Pelo feriado
Sou pelo feriado da Consciência Negra em Maringá. Quando se trata de negros, índios e algumas outras minorias, toda concessão será pouca. Quem já leu alguma coisa a respeito, a exemplo de ‘A Carne’, de Júlio Ribeiro, pode ver feito uma radiografia como foi a escravidão no Brasil. Em relação aos índios é bom dar uma espiada em ‘O Espelho Índio’, de Roberto Gambini.
Algumas opiniões contrárias ao feriado em Maringá soam levianas, como se estivéssemos trantando de um tema qualquer. Mas, não.
Não tem feriado que pague o fizeram com os negros no Brasil, mas seria um dia de (muita) reflexão. O prejuízo social é maior que o econômico. Temos de pagar essa dívida e por que não começar pelo feriado?
Donizete Oliveira
14 pitacos:
Os indios guardaram esse pais para que nos começassemos a viver. Preservaram o verde, preservaram os rios, aceitaram nos quando aqui chegamos. Acredito que eles sim mereceriam um mes de feriado, para pagarmos o que lhes devemos. Agora aos negros e facil, o empresario que tiver negro trabalhando com ele, sendo a favor do feriado, qie o dispense da labura
Com todo respeito ao crioléu, eu sou contra o feriado. Mas não o deles. Todos os feriados. Com exceção do Natal. Por uma simples razão, não adiata nada proibir porque o pessoal não ia respeitar. Quanto ao resto, não tem feriado. E ponto final. O crioléu precisa de respeito, dignidade, moradias decentes, parar de ser espancados por policiais corruptos e safados, redução da desigualdade social, estas coisas. Feriado, minha gente, não enche barriga de ninguém. O Brasil até 1970 chegou a ter 57 feriados por ano. Uma loucura. E nem por isso deixou de ser um dos países mais atrasados do ocidente, embora tivesse todas as condições para não sê-lo. E porque acontecia isso: pela desigualdades sociais. De demagogia barata o inferno está cheio. E feriado não enche pança de ninguém. Aliás, antes que pense que eu sou da Acim, acho estes caras uns tremendos safados: deviam mostrar que são dignos e decentes se colocando contra a vergonhosa ação da prefeitura contra a Rodoviária velha.
se leviano é achar que o trabalho não é importante.O feriado será muito bom pois será necessário contratar muitas pessoas para compesnar as perdas provocadas pelo excesso de feriados sem muito nexo. ATÉ AGORA NÃO ESCUTEI NINGUÉM FALAR DE MELHORAR A EDUCAÇÃO, A PROFISSIONALIZAÇÃO, ETC....
BRAZILILILIL
Vai plantar batata ô micro-céfalo.
Estes idiotas estão criando o apartheid no Brasil. Preconceito até existe, mas não venham com imbecilidades.
os pseudo argumentos agressivos, até o momento, não consiguiram demosntrar nada além da ignorância daqueles que acreditam que ofensa e bate-boca é o suficiente para impor sua voz na sociedade. Antes, seria interessante que o assunto fosse pesquisado e, principalmente, refletido para só depois ser exposta alguma ideia bem fundada, por favor...ah respeito à língua portuguesa também dá credibilidade. Como concordar com quem nem sabe se expressar?
ao anonimo das 22.49 voce nao presiza concordar seu colarinho branco aproveita a teta isso vai acabar ainda bem que maringa pode contar com uma mulher de garra e treis homem macho. maringa capital do racismo.
Rigon!
Evidentemente que o seu blog é lido por muita gente, e isso é muito bom porque é uma alternativa a essa imprensa vendida que tem na nossa cidade, mas tem racistas demais dando pitaco aqui, né?
obrigado rigon por postar nossos comentario mesmo nao sabendo expressar estamos comesando aprender de vagarinho pois a burquezia quer que ficamos calados agora com este espaco jamais vamos engolir sapo de macha re. abraço aos 4 vereador que zela pelos seus nomes .os 11 pode esperar quem bate esquece mas quem apanha nao ate aproxima eleiçao a pchebella vem ai.
Todo mundo lembra o que foi feito com os negros, mas esquecem o que foi feito com os europeus, esses também foram explorados e ninguém se lembra, também teve os seringueiros, mostrado pela mídia na mini - série amazonas, que retratou bem o tratamento que eles recebiam, se for fazer feriado pra um teriam que fazer pra todos e ninguém iria trabalhar, a exploração persiste até hoje, quantas crianças que são exploradas sexualmente ou em qualquer outro trabalho, muito bonito colocar um feriado desses enquanto a escravidão continua no país, porque não combater a escravidão primeiro.
Não temos dívida nenhuma para pagar em decorrência da escravidão. Quem impôs a escravidão ao Brasil foram os colonizadores portugueses. A escravidão acabou durante o Império, sendo que há muito tempo estamos em outro regime político. O que descendentes de italianos, japoneses, alemães, ucranianos, russos, suiços, etc, etc, têm de responsabilidade com a escravidão? Lembremo-nos que os conterrâneos dos escravos que vieram para cá têm grande responsabilidade pelos escravidão, já que eles aprisionavam seus irmãos e os vendiam para os europeus. Ou alguém pensa que os portugueses saiam Africa adentro caçando escravos?!
Temos dívidas a pagar com os pobres deste país, pois deixamos chegar a um nível de disparidade social absurdo, mas não temos dívida nenhuma com ninguém em função de sua raça ou descendência.
Anônimo das 10;01,
A sociedade brasileira, de modo geral, tem uma dívida com os negros decorrente da escravização a que estes foram submetidos por três séculos. Mas, ninguém está cobrando isso agora, afinal de contas essa dívida, que além da exploração desumana da força de trabalho, inclui estupros e todas essas barbaridades que você pode imaginar, nunca poderá ser paga. O que é necessário que seja implantado urgentemente são as políticas públicas que provam a igualdade e corrijam essas distorções, em grande parte herdadas do passado escravocrata, que fazem com que os descendentes de africanos apareçam em todas as estatísticas como os menos favorecidos.
Os negros são os mais pobres, por causa do racismo.
Jairo, esqueça esse fulano aí. Acho até que ele não é racista de verdade. Está em horário de serviço e os seus senhores, esses sim verdadeiros racistas pela sua origem social, encomendaram esse trabalho sujo.
Anônimo das 12:35, quer dizer que vc acredita que uma pessoa é racista em decorrência de sua origem social?! Será que existe algo mais ignorante e preconceituoso do que isto?! Então na sua modestícima opinião se um indivíduo nasce em família abastada, já nasceu racista?!
Seu problema é de inveja, não de preconceito. Vai trabalhar, vagabundo!!
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.