5.2.09

Sobre os feriados

A polêmica criação do feriado da Consciência Negra é tema de artigo didático de Rábula do Setentrião. Ele comenta tamb ém que outro feriado quem tem gerado polêmica é o do aniversário da cidade. "Não há na legislação federal que ampare essa prática, a não ser no caso dos municípios centenários. Muitos municípios adotam a prática do ponto facultativo (através de decreto municipal), como é o caso de Curitiba. Outros não o colocam nem como feriado e nem como ponto facultativo. Em Maringá, o dia 10 de maio tem sido comemorado como o aniversário da cidade (historicamente a data é incorreta) por meio de um feriado".
Na íntegra.

2 pitacos:

Anônimo,  12:06  

O Ministério Público deveria aproveitar a oportunidade e entrar com uma ação contra os dois feriados ilegais: aniversário de Maringá e este último.
Feriado do "Dia da Consciência Negra" é discriminatório e racista. Se fosse criado um feriado como "Dia da Igualdade Entre Todos os Povos" eu até entenderia.
Não aceito o argumento de que o dia se justifica pela grande participação dos negros na formação cultural e étnica do Brasil, pois os nativos locais, os indígenas, também tiveram participação igual ou superior e não tem um feriado. Também têm grande participação na formação cultural e etnica do Brasil atual as grandes levas migratórias do dos séculos XIX e XX e ninguém dedica um feriado aos imigrantes.

Anônimo,  12:08  

Gostaria que alguém me explicasse, seriamente, porque os movimentos negros consideram os mulatos como parte da raça negra, se tecnicamente eles são frutos da miscigenação entre duas raças, branca e negra. Um mulato também é integrante da raça branca. Ou não?!

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima