuntos relativos à educação pertinentes ao estado ou ao governo . Em segundo no Núcleo existem sim professores em cargos de chefia e direção, mas por indicação política e ao que indica sem o mínimo de preocupação/vínculo com a categoria, como mostra o descaso com os professores no PSS, ora discussão. Portanto não estamos atacando colegas, mas aqueles com parcela de responsabilidade pela situação do ensino público. Por fim, mesmos os sindicatos representativos da categoria, APP por exemplo, devem ser criticados, quando necessário, seja publicamente ou no seio da categoria, não só porque visa à melhoria das condições de trabalho remuneração do professor, mas também dada a importância da educação para o conjunto da sociedade. O Sindicato dos Funcionários Municipais (SISMAR) é um exemplo quando sua atual diretoria foi alvo de ataques e de muita polêmica. E ainda plagiando Dancler:"o espírito corporativo de professores em detrimento de questionamentos em prol da melhoria do ensino aos educandos, no mínimo se trata de um reacionarismo mesquinho pela manutenção de um status quo pernicioso".

Anônimo,  18:38  

Taum reclamando do que?acho que tem muita escola particular pra se dar aula quem for competente consegue la mesmo o problema e que os professores sempre reclamam muito e nunca fazem nada pra melhorar a propria situaçao.

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