O tempo do sinal amarelo
Do leitor:
Um segundo é um tempo relativo. Pode parecer pouco, mas no trânsito significa tempo de sobra para se evitar sérios acidentes. Por isso, o tempo em que o sinal amarelo fica ligado antes de mudar para o vermelho é de grande importância para o bom andamento do trânsito, ajuda até a evitar acidentes mais sérios e o ususrio não levaria tanta multa como se está ocorrendo em Maringá. A lei diz que, em vias com velocidade de até 40 Km/h, o semáforo amarelo deve permanecer, no mínimo, três segundos ligado. Para 60 Km/h, esse tempo sobe para quatro segundos (maioria das avenidas de Maringá, menos a Cerro Azul). Já para 80 Km/h, o semáforo deve ficar cinco segundos no amarelo.
A diferença de fração de segundo na mudança do sinal, seja para mais ou para menos, pode causar acidentes e os desavisados levar uma multa por avanço de sinal. Os daqui de Maringá estão fora destes parâmetros. Por quê? Porque a implantação da fase amarela não existia no ciclo visual e foi colocada através de lei da câmara municipal. Mas, para isto o que o Setran fez? Simplesmente (no caso do ciclo visual) colocou a fase amarela no espaço de tempo entre o verde e o vermelho, não observando a exigência do Código. O espaço de tempo que existia entre as duas fases era de 4 segundos no ultimo ciclo verde e já pulava para o vermelho. O que aconteceu é que este espaço do amarelo ficou em menos de dois segundos. Por isto muitos maringaenses, podem recorrer da multa de avanço de sinal. Deveria ser obrigatório um chip controlador que não aceitasse menos de três segundos e nem mais do que cinco segundos na fase amarela em sua programação, de acordo com a lei.
12 pitacos:
As Ruas Santos Dumont e Neo Alves Martins, terão mãos trocadas em boa parte delas, isso já a partir do dia 18 de abril.
Assaltante na Casa Civil de São Paulo:
http://cloacanews.blogspot.com/2009/04/serra-nomeia-assaltante-para-casa-civil.html
Qual lei é essa?
O serra entrou na campanha mesmo então, tá até tentando se igualar a Ministra Dilma Russef, só que ela fez de mão própria, e o Serra por enquanto só tm um assessor que o fez.
Muitos semáforos da região central têm tempo de amarelo de 1 segundo, no máximo 2. Mas deve-se ver se essa lei abrange todos os semáforos ou os tradicionais Johnny-5.
Esse leitor quer dar uma de expert e não sabe nada. Se existe essa tal LEI ele que a mostre.
O que determina tempos de verde amarelo e vermelho são os estudos de engenharia de transportes e não uma lei.
Especialmente o semáforo usado em Maringá não necessita de grandes tempos de amarelo porque a cadência do vermelho já indica ao motorista que ele vai fechar desde o primeiro momento.
Repare que quando os tempos de amarelo são longos, todo mundo acelera quando deveria parar.
AMARELO SIGINFICA PARE.
Amarelo não significa pare, significa atenção. O Vermelho, sim. A atenção deve ser combinada com bom senso. Quem vier embalado e o sinal dá amarelo no momento em que o motorista está iniciando a travessia, ele que continue. Se esse amarelo ocorrer, antes dele iniciar a travessia da rua o motorista deve parar. O mesmo deve ocorrer se a velocidade do veículo estiver muito baixa. Atenção e cuidado com vem atrás e atenção redobrada com os molengas de dois tipos. Os que são de fora e não conhecem a cidade e os que conhecem a cidade, mas não tem segurança para dirigir. Teria um terceiro tipo mas que se classificaria melhor como "sacana" que é àquele que não deve ter o que fazer e sai com seu carro para sacanear os outros. Ele vai bem devagar, não deixa ultrapassar e quando está no último módulo do ciclo visual ele acelera e passa. E você fica e rosna.
Ivan
Sinal Vermelho!
É de arrepiar, o preço que a PMM paga nos semáforos que instala em Maringá. O que é pior, TUDO SEM LICITAÇÃO, a preço de ouro.
Na documentação de DISPENSA DE LICITAÇÃO, os documentos são verdadeiras fraudes.
Esse sinal fabricado em Maringá, o tal de ciclovisual, ou algo assim, é a pior besteira. Quando faltam só duas luzes vermelhas, o pessoal já está atravessando, contando que a última luz vermelha praticamente nem acende e já passa pro verde. É uma babaquice. Custa caro, não funciona, não dá vez ao pedestre e exige uma manutenção mais permanente. Na europa, onde andei por todo lado e por todos os países, eles usam o tradicional Verde, Amarelo e Vermelho. Até os daltônicos sabem que o sinal de baixo é o vermelho. E ainda, colocam pra garantir, dois faróis vermelhos, ou seja, se uma lâmpada queimar, sempre tem outra. E entre o verde e o vermelho, o amarelo sempre fica aceso junto com a luz anterior, ou seja, antes de passar para o vermelho, ficam acesos o verde e o amarelo. Antes de passar para o verde, ficam acesos o vermelho e o amarelo. O amarelo avisa que o sinal vai mudar. Nada mais simples.
Entre o sinal ficar vermelho e o radar fotografar existe uma tolerância, essa tolerância fica em torno de mais 1 segundo, dessa forma quando vc passa no sinal vermelho assim que ele ficar, ainda tem um tempo em torno de 1 segundo pra se escafeder.
1 segundo?
Então NÃO escapa ...
Em um segundo não é possível escapar!
Qual é a lei comentada?
Sem isso não temos como recorrer...
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