2.4.09

A lógica da UEM

De Maria Newnum, a respeito da notícia de que a UEM adotou o sistema de cotas sociais:

- Os pobres têm que provar que são miseráveis e o ricos? Nada, eles foram capacitados pelos colégios de elite... Passe um dia na UEM e conte quantos negros se vê entre os alunos. E, veja, a orientação da UEM é “marxista”... Pasmem!

21 pitacos:

Anônimo,  08:33  

Sou contra qq cota, antes de ver o desempenho dos candidatos - brancos, negros, índios, ricos, pobres.
Não passar no vestibular não é infortúnio de cor, nem de de situação social.
É esforço, dedicação, abnegação.

Anônimo,  08:55  

Esta certo. É marxista e não negrista. Se você não percebeu, Marx era alemão. Judeu alemão, mas alemão. Alemão é branco, de olhos verdes e a maioria - não Marx - é loira. Se a orientação é esta, faz sentido. Problemático se a orientação fosse Machadiana (Machado de Assis), que era mulato. Aí a instituição estaria contra a sua orientação. Outra coisa que eu não vejo muito na UEM são anões. Eu acho o seguinte, se não tem anões na cidade, que se importe anões (não vale pigmeus). Afinal de contas, a instituição deve ser um exemplo de diversidade. Agora, homossexuais não precisa: aquilo tá cheio de homossexuais e lésbicas. A conta, aliás, já estourou.

Anônimo,  09:12  

90% dos acadêmicos da UEM são todos burgueses.
O povo mais rico de Maringá que estudaram no Marista, Platão, Nobel, Regina Mundi, Santo Inácio, Adventista, etc, etc... Esses 65% estuda na UEM.
Alem dessa turma tem nossos amigos burgueses do interior de São Paulo que nem de nossa cidade são, e vêm e pega o resto das vagas.
Os alunos de Maringá de Colégios Públicos representam menos de 5% na UEM.
Já nas universidades privadas essa turma de alunos de colégios públicos representa em torno de 15% esses são os que os pais têm condições de pagar, outros são trabalhadores que com o dinheiro que recebe paga sua faculdade, outros fazem financiamentos e uma pequena parte é bolsista, em torno de 3%.
Esperamos que isso comece a mudar, essa luta não é fácil de ser vencida mais aos poucos o paradigma vem sendo mudado. Só não podemos deixar o PSDB e o DEM assumir o poder, pois ai nós sifu!!

Anônimo,  09:36  

pura realidade.. passe no estacionamento da UEM.. carrao .. muitos carros... passe nas salas ... branquinhos e com grife...

Anônimo,  09:39  

Nao sei se a universidade que tem abrir as portas aos que nao passaram no vestibular ou se é o sistemam de ensino que tem que abrir as portas do vestibular, independente da raça, credo ou opçao politica. As cotas socias sao a prova de que o sistema basico nao funciona e que o sistema tem que se nivelar para baixo.
A exclusao nao é o vestibular, é o sistema de ensino e o sistema social brasileiro.
O sistemas de cotas reforça ao racismo ao sugerir que os negros sao mentalmente incapazes de passar no vestibular como todo mundo.

Anônimo,  09:42  

Cotas sociais e nao cotas raciais, por favor.

Anônimo,  09:48  

Medião seu comentário Rigon...

Qual a percentagem de negros que prestam vestibular na UEM??

Qual a percentagem de negros que estudam na UEM??

O que defendi enquanto era aluno da UEM e defendo até hoje.

Cotas regionais....
A alunos do Parana, afinal é Universidade ESTADUAL de Maringá.
Cotas de 50-70% para alunos que apresentarem diplomas de conclusão do ensino medio no Parana.

Isso sim dará resultado, sem entrar no merito de classe social ou pigmentação da pele.

Abs
LUIS
lu_zoo@hotmail.com

Anônimo,  11:42  

Faço o segundo curso de graduação na UEM, realizei meus estudos em colégio público integralmente (médio e fundamental), entretanto, estudei no colégio nobel durante algum tempo depois de concluido o 2º grau, e posso afirmar, existe uma diferença gritante na qualidade de ensino, e quem não concorda, aprecia a idéia de que o estado é que deve melhorar a educação pública, deve estar vivendo em outro planeta. cota negro (não tenho opinião formada), cota sociais, baixa renda (onde se enquadram brancos, negros, pardos, amarelos), esta sim, eu apoio.

Anônimo,  14:00  

E os anões? Como é que ficam os anões? Não incluir anões nas cotas é pensar pequeno.

MARTIN LUTHER KING,  14:01  

x
ENQUANTO VOCE FICAR BUSCANDO COR PRETA NAS PESSOAS, NÃO VAI ACHAR PESSOAS...APENAS ÓDIO...PROCURE AS PESSOAS PELO QUE ELAS SÃO....

Anônimo,  15:00  

O nível da UEM é alto sim, tanto financeiramente quanto intelectualmente. Mas não é porque certa pessoa é negra que ela é menos inteligente ou mais. Somos iguais, TODOS. Dessa forma, se todos nós buscamos a igualdade, todos devem ter a mesma chance. Seja ele branco, negro, índio, japonês... não interessa. Ninguém é melhor do que ninguém.
O que ocorre é que o ENSINO BÁSICO PÚBLICO no Brasil é uma vergonha. A população pobre recorre ao ensino público e por conta dee ser péssimo, eles não tem condições de concorrer com quem teve os melhores professores.
Isso não é justo, com certeza. Mas é justo beneficiar alguém, seja lá quem for?
Com as cotas, a maioria dos alunos de escolas públicas que ingressarem numa UEM da vida, não vão conseguir acompanhar o ritmo das aulas. Mas a culpa não é deles!
Promover as cotas é a forma mais fácil de incluí-los nas universidades. É bem mais fácil do que começar a consertar do ZERO.
Não é justo.
As cotas são o maior exemplo de RACISMO que existe.

Anônimo,  15:21  

Pra entrar na UEM tem que estudar e se dedicar, a cor da pele e a altura não influencia na sua capacidade de aprender! Reconheço que o ensino nas escolas publicas são fracos, e por isso, as cotas sociais ajuda a quem não tem condiçoes.

Anônimo,  15:45  

Ter poucos negros na UEM é só o reflexo do sistema de educação fundamental público. Culpar a UEM por ter poucos negros e pensar de forma limitada.

Anônimo,  15:54  

Estudei a vida toda em escola publica e passei no meu 1º vestibular na UEM e na UEL, sem nunca ter frenquentado uma escola particular....fruto do meus esforço, estudando com apostilas emprestadas de amigas que faziam cursinho particular.
Hoje, trabalho em torno de 10 horas por dia, para garantir a escola particular dos meus filhos, pago meus impostos e não recebo NADA em troca - nem saude, nem educação, nem segurança. Por que deveria concordar com qualquer tipo de cota ???? Quem quer corre atrás, não precisa de cotas.

Anônimo,  16:38  

Prezada Maria, sou uma mãe bastante feliz e orgulhosa porque não sou rica e mesmo assim minha filha passou na UEM, com apenas 17 anos, no primeiro vestibular. Sou jornalista e até onde eu sei, salário de jornalista está longe de bancar uma vida elitizada e nunca sonhei com isso. Ela não é branca. Está muito mais para negra, porque embora eu sendo branca, o pai é negro. Desde pequena estuda sim em colégio de irmãs e sabe por que? Não porque eu tenha premeditado que ela passasse na UEM ou em outra faculdade pública, mas porque a minha profissão me ausentou dela potr maioria do tempo durante todos esses anos e a escola foi minha parceria nessa missão. OBRIGADA SANTO INÁCIO E TODOS OS SEUS EDUCADORES! Infelizmente, apesar de pagar caros impostos, eles são roubados pelos nossos políticos corruptos nunca investidos na qualidade do ensino público. Nas escolas onde ela estudou, muito mais que o conteúdo programático das disciplinas, destaco a formação do caráter dela porque os professores são melhor pagos e valorizados como formadores, o que não acontece na escola pública.
Antes de ser jornalista, dei aula durante 15 anos em escolas particulares e públicas do Paraná. E, posso assegurar: faria tudo igual se tivesse outro filho, ainda que tivesse que ler comentários injustos e generalizados como o seu. Quem sabe um dia, minha filha, uma negrinha linda de olhos de jaboticaba não cuidade algum animalzinho seu de estimação?
Ela ama os bichos. E eu amo gente. Talvez ela se decpecione menos com a escolha que fez do que eu...porque é triste ler comentários infelizes como o seu...

Anônimo,  17:48  

Nasci em casa popular, pai alcoólatra, desempregado, passei fome, me fudi e me formei. Fiz mestrado e doutorado. Hoje sou funcionário público de primeiro escalão e estou sendo atingido pelo teto salarial (graças a Deus). Mande os negros estudarem que eles conseguem. Outra coisa: daqui a seis ou sete anos, se eu for a um médico e ele for negro, eu me negarei a ser atendido por ele. Não por racismo, mas por não saber se ele é, ou não, um bom profissional. Afinal de contas, quem não tem condição nem de passar em vestibular, como será um bom profissional ????? Vou lá eu saber se o cara é médico por mérito ou por "quota racial" ??? Estamos criando uma sub-classe de profissionais. Os negros que hoje são juízes, médicos, etc. e etc., devem estar - e estão - putos da cara...

Vaca Santa,  18:24  

Só p/ ilustrar os comentários,recentemente professores que dão aula p/ ìndios em Instituições que adotam as cotas, reclamavam que além de faltar BASE aos alunos indígenas, eles atrasavam o desenvolvimento dos demais alunos, pois os professores tinham que se dedicar quase q. exclusivamente aos ìndios.
Quem não tem base educacional naum adianta querer entrar em Universidade na MARRA, pra entrar tem que prestar VESTIBULAR, branco, preto, vermelho, amarelo.....

Bezerro,  18:28  

Ai ai ai ui ui ui, quer dizer que quem vai na UEM de carro é porque é BURGUÊS? pô meu, o pedreiro aqui de casa vem pro serviço de carro, qualquer um hoje tem acesso a veículos, roupas, banho, energia elétrica.....
Sai do casulo o bando de INGNORANTE, hoje qualquer um consegue adquirir um pequeno patrimônio.

zoo,  19:05  

quem realmente quer estudar na uem não fica atras d cotas, estudam e conseguem, tem coisa melhor, estudo la e vejo que tem bastante gente de baixa renda que passou no vestibular. o governo tem que melhorar o ensino publico, BASICO, assim todos teram condiçôes de passar, e não facilitar a entrada no superior sem nenhuma base.

Anônimo,  10:08  

Que babaquice; orientação Marxista. O Rigon babo ovo dos Barros, deixa de ser minimalista!!!

Anônimo,  15:12  

Nao é a UEM que tem orientaçao marxista, é a Maria Newman que achou isto, nao sei onde, e resolver dizer besteiras em praça pública. Ai Maria, sai da net e vai estudar!

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima