Jornalismo cultural
Alunos do 3º ano de Jornalismo do Cesumar ouviram palestra de Andye Iore sobre Jornalismo Culturale planejam fazer um jornal para disciplina da professora Cibele Abdo sobre Jornalismo Especializado. Também participou o organizador da festa de rock Sonic Flower Club, Flávio Silva.
Os alunos queriam saber sobre as possibilidades de se manter no mercado um jornal sobre a cultura local, quais seraim as pautas, como viabilizar economicamente a publicação, quais as dificuldades, entre outros aspectos. Andye fez o primeiro fanzine de Maringá (The Wild Side, 1991), montou o primeiro blog de opinião da cidade (Factorama, 2003), é repórter do Caderno de Cultura do jornal O Diário e tem um projeto sobre videocast cultural no blog Zombilly.
7 pitacos:
Eu gosto muito de Rockabilly, e sei que o Andye também gosta, mas o que seria o Zumbilly e qual a diferença? Maringá já tem banda de Rockabilly?
Carlão
e o Andye tb participou da última edição do Maringuaça Rockast.
Não sei porque tudo que é cultural tem que parecer um pastiche da cultura americana? Não tem nada mais pé-vermelho, mais enraizado que esta repordução ruim da cultura de outros? Fanzini, Rockabilly, Underground, etc. mostram que não somos quem gostariamos de ser, mas não mostra quem somos e nem quem podemos ser.
car foi muito chatoooo.. a te davva sonooooooooooooo
Carlão:
Zombilly é o nome da festa, a palavra une "zombie" (zumbi em inglês) e "rockabilly". Não é um estilo, se essa é a sua dúvida.
Anônimo das 13:04 :
Nem TUDO o que é cultural TEM de parecer americano. Essa é APENAS UMA iniciativa, nada nem ninguém está sugerindo que OUTRAS iniciativas não devam aparecer, inclusive as que possam ser mais caracterizadas como sendo brasileiras. Quanto a "mostram que não somos quem gostarímos de ser", diga por você, apenas, pois de minha parte (e da parte de CENTENAS de conhecidos meus, moradores e Mga ou não) posso te garantir que eu sou EXATAMENTE quem eu gosto de ser, inclusive brasileiro que ouve rock, já foi fanzineiro e participou até recentemente de um podcast. Brasileiríssimo, aliás.
Rafão, ex-Maringuaça Rockcast.
Saudade da faculdade. E da prof. Cibele! :)
É isso aí, acho muito boa a ideia!
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.