17.2.09

Primeiro poder

De Décio Pialarissi, da SER/OSM, a Gilmar Ferreira, da Rede de Rádios, sobre a declaração do vereador Wellington Andrade (PRP), que disse que as entidades queriam ser o quarto poder na cidade:
-Se, na medida em que o poder emana do povo e em nome dele deve ser exercido, e o Observatório [Social de Maringá] é parte dessa sociedade, o Observatório faz parte como um poder da sociedade, que antecede inclusive aos poderes estabelecidos [Executivo, Legislativo e Judiciário]. Isso não quer dizer de maneira nenhuma que o Observatório vai dizer ao vereador a maneira que ele deve votar.

11 pitacos:

Anônimo,  16:54  

Senhor Pialassari:
O que está instalado na República brasileira é a democracia representativa. A sociedade antecede sim aos poderes mas os constituem no voto.
A função de fiscalizar compete aos Tribunais de Contas e se estão sendo permitidas irregularidades sáo estas instituições que o senhor e a tal associacação deve questionar.
A não ser que prefiram expor os vereadores ao ridículo de ficarem sob observação dos representantes desta associação cuja origem e manutenção é nebulosa.

Anônimo,  16:56  

Prossegindo...
Vamos fazer uma analogia. Se o fiscal da laranja não está fazendo bem seu trabalho, a culpa não é da laranja.

Anônimo,  16:58  

Prosseguindo...
Peitar o Tribunal de Contas é um pouco mais difícil, eu sei. É preciso coragem.
Por isso, senhor décio,..coragem...ataque o que deve ser atacado... investigue nepotismo, favorecimentos escusos no TC.
Aí sim, o senhor e esta sua associação estará fazendo um bom trabalho...

Anônimo,  17:00  

Investigue também o eventual enriquecimento ilícitos de fiscais tributários, estaduais e federais, que também tratam de dinheiro público.
De repente o senhor consegue achar 1 ou tz 2 fiscais cujo patrimonio seja incompatível com o salário.
Teria peito para isto? Ou é melhor sapatear e saracotiar em cima da Câmara?

Anônimo,  17:04  

...que antecede inclusive aos poderes estabelecidos [Executivo, Legislativo e Judiciário]. - Decio Pelissari

GOSTARIA MUITO, MAS MUITO MESMO DE SABER, QUAL A AÇÃO DA TAL ASSOCIAÇÃO COMPOSTA POR AMIGOS DO SENHOR DÉCIO QUE TENHAM TIDO COMO ALVO O PODER EXECUTIVO E E JUDICIÁRIO.
UMAZINHA SÓ.....

Anônimo,  17:26  

Interessante que Pialarissi tenha respondido apenas ao vereador Andrade.
Marly chamou a atenção para a falta de ética do SER que não corrigiu informações erradas divulgadas por eles.
John pediu que se interessassem por empresas que sonegam e ficou sem resposta.
Só responde o que interessa!
Aonde está a ética?

Anônimo,  17:43  

Se o SER e o Observatório Social de Maringá são de uma só organização, a ação do SER fica sob fortíssima supeita pelo simples fato de que o tal OSM indica um Secretário para a Prefeitura.
Simples...

Anônimo,  18:10  

Parabén ao SER pelo trabalho, feito com tanto denodo e lisura.
Quero também, de forma voluntária, contribuir com esta importante e ímpia organização não ogvernamental, sugerindo que se investigue a existência de empresa em paraíso fiscal com o suposto envolvimento do sr. Ariovaldo Costa Paulo.
Outro assunto interessante é o rápido crescimento de uma instituição de ensino particular em Maringáx.

Anônimo,  21:44  

Ao anônimo das 16:54,
Apesar de suas ponderações estarem corretas, um pequeno reparo se faz necessário. O papel de fiscalizar os atos do poder executivo é do poder legislativo. Esse poder pode se valer de um órgão técnico auxiliar, o tribunal de contas, para os auxiliarem nessa tarefa.
Contudo, quem primeiro deve exercer essa fiscalização é o controle interno de cada poder, superentendida ou coordenada pelos órgãos de contabilidade cf Art. 84 da Lei 4320/64, dentre outros quediz: Ressalvada a competência do Tribunal de Contas ou órgão equivalente, a tomada de contas dos agentes responsáveis por bens ou dinheiros públicos será realizada ou superintendida pelos serviços de contabilidade.
Isso não invalida nem impede quem quer que seja de se inteirar sobre o que acontece nos serviços públicos respeitados os casos de sigilo.
Ivan

Anônimo,  07:48  

Ao 21 e 54
Trouxe luz discussão o seu comentário inclusive acrescendo que ... será realizada ou superintendida pelos serviços de contabilidade.
Carece de esclarecimento este posicionamento. Seria então a tal entidade um serviço de contabilidade?
Se assim não for, esclareço que os indícios de corrupção e enriquecimento ilícito são tantos e já de domínio público, sendo que os TC do Pr não desaprovou NENHUMA conta da nossa Casa de Leis.
Suponho então, que o TC esteja errando.
Sendo assim, o tal SER poderia mandar seus associados acompanhar as sessões do TC e triupudiá-los.
Seria ótimo.

Anônimo,  13:57  

Putz, o cara deve ter ficado uns 20 minutos pra escrever essa resposta e, ainda assim fez besteira... tanto na gramática quanto no direito.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima