17.3.09

Clodovil

Não me lembro bem. Acho que foi em 1997 ou 1998. Clodovil esteve em Maringá na antiga boate Cinema Café, na avenida Brasil, onde hoje funciona um supermercado inaugurado recentemente. Ele veio participar do lançamento de uma feira de moda. Na época, eu entrevistei-o e fiquei impressionado com sua fineza, sua vasta cultura. Foi uma das pessoas mais cultas que entrevistei nesses meus quase 20 anos de jornalismo. Além de exímio estilista e desenhista, Clodovil falava francês, italiano e espanhol fluentemente e cantava muito bem. Embora não tenha seguido na profissão, não desafinava.
Quando cheguei para entrevistá-lo, havia dezenas de mulheres disputando a atenção dele. De adolescentes a madames de Maringá e região (havia gente de várias cidades do Paraná), todas queriam autógrafo. Ele tinha fino trato com as mulheres. Com uma caneta muito bonita. Cor de metal, deu muitos autógrafos naquela noite. Tratou todos muito bem.
Enviei a ele o jornal com a matéria, e ele retribuiu com um cartão.
Morre uma das pessoas mais cultas e inteligentes do Brasil. Polêmico, sim. Mas solícito e generoso em maior grau. Uma pena!

Donizete Oliveira, jornalista e professor em Maringá

11 pitacos:

Anônimo,  19:47  

Ele foi professor em Mandaguari.
Quem com ele estudou, tem enorme apreço
por ele.
Embora polêmico, os que o conhecem ,
dizem que é genoroso .
Cláudio - Mandaguri

Anônimo,  20:00  

Concordo plenamente com as suas palavras Rigon, o cara era culto mesmo.

Anônimo,  20:13  

Nascido em 17 de junho de 1937, em Elisário, cidade a 402 km de São Paulo, Clodovil foi adotado por um casal de origem espanhola, Domingos Hernandes e Izabel Sanches Hernandes. Não conheceu seus pais verdadeiros e estudou em colégio interno. Homossexual assumido, não casou e nem teve filhos.

Anônimo,  20:52  

Achei piada ele ser eleito para deputado, mas apesar de todas polêmicas que criou, apresentou um projeto interessante. Redução do número de Deputados para algo próximo a 250, reduzindo bastante o número de hoje, quase 600.
O projeto tem uma regra que limita a número de deputados por estado entre o mínimo de 4 e o máximo de 30.
O projeto ta engavetado, pra sempre, claro.

Quanto a cultura dele, me lembro ainda criança de sua participação no programa 8 ou 800, apresentado pelo saudoso Paulo Glacindo, eterno Odorico Paraguaçu.
Ganhou o premio máximo.

Anônimo,  23:17  

Correta sua avaliação, Oliveira. E bem acredito que, além de polido, a irreverência de Clodovil, ainda que nem sempre oportuna, colaborou muito para reduzir a hipocrisia das telas da TV brasileira...

Anônimo,  00:11  

Clodovil deixará saudades por sua elegância, sua inteligência, sua forte veia crítica e por sua coragem de nunca ter renunciado a sua orientação sexual e política. Sua goragem, muitas vezes, confundida-se com polêmica, na verdade era um esforço de não se negar como pessoa.

Às vezes era desbocado mas só com quem merecia... Sempre serei fã do CLO... E se ele estivesse vivo possivelmente diria: "Não preciso de Fãs, eu me basto..."

Um Beijo CLO

Maria Newnum

Anônimo,  07:15  

Ontém no jornal da globo, o Presidente do Senado José Sarney, pediu a exclusão imediata de 138 cargos de confiança do Senado, isso vai ser vigorar também em todo o Brasil, ta chegando a hora Barros. cc bye bye

Anônimo,  13:24  

um gentleman brasileiro

Anônimo,  13:45  

que cor é mesmo essa cor metal?? será cor de bronze cor de prata, cor de ouro ou cor de aço...qual será o metal?

clodo nò morreu, virou purpurina

Anônimo,  16:21  

Plenamente c/ vc. brasileiro de índole e carater. Fui entrevistado por ele na extinta TV Manchete, na ocasião brindei c/ um cartazete de um filme de s/ preferencia ("Em Algum Lugar do Passado")em contrapartida recebi uma "rosa" desenhado e autografadi. Lembranças!
More

Anônimo,  21:42  

Caro amigo Donizete ...espero que entenda,respeito seu trabalho,sua admiração pelo CLO..mas uma pergunta ..apenas uma ,que o Finado fez de bom para a população? que conselho ele admitiu para seguir mos? que aproveitamento eu meu filho , minha mãe teve com o CLO ? ....deculpa amigo mas seria melhor vc guardar com vc sua admiração ,seu entrevistado..o governador do estado seria bem mais proveitoso .

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima