Assaltante e ladrão
Citado num artigo sobre Madoff e sua “carreira”, do escritor Tomás Eloy Martinez, e reproduzido pelo ex-blog de Cesar Maia:
Em Nova York, o rabino David Gaffner disse: “O Talmud estabelece uma distinção clara entre um assaltante e um ladrão. O assaltante se apresenta com uma arma e ataca. Por outro lado, o ladrão se introduz furtivamente na casa de um semelhante para roubar-lhe. Segundo a visão judia, o ladrão é mais depreciável, porque com seu sigilo pretende enganar a Deus”.
6 pitacos:
Se pelo menos as religioes servissem como base para discutir ética e justiça, mas quanto mais conhecemos como funcionam, menos valor e confiança parecem merecer. Tanto quanto times, partidos, agremiaçoes de classe, de raça ou de cultura, religioes tem favorecido a exclusao, a guerra e a morte.
Interessante. É uma das razoes que me leva a considerar politicos ladroes mais criminosos que bandidos assaltantes, mesmo que estes ameacem diretamente a vida. Os políticos ladroes parecem menos perigosos porque nao matam diretamente a quem assaltam, mas é um erro pensar assim. Políticos que roubam o erário público matam em série porque nao apenas subtraem o tempo de vida dedicado à produçao da riqueza transformada em impostos, mas também impedem o benefício da prevençao e do tratamento dos sistema publico de saúde, além de outros serviços que influem sobre a vida dos contribuintes como a educaçao, o transporte, a moradia, o lazer, o meio-ambiente, etc. Se a corrupçao mata indiretamente e eficazmente transferindo o tempo e a qualidade de vida de muitos para maos de poucos, é a impunidade quem consolida esta ordem aumentando a desigualdade e cristalizando a ordem social injusta.
Mas que ladrão filho da puta é este que vai roubar Deus? Faz como o xx, rouba os cofres públicos e pronto. Ninguém vai atrás e ainda viaja para o exterior com tudo pago. Mas tem que ser Deus? Isto já é mania de grandeza. Nem o xo pensou nesta. O coitado se contenta em entrar furtivamente em Londrina, achando que está abafando, só porque tem planos de vender o Lago Igapó.
Eu gostaria de saber o seguinte: primeiro, o que um ladrão vai roubar de Deus? segundo, onde é que vai gastar se Deus é imponderável? E, para concluir, é uma grande roubada (perdão do trocadilho), roubar Deus. Vai enfurecer o Todo Poderoso (o que não é bom negócio) e ganhar inimizade do demônio (que também não é bom negócio, aliás o demônio é o tipo de sujeito que inimizade com ele é ruim e amizade pior ainda). O demônio não quer concorrente.
Esse tal mudo aí tá de cascata.
ele deve saber o q fala.
esse Madoff é judeu.
Os rabinos possuem muita experiência e entende bem deste ramo.
Só esqueceu de dizer em qual grupo está aquele mundialmente famoso rabino brasileiro!
E o rabino que foi condenado no EUA por abusar sexualmente da própria filha? Tem também o rabino Henry Sobel, um dos mais respeitados líderes religiosos do Brasil e que foi preso roubando gravatas. Esta é a justiça de Israel?
Postar um comentário
Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.