6.4.09

"Acabou..."

Loteamento novo, o Jardim Diamante é um dos primeiros locais da periferia da cidade a ter prontas as primeiras casas do PAC Santa Felicidade. As unidades foram construídas nos espaços destinados a equipamentos públicos e comunitários. A coisa é ruim para os dois lados: o agregado deixa o Santa Felicidade, onde tem escola, creche, posto de saúde e hospital, para ocupar uma casa num jardim nobre mas sem nenhuma dessas benfeitorias.
"O Jardim Diamante acabou", lamentava ontem uma  proprietária daquele bairro. E tem político que ainda consegue dormir...

12 pitacos:

Anônimo,  15:50  

Alguem viu a licitação pública para contrução dessas casas? Quem está fazendo e por quanto?

Anônimo,  17:25  

incrivel ..colocar em localonde nao tem escola posto saude creche.. como fica essa historia?
alguem vai levantar a bandeira pelo povo?
MP existe?

Anônimo,  18:18  

este diamante virou vidro! ainda bem que você avisou rigon, pois eu ia investir neste loteamento.

Anônimo,  20:51  

Antes de tudo boa noite a você RIGON e aos leitores do seu blog.
E com grande pesar que recebi uma noticia parecida ao chegar a minha casa esta noite, pois um vizinho acabou de me ligar noticiando que um terreno pertencente à prefeitura a duas quadras da mandacarú ao final do parque das laranjeiras, onde o projeto anterior era de construção de um postinho de saúde, já esta todo estacado, pronto para o inicio das obras que construirá casas populares, aos mesmos molde desta acima citada, resolver os problemas sociais são necessários, mas não apenas muda-los de lugar.
E intrigante uma prefeitura, que no ano passado construiu ciclovia nesta região, investiu no programa bairro empreendedor na região, onde próximo mora o ex-vereador Odair fogueteiro, onde se encontra a antiga faculdades Nobel, atual PUC PR, localidade onde estão ocorrendo loteamentos a todo dia, com valores exorbitantes em seus terrenos (atenção compradores, cuide para não comprar um terreno ao lado de onde fora reservado espaço há prefeitura, pois não sabem o dia de amanha) onde passara o contorno norte de Maringá também.
E muito fácil mudar as coisas de lugar, pois depois de 34 anos de vida consegui comprar um casa no parque das laranjeiras, que a cada dia estão sendo modernizadas as casas para um padrão alto de construção, não tenho vergonha de falar que tive que emprestar dinheiro para adquiri-la e ainda estou pagando, mas era o sonho da casa própria, pois é sou um micro empreendedor da região, que me sinto lesado pela atitude da nossa querida prefeitura em favor de poucos.
Ah pouco minha esposa chegou a casa e também já esta sabendo da decisão da mesma prefeitura, me confidenciou que procurou um advogado durante o dia e que a resposta foi à mesma já dada a outros leitores, de que existe uma lei aprovada na câmara municipal em sessão extraordinária do final do ano, em que e prevista estas construções e dizem que isto só acontece na câmara de deputados, nos apagarem das luzes do final do ano uma pena, e que a melhor solução para nós seria a construção de uma muralha ao redor da casa, onde ao final colocarmos arame farpado e a cima uma cerca elétrica e qrades, contando também com uma boa vigilância monitorada, pois briga judicial será infundada por conseqüência esta lei.
Cada dia que passa fica mais desmotivador continuar em uma cidade que a solução social deve ser repassada a outros em favores de pouco, com o perdão da palavra, e não sub julgandos moradores destas áreas, porque será que não exista um projeto de construção destas casas nos fundos do alphaville, ou mesmo, ao lado do antigo aeroporto onde tem terrenos sobrando, ou seja, ao lado do novo centro cívico de Maringá, pois ai poderiam controlar as ações de tais “moradores”.
Sei que o que escrevo e um desabafo, pois o que estou pagando pela casa própria, já se torna irreal, com as construções desta casas ao fundo da minha casa.
Rigon não quero causar polêmica, mas se puder direcionar este texto na integra agradeço, pois só assim seremos ouvidos.
Atenciosamente
Eduardo de oliveira
Futuro ex-morador de Maringá
Detalhe há frente da minha casa, existem duas árvores condenadas pelos engenheiros ambientais de Maringá, há mais de um ano, só estou esperando cair.

Anônimo,  23:44  

Caro Eduardo de Oliveira. Infelizmente essa ação da prefeitura municipal está prejudicando um grande número de moradores de diversos bairros que perderão os espaços públicos que dariam maior qualidade de vida aos moradores. Mas, gostaria de informar-lhe que a Promotoria dos Direitos Constitucionais vem acompanhando esse problema e me parece que já conseguiu segurar alguns desses processos. Convém que você e seus vizinhos procurem o Promotor e encaminhem vossa demanda pela manutenção do espaço público do bairro. É só o Ministério Público que pode garantir esse direito aos abandonados cidadãos maringaenses. Profa. Ana Lúcia Rodrigues

Anônimo,  18:04  

Eu não me conformo,não pelas pessoas que vão morar nessas casas,não vai aqui nenhuma rejeição ao ser humano,mas pelo desmando desse prefeito e por mais uma vez ele desrespeitar nossos direitos, lesando não somente quem comprou terrenos a preço caro, mas também a quem lá vão morar (moradores do Sta Felicidade),porque estaremos no mesmo barco.Onde estão as autoridades competentes da nossa cidade? será que esse maldito dinheiro do PAC tem mais valor do que as vidas dessa cidade?

Anônimo,  23:19  

Pois é... A única coisa que espero é que, daqui pra frente, NOSSO movimento aumente cada vez mais. Sim, NOSSO porque não é uma exclusividade do Laranjeiras, ou do Diamante, ou do Residencial Tuiuti, ou até do Dourados. A cidade toda deveria se mobilizar. Não é apenas o SANTA FELICIDADE que irá ter sua vida mudada a partir dessa lei sem fundamento, aprovada no escuro. TODOS os bairros que possuem áreas desafetadas para a construção desses imóveis NECESSÁRIOS à nossa cidade (necessários porque precisamos SIM realocar as pessoas que serão praticamente 'despejadas' de suas residências) terão suas vidas modificadas. E, em parte, discordo da Profª Ana Lúcia (que fez um excelente trabalho com relação ao assunto, mas foi desacreditada - e até zombada - por esta administração). Porque não é SOMENTE o Ministério Público que pode garantir os direitos dos cidadãos. Caso todos resolvam se mobilizar, poderemos ter voz. Caso a memória de nossos cidadãos não seja CURTA, podemos começar a remover "esses" que estão aí pra colocar gente de bem, que gostaria de realmente TRABALHAR PARA A CIDADE, seja na esfera executiva ou legislativa (principalmente, PORQUE ELES SÓ LEGISLAM EM CAUSA PRÓPRIA). E, organizadamente, podemos entrar com processos diversos contestando e desaprovando a atitude do Poder Público Municipal, juntamente com as Loteadoras que não fizeram cumprir sua parte na guerra que se inicia: a de defender àqueles que as sustentam, BAIRRO POR BAIRRO.
Além disso, podemos fazer barulho, muito barulho na mídia. Mas na mídia que não está comprada! Quem sabe assim nos fazemos ouvir? Porque AUDIÊNCIA PÚBLICA (séria e decente) para os casos citados não foram feitas.

Ah se pudéssemos provar TUDO o que ouvimos por aí... É uma pena que certas coisas, somente com uma mera desconfiança, não são passíveis de investigação. Mas vamos continuar vivendo. E LUTANDO, acima de tudo, com todas as armas e forças para que, algum dia, nossa vida melhore. Ou que, ao menos, sejamos ouvidos...

J. S.

Anônimo,  01:08  

Será que o Ozeias Miranda do portal de voz nos ajudaria? com o pinga fogo não podemos contar,penso que a imprensa de forma geral estão comprometidas com a atual administração.

ADEMIR,  13:46  

DEMOCRACIA? ONDE ESTÃO NOSSOS DIREITOS??????????????


CASAS POPULARES
Área destinada a uso público sofrerá desapropriação para construção de 18 casas populares sem realização de audiência pública para realizar tal obra de acordo com a lei federal que destina esse espaço para uso da comunidade, seja centro esportivo (lazer), creche, escola, posto de saúde ou praça, para ressocialização dos moradores do bairro.
De acordo com a lei 334/2009, do código de obras o loteamento é aprovado e destinado para construção de residências unifamiliares, feito isso destina-se a divisão dos lotes em uma área compreendida de meio de quadra equivalente a no mínimo 300,00 m² e esquina com 360,00 m², as construções das casas populares ocupará área menor do que estabelecido por lei, descaracterizando as construções já existentes no bairro, que respeitam as normas previstas pelo código de obras municipal.
É possível entender que a construção das mesmas possam sofrer impacto ambiental, por fugir das normas.
Sendo necessário fazer um relatório de impacto para não haver danos aos moradores do bairro.
Lazer
Os moradores reinvidicam área de lazer, por achar tão importante, baseando-se em construções verticais que são obrigatórias essas áreas, entendemos que no bairro é necessário para melhorar a qualidade de vida e que seja de fácil acesso à todos, não tendo que buscar em outros bairros lazer, a quantidade de crianças é grande, toda residência tem, com algumas exceções, tornando difícil a falta de um local, com a vida de novos moradores o lazer será praticamente “a rua” aumentando para pior e desordenadamente a qualidade do bairro.
Direitos
Nós compradores analisamos as proximidades de bairros onde muitos nasceram, a tranqüilidade, a segurança, urbanização, concretizando assim tal compra para construção de nossas residências e contando com espaços públicos que seriam destinados a lazer, creche, escola, posto melhorando ainda mais o bairro, e valorizando os imóveis, junto a compra a Loteadora responsável pelos lotes nos davam informações de que seriam lotes para tais benfeitorias, e que o valor desses lotes foram embutidos a cada terreno particular comprado, e muito sendo pagos mensalmente por vários anos.
NÃO QUEREMOS, NEM LUTAMOS POR NADA QUE NÃO SEJA NOSSO DE DIREITO.

VALÉRIA,  14:19  

COMO É TRISTE VER TODO INVESTIMENTO SUADO INDO EMBORA, COM ISSO VÃO OS SONHOS, AS EXPECTATIVAS, A TRANQUILIDADE, AS NOITES DE SONO, E PERGUNTO? RECLAMO PRA QUEM? CHORO PRA QUEM? TENHO UM MINUTO DE FÚRIA COM QUEM? SOMOS MUITOS, MAS SÓZINHOS, NÃO SE OUVE NINGUÉM FALAR DO ASSUNTO, FAZEM VISTAS GROSSAS COMO SE OS MORADORES ESTIVESSEM FELIZES, SATISFEITOS E ORGULHOSOS COM TAL ACONTECIMENTO, sr.prefeito SOMOS TODOS CAPAZES DE ENTENDER PERFEITAMENTE O QUE ESTÁ ACONTECENDO, E NOS LEVANTAR E CLAMAR POR JUSTIÇA!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo,  21:57  

Caro J.S.
Agradeço o seu reconhecimento ao trabalho que venho fazendo, coordenando o monitoramento das ações da administração municipal, quanto ao PAC Santa Felicidade. Nosso interesse é alertar para a gravidade de promover uma ocupação residencial sem manter áreas públicas para os moradores. Alertamos que a falta de espaços comunitários nos bairros da cidade será geradora de indices estratosféricos de violência. E a responsabilidade por essa situação futura eu gostaria de creditar ao atual prefeito e ao secretário de desenvolvimento urbano.
Também aproveito para dizer que jamais me senti "desacreditada" por esta administração pois a "reunião pública" em que fui vaiada não oferece nenhuma legitimidade para avaliar meu trabalho, considerando que os presentes eram os próprios beneficiários do programa e, portanto, sua ação foi apenas em defesa dos seus interesses. Pobres cidadãos que, apesar de serem sujeitos de direitos, não sabem disso e se acham clientes preferenciais do gestor por quem farão qualquer coisa. Vaiarão quando receber ordem para vaiar, aplaudirão quando alguém os mandar aplaudir. Ana Lúcia Rodrigues

J. S.,  23:35  

Concordo plenamente, Professora! Acho que, de mais a mais, eles sequer compreendem o buraco em que estão caindo. É uma pena que no bairro onde resido as casas já começam a tomar forma, com paredes sendo levantadas. Fico na dúvida se, mesmo com a protocolação do MP, e da impetração de uma ação por nós na Justiça, as obras irão parar. Porque o PERfeito que se diz justo, que trabalha sempre dentro da Lei, ULTIMAMENTE vêm descumprindo (e muito) a Legislação. Mais um descumprimento não seria novidade. Mas ainda acredito que a Justiça desta cidade não esteja COMPLETAMENTE comprada. Acredito que ainda haverá muita discussão sobre o assunto, o que tornará mais claro para toda a população o que se quer fazer com a cidade.
E contamos com a sua participação em nosso movimento, que a cada dia toma mais forma e ganha mais adeptos. É uma vergonha o que estão fazendo com nossa cidade.

E ainda se orgulham de dizer que são PROGRESSISTAS... O progresso passa longe disso, não acha?!

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima