19.3.09

Novo caso de criança mutilada em ATI

O representante de uma banca de advocacia de São José do Rio Preto está em Maringá colhendo informações do caso que envolveu Rhannie Lucas, de 8 anos, que teve pedaço do dedo decepado por um equipamento de ATI (Academia da Terceira Idade), no Jardim Alvorada, no último dia 25. Os dados vão ajudar num caso semelhante ocorrido também em fevereiro passado naquela cidade paulista, e também com uma criança de 8 anos, que teve pedaços de dois dedos da mão direita mutilados por um equipamento de ATI, produzido pela empresa Ziober, de Maringá. O fato virou notícia nacional na Record, no mês passado. O advogado Ednir Aparecido Vieira diz que constatou que aparelhos feitos por outra empresa (em Santa Fé do Sul, SP) não trazem os mesmos riscos, que existem para qualquer pessoa. "Alguém que levou uma martelada no dedo deve imaginar a dor que as crianças não sentiram", observa.
Em Maringá, o escritório de advocacia vai levantar informações sobre o acidente envolvendo a criança do Alvorada, especialmente se o equipamento foi o mesmo que causou mutilação na criança de São José do Rio Preto. Nos levantamentos preliminares sobre o risco das academias ao ar livre, ele diz ter percebido que é necessária a presença de monitor nesses locais, pois muitas vezes não há instruções sobre o correto uso dos equipamentos. Ele cita um dos princípios científicos da educação física, a individualidade biológica, como justificativa para a necessidade da orientação de uso das academias.

24 pitacos:

Anônimo,  16:39  

Pronto, agora as ATIs vão ter que ter monitor 24 horas por dia, era só o que faltava.
Manda os pais irreponsáveis que deixam crianças crincarem onde não devem, pra escola pra aprenderem algo sobre responsabilidade.

Anônimo,  16:57  

Se não me engano, ATI significa Academia da Terceira Idade, não é mesmo?!
Se os pais deixam as crianças "brincarem" nos aparelhos, de quem é a resposabilidade??

Talvez as bicicletas também devam vir com manual de instruções daqui para a frente, pois eu mesmo tive vários acidentes com esse veículo quando criança...Pena que não encontrei um advogado esperto...

Só rindo p/ não chorar!!!!

Anônimo,  16:58  

ATI = Academia da Terceira Idade ou seja concordo com o anonimo das 16:39

Anônimo,  16:58  

Concordo com o comentário 16:39
Pelo que consta a mãe estava no NIS III e o menino estava na ATI.
Devia estar perto do menino, ou não deixá-lo sozinho brincando.
Além do mais a ATI é para pessoas idosas.

Anônimo,  17:01  

Temos políticos que vivem viajando pelo mundo, e presume-se então que sejam pessoas cultas, com experiências diversas nas áreas de educação, cultura, turismo e saúde, além de muitos outros seguimentos, mas acreditar que vai resolver os problemas de saúde dos idosos e de quem quer que seja, destribuindo por toda cidade aparelhos de ferro e aço para pessoas que estão em busca de resolver os problemas, que a saúde pública de Maringá está longe de solucionar, só pode criar outros problemas mais graves, atingindo as crianças que vêem naqueles "brinquedos" um atrativo que hoje não se encontra facilmente na melosa cidade canção.
Bertold

Anônimo,  17:02  

Idosos e crianças têm muito em comum. O risco, portanto, é para todos.

Anônimo,  17:22  

Eu tenho um filho de oito anos, ele nunca foi sózinho a uma ATI. Por isso nunca vai ter um acidente em uma ATI.
Agora querer jogar a culpa na empresa, ou prefeitura, isso é coisa de gente sem vergonha, mau caráter e no minimo criminosa.
Ronaldo

Anônimo,  17:28  

Hoje no Jornal da Globo, 1/2 dia, apareceu uma ATI de GUARAPUAVA (acho que o Silvio ficou com o maior ciúme, pois lá é a 1ª, enquanto que aqui...), com todoas as condições que deveria haver nesses equipamentos, inclusive e principalmente, ORIENTADORES...

Anônimo,  17:45  

Já pensou se cada um que levar uma martelada no dedo entrar com um processo contra a fábrica de martelos e a loja que vende martelos?x

Anônimo,  18:09  

Ah vc anonimo da 17:02, o risco sim é para todos, mas as crianças deveriam ser observadas e cuidadas pelos seus respectivos pais, e nao é isto que ocorre, eles deixam as crianças fazer o que quiser, ao invés de impor ordem e explicar que ali nao é lugar pra elas, ao invés de levarem as crianças na ATI, pq os pais nao levam elas em um parkinho???
Ai acontece acidentes e os pais desesperados (irresponsaveis) procuram logo um terceiro pra colocar a culpa...
Me polpe viu...

hugo 18:43  

È imprescíndivel a presença de um professor de educação física, seja em academias particulares ou públicas, como o caso da ATI, seja para orientar as atividades físicas, seja para fiscalizar a utilização indevida dos aparelhos _ incluindo o impedimento de indivíduos não aptos. Ao contrário, estaremos oferecendo riscos físicos, oriundos de exercícios não feitos corretamente ou pelo uso dos equipamentos por individuos aos quais não são destinados.

Anônimo,  20:23  

O pessoal adepto da política "MAMÃE NÃO GOSTA PAPAI NÃO QUER", já veste logo a carapulça, mas tenham calma, ninguem aqui está procurando culpado pelo acidente previsto que vem acontecendo com as crianças nas ATIs de Maringá, os acontecimentos são muito mais sérios do que uma simples pinima política, afinal de contas estamos falando das nossas crianças que se encantam com os aparelhos, que por sua vêz, são realmente midiáticos, mas são estáticos, frios e inrracionais, decepam qualquer um que se meter a besta a querer chegar em algum lugar paradísiaco de primeiro mundo pedalando, pedalando, sem investir em seres humanos áptos a pensarem e auxiliarem os usuários que na verdade são os verdadeiros patrocinadores desse espetáculo e o mesmo se estende à educação pública, com escolas vigiadas, censsuradas com este sistema ditatorial de escolha de diretores, onde o professor é um mero serviçal dessa ditadura neo-coronelista. Os professores são na verdade ATIs humanas, sem orientação, e me desculpem se não pude falar o que lhe convém, não houve intenção de querer ferir ninguém.
Bertold

Anônimo,  20:26  

Incrivel, aparelhos para idosos ou adultos e crianças se machucando, vamos e convenhamos, criança é pra ser cuidada por quem a fez, não o poder publico, Rigon, seje coerente, ali não é parque de diversão, alias, sempre quero usar os aparelhos e tem sempre um pentelho sem pai que não deixa, como póde ? e ainda querem culpar a administração, pais irresponsaveis, isso sim.

Anônimo,  20:37  

CONSTRUA UMA PISCINA PÚBLICA, NÃO A CERQUE DE SALVA-VIDAS E PROFESSORES DE NATAÇÃO, E ACONTECERÁ O PIOR, E O MUNICÍPIO AINDA SERÁ PROCESSADO. POIS OS PAIS TAMBÉM NÃO TEEM OBRIGAÇÃO DE CONHECEREM PROFUNDAMENTE A ENGENHARIA E A MECÂNICA DE BRINQUEDINHOS SUPOSTAMENTE INOFENCIVOS.

Anônimo,  22:07  

Onde está o Conselho Regional de Educação Física????!!!!

Anônimo,  22:27  

Pois é! Sou maringaense e moro aqui em Guarapuava e por aqui todos usam a ATI, pois ela foi montada para o povo com dinheiro público e está a disposição de todo cidadão, indistintamente que seja idoso ou criança só com a diferença que aqui há zelo pelo patrimônio público, guarda municipal no parque e assistência dos órgãos públicos.
Os projetos daí de Maringá não funcionam porque em sua maioria não passam de jogadas de marketing político, depois abandonada pelos seus gestores públicos (ir)+responsáveis!

Anônimo,  22:46  

Não defender, nem atacar, mas aconteceu comigo há dois meses, vieram meus parentes de São Paulo, e perto da minha casa tem uma ATI, levei-os para conhecer, ficaram encantados, e ao mesmo tempo, passei a maior vergonha, tinha ali duas crianças de aproximadamente 10 a 11 anos de idade, na maior correria, brincaram em todos os aparelhos, tiraram até pessoas de idade para eles ocuparem, um casal que frequentava o local chamou atenção deles, quase apanharam dos moleques, isso 22 horas, é mole ou quer mais, e ainda vem esses defensores, ou seja, esses contribuintes da crescente marginalização na nossa cidade e no país.

Anônimo,  00:08  

E AS CRIANÇAS QUE NÃO TÊM PAIS, E ANDAM SOLTAS PELA CIDADE, ESTAS PODEM SER DECEPADAS?

Anônimo,  00:19  

Pô, a cczada está "solta", hem?
Estão com a corda toda!
Vão defender o ome aCim lá...

Anônimo,  08:22  

existe culpados sim...... Primeiro é o gestor municipal (Joga para o povao qualquer coisa sem explicar é facil e simples) segundo culpadop , os conselhos de classe ( educ fisica e Fisioterapia) Lembrando que esse espaço é area de lazer e segund o prefeito é area profissional tambem.... terceiro culpado a empresa que faz o equipamento quarto culpado os pais e a comunidade em geral por aceitar uma barbariedade dessas

Anônimo,  10:07  

E quem disse que ATI deve ser usado po criancas?????? esses aparelhos foram feitos para idosos e no entanto se passa peto de uma ATI tem um monte de gente usando inclusive criancas que nao deveriam estar ali... absurdo...depois o Silvio e culpado

Anônimo,  22:55  

O verdadeiro culpado é o Sunga, aquele que foi até uma ATI e esfolou a BUND......

Alisson Marques 13:38  

só tem retardado repeindo a mesma merda toda hora, "os pais não cuidam", porra cadê a responsabilidade de quem montou essa merda, "é academia para idosos" não tem como proibir as crianças de usar, eu se fosse criança também ia querer, essa merda só serve pra angariar votos, não há manutenção, nem orientação, e ainda eu mesmo já havia constatado o perigo que são esses aparelhos não só para as crianças. esses idiotas ainda ficam defendendo essa prefeitura irresponsável de maringá. vão todos à merda.

Anônimo,  22:13  

Quando foram inauguradas as ATIs, observei que os pais iam correr ao redor do parque e deixavam seus filhos brincando nas ATIs. Ligei na Ouvidoria do Municipio, solicitando uma maior fiscalização juntos aos equipamento, pois as crianças estavam utilizado as ATIs como se fosse uma parque de diversôes, tirando o lugar do pessoal da 3ª idade e demais adultos. Mas fui orientado pelo atendente que tivesse paciêcia e com educação pedisse que as crianças liberassem os brinquedos e que eles não oderiam fazer mas nada. Resumido se omitiram.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima