11.3.09

Morte do bebê: de quem é a culpa?

O laudo do IML confirmou que o bebê de 25 dias que morreu nesta manhã em Maringá teve traumatismo craniano; os pais, usuários de crack, estão presos, segundo nota publicada em O Globo. A morte, mais que uma drama social, é o sinal mais claro da deficiente rede de atendimento à criança e adolescente de Maringá, que piorou nos últimos tempos. A criança estaria viva se o sistema fosse competente.
Na semana passada, a família recebeu a visita do Conselho Tutelar, que constatou que a situação contrariava o Estatuto da Criança e do Adolescente e que o bebê deveria ser tirado do casal, assim como já havia acontecido com outras duas filhas. Mas o sistema falhou, na demora, na burocracia, talvez na falta de se gostar do ofício. O Ministério Público, que hoje à tarde reuniu-se com os órgãos e programas que integram a rede, havia solicitado providências por cinco vezes. Pelo que se apurou, a falha deu-se principalmente pelo que se poderia chamar de omissão do Conselho Tutelar da Zona Sul.
Pela quantidade de crianças no vício e no tráfico que Maringá infelizmente hoje abriga percebe-se que efetivamente pouco é feito. Nem parece que temos autoridades que já estiveram atuação na área. O poder público vai esperar mais uma morte antes de tentar fazer o sistema funcionar?

5 pitacos:

Anônimo,  20:44  

O velho sistema burocrático e omisso.
Deveriam ser mais atuantes, mais fiscalizadores.
Faltam ser mais humanos.
É triste, é a realidade.
Falta de compromisso por parte dos fiscalizadores, desestruturação da família por causa das drogas, descaso, uma mistura fatal, que está virando 'rotina'.
Culpados?
Talvez todos, talvez ninguém. Que pese a culpa na cabeça de quem achar que é responsável...

Anônimo,  21:39  

Foi uma fatalidade. A mãe chapada no crack matou a criança que não parava de chorar de fome, podem esperar pra ver que foi isso aí.
Agora, o pitaco de cima fez uma questão importante. A culpa é de todos nós?
Você aí que dá esmola pra esses vagabundos fumarem crack é culpado.
Você aí que votou nesses conselheiros amadores semi-analfabetos é culpado.
Você aí policial que faz vista grossa pros traficantes do Centro é culpado.
Você aí prefeito que estrutura mal seus funcionários, deixa o Conselho sem expediente, é culpado.
Você aí que votou no ómi de novo, é culpado.

Vou falar outra coisa, quando alguém morre tudo vem à tona, mas ninguém faz nada, a poeira abaixa e todo mundo esquece. O poder público é falho sim, e a sociedade é conivente. Somos todos culpados.

Anônimo,  01:28  

Concordo quase plenamente com o anonimo das 21:39... A morte desse inocente constará em nosso curriculo sim. Se tivermos consciencia nao vamos dormir por anos...
Maria Newnum

Anônimo,  06:32  

um conselheiro ao invés de cuidar das crianças deixou de lado o bravin que o ajudou se eleger conselheiro e ganhando do conselho tutelar ficou fazendo campanha pro evandro junior, o pastor celio ao invés de cuidar das crianças se licenciou e foi ser candidato a vereador e com a cara carrancuda fez uma mereca de votos.
ate quando esses individuos vão ficar usando o conselho tutelar pra se promoverem ?

Anônimo,  09:38  

A culpa é nossa! Claro. Mas não só nossa aqui de Maringá. É nossa da humanidade.

Em respeito ao direito de não se ter o corpo violado, temos a morte de uma criança. Se castramos cachorros para que não aumente sua população, por que não castramos animais homens para que sua população também não aumente? Vamos ajudar Darwin. E assim garantimos que não venham mais crianças assim ao mundo para sofrer e se drogar.

Hoje eles serão culpados por maus tratos, mas amanhã ao sairem, irão novamente se drogar e copular e voltar a fazer filhos... e estas crianças se não morrerem de inanição irão estar abandonadas em algum orfanato a espera de adoção que pode nunca vir.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima