8.3.09

Rosa, paz!

Sou suspeito de falar sobre o Rosalino, mas sempre disse aos meus amigos que o Rosa nasceu num lugar errado, pois se tivesse nascido num país de primeiro mundo com certeza seria um cantor ao menos de destaque! Tinha uma voz e um estilo próprio de grandes cantores. Conheci o Rosa na Vila Marumbi (antiga zona) na banda U-235 - uns caras fantásticos! Encabeçado pelo grande solista Roque, de São Paulo, que trouxe a Maringá um estilo que muitas bandas aqui logo estavam engajadas nesse novo estilo de tocar!
Tenho grandes lembranças pela luta que o Rosalino fez para alcançar um nome de respeito nas noites como cantor - mas o reconhecimento sempre foi zero. Mesmo nos primórdios que bebia muito, ficava chato, mas nunca soube que machucou alguém! Ele queria gritar para o mundo ouvir! Lembro uma época que morava em São Paulo e vinha uma vez por mês em Maringá para rever família, sem nunca deixar de ir ver o Rosa cantar no Bar do Beto na avenida Munhoz da Rocha (antiga avenida das Indústria).
Chegava e o Rosa, naquela pendura monetária, gritava no microfone: “chegou o dono do armazém!” Isso significava que eu tinha que dar uma graninha, tipo CR$ 10,00 para ele deliciar um “fumacê”. Sempre dava!
Por isso mesmo, quando compus a música da abertura do Boca da Noite, coloquei essa frase: “chegou o dono do armazém!” e mais “passa lá’, passa lá’ (grito que as meretrizes brandavam para os clientes que chegavam à Zona)”. Tudo isso em homenagem ao Rosalino! Tenho hoje o orgulho de ser o único que tem um filme dele cantando nas noites! Rosa, paz!

Diógenes Gomes

Abertura do Boca - Música: Diógenes Gomes; arranjo e voz: Ronaldo Gravino

2 pitacos:

Anônimo,  09:04  

Diógenes!
Sou testemunha que ele teve a melhor voz que passou por Maringá.
Soube agora que abri o Rigon e lí. É uma perda para o mundo (que infelizmente não o conheceu).
Paz ao nosso amigo. Agora, eu acho, que quando trovejar, se prestarmos atenção com sentimento, poderemos notar que o trovejar estará mais lindo sonoramente, pois ele está lá em cima cantando com Deus.

Anônimo,  21:01  

Rosa meu velho amigo nunca vou esquecer a pessoa que foi amigo conpanheiro e leal muitas noites la estavca a nossa espera o nosso amigo Rosa nos que trabalhavamos a noite a dentro no Bradesco sempre tinhamos tempos para ouvir sua bela voz e sempre pediamos Rosa canta aquela do Jamelao ai eu começava Ela disse me assim tenhoa pena de mim vai embora todos nos no velho e tradicional Canjao hoje pela aproximidade deve ser uma facudade Rosa voce foi o cara o cara que nunca maltratou alguem nunca discutiu sempre lendo seus livrinhos cara culto e leal tenho certeza que Deus reservou um otimo lugar para voce mas fica a saudade meu velho e bom amigo

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima