24.3.09

"Caráter monumental"

Mais um trecho do parecer de 2007, feito por especialistas da UEM, sobre o prédio da Estação Rodoviária Américo Dias Ferra, relatando as características da obra e sua significância cultural:

O tratamento dispensado aos beirais, projetando-os para a rua, amplia o paramento da edificação e confere à obra um caráter monumental, definida pelos seus planos de base, corpo e coroamento. A horizontalidade da edificação é reforçada pela utilização de materiais diferentes nesses planos. A base da edificação emprega tijolo à vista no revestimento das fachadas, já o corpo da edificação apresenta paredes rebocadas e pintadas, e é composto pelas aberturas dos dormitórios, que reforçam a linearidade do conjunto. O coroamento é formado pelos beirais, consoles e revestimento de madeira sob os beirais (lambris), que arrematam a edificação e a projetam para a cidade. O tratamento dos pátios internos, com vedação em elementos cerâmicos vazados, nos remete a soluções características do modernismo no Brasil.

0 pitacos:

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima