10.3.09

Será pior do que as pessoas imaginam

Trecho de matéria do Financial Times de ontem, via ex-blog do Cesar Maia:                              
- “O Brasil é muito mais sensível do que as pessoas acreditam”, diz Marcelo Carvalho, economista-chefe do Morgan Stanley em São Paulo, que prevê crescimento zero este ano. “O quadro global é desesperançoso e a queda aqui será pior do que as pessoas estão esperando”. Ele disse que a recente aceleração na queda das exportações brasileiras é mais significativa do que seu montante em relação ao PIB, que a saída de capital é extremamente negativa, que o fechamento dos mercados de crédito do exterior causou expansão dos empréstimos no mercado brasileiro e, talvez mais significativamente, que uma queda nos negócios e na confiança dos consumidores provocou uma repentina paralisação da atividade econômica.

7 pitacos:

Anônimo,  15:40  

Com a palavra Enio Verri e a NuncaAntesImplantadaPoliticaEconomicaDoGovernoLula.

Anônimo,  15:49  

Que há crise e que ela é grave poucos duvidam. Contudo, os produtos que o Brasil exporta, exceto veículos, são essenciais para os que os compram. Ninguém compra do Brasil para nos fazer favor. Logo, a queda nas nossas exportações será pequena. As importações que teremos que fazer para funcionar uma economia modernizada é que vão causar maiores estragos. Assim como as nossas contas do balanço de pagamentos que sofrerão desequilíbrios para ajudar a equilibrar àqueles que sempre nos quiseram desiquilibrados. Ou seja, a agiotagem internacional que nos empurra financiamentos para empreendimentos improdutivos e nos entopem de de tecnologias ultrapassadas, caras e dispendiosas.
Ivan

Anônimo,  16:14  

O preço do petroleo baixou. Mesmo que Obama prefira o nosso, o valor ta diminuindo. O soja quem compra é a China e eles também tao enfrentando uma baixa de crescimento e ja têm uma populaçao enorme de desempregados que aumenta à cada dia, que nao terao grana pra consumir nem tofu (queijo de soja). Nao sei qual produto de exportaçao brasileiro esta imune à baixa de poder aquisitivo do consumidor. Se ao menos produzissemos tecnologia sustentável, como onibus elétrico, trens leves de metrô, baterias fotovoltaicas, além de conhecimento de ponta, ainda poderiamos esperar sair com saldo positivo. Mas o que vejo sao os ricos acumulando sobre a desgraça dos famintos.

Anônimo,  16:23  

Não aposto em nada, mas que a queda no PIB, divulgada hoje, foi imPACtante, ahhh, isso foi.

Anônimo,  16:30  

O Cesar maia deve arcar com o preço de suas palavras. esta crise é uma crise do medo. e Ele dá credito ao morgan stanley? mais um daqueles que só defendeu o estado mínimo? Vá se F* economista-chefe do Morgan Stanley em São Paulo. a falencia do neoliberalismo é fato concreto. lamentável é a dificuldade de vcs aceitarem.

Anônimo,  18:11  

A queda aqui sera pior do que as pessoas estão esperando? As pessoas que estão esperando, devem ser o Cesar maia, o Agripino Maia, o Gilmar Mendes, o Daniel Dantas, o Roberto Jeferson, mas eles esdtão perdendo todas. Podemos concluir, apesar da torcida dos contras, que o Brasil vai melhor que o resto do mundo.

Anônimo,  11:16  

Cesar Maia, Morgan stan..., esse cara é um politico fora do jogo e esse Agência se tem algo a ver com as americanas, então elas não souberam nem cuidar da própria empresa, pelo amor de Deus esse tipo de noticia é fora de foco e inutil Rigon.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima