10.2.09

Pichação no muro do Gastão Vidigal


O muro da entrada do Colégio Estadual Gastão Vidigal, de Maringá, foi pichado na madrugada de domingo. O texto, que contem erros de concordância possivelmente propositais, repete a famosa frase sobre a educação brasileira: o governo finge que investe, os professores fingem que ensinam e os alunos fingem que aprendem.
É o segundo protesto em forma de pichação que acontece nas imediações. Dias antes havia sido o velódromo da Vila Olímpica, ainda inconclusa.

(Foto Fernando Delabio)

28 pitacos:

Anônimo,  09:05  

e a gente finge que isso é um protesto, não um ato de puro vandalismo

Anônimo,  09:30  

Pelos erros de concordância "os alunos FINGE" dá para ver que foi escrito mesmo por um vânda-lo estúpido...

Anônimo,  09:43  

Rigon, eles acham que é bonito e se verem que repercutiu, vão continuar. Pior, isso pode até incentivar outros. Acho que um post assim não deveria ser mostrado. Não dessa forma.

Apenas opinião minha.

Anônimo,  09:56  

RIGON, EM 1997 TIVE O PRAZER DE IR A FAXINAL DO CEU, E LA CONHECI UM PROFESSOR DE GEOGRAFIA DE GUARAPUAVA. NESTE ANO ELE JA COMENTOU O SEGUINTE.
O SALARIO DE FOME QUE EU RECEBO POR 2 PADROES NO ESTADO E A MORDOMIA Q O ESTADO DA PARA OS ALUNOS ONDE SOMOS OBRIGADOS A APROVAR ALUNOS COM MEDIA ANUAL 4,5 EM VARIAS MATERIAS SOMENTE PARA ALCANÇAR INDICE VAI LEVAR A EDUCAÇÃO A UM NIVEL ONDE HAVERA ALUNOS ANALFABETOS SAINDO PARA FAZER VESTIBULAR (O QUE SE COMPROVA HOJE). ASSIM ESTA FRASE NO MURO DO GASTAO FOI DITA DA MESMA FORMA EM 1997 POR ESTE PROFESSOR. E ACREDITE RIGON A VERDADE É MUITO MAIS CRUEL DO QUE ESTA SIMPLES FRASE, POIS SE VOCE PROCURAR VAI ENCONTRAR UMA TESE DE MESTRADO COM O TEMA " ESCOLA AS CRIANÇAS QUE OS PAIS NAO QUEREM EM CASA E O GOVERNO NAO QUER NA RUA " HJ A ESCOLA É UM DEPOSITO DE CRIANÇAS, E ACREDITE EU SEI OQUE ESTOU FALANDO.
PROF. RAIMUNDO.

Anônimo,  10:05  

Esses erros não são propositais não... são reais.

Julio 10:34  

Bem eu estudei em escola pública e sei na pele a revolta que estes alunos sentem... dos 40 alunos da minha classe eu fui o unico a entrar em uma universidade pública... o resto foi tudo para privadas e sabe-se la se hj estao formados... o descaso para com educaçao no pais é absurdo... Rigon recomendo que vc faça uma matéria sobre o PSS.... processo seletivo do governo do estado... vc vai entender um pouco pq a educaçao é tao ruim...

Anônimo,  11:11  

Mesmo fazendo passar sem ter aprendido, a taxa de evasao escolar continua altissima. Se a proposta era evitar o trauma da reprovacao e a evasao, os resultados provam que a estrategia do "passa todo mundo" mima e estraga a juventude.
Estes porcos de espirito nao tem mais desafios. Vao trepar por ai sem camisinha, pichar, surfar de trem, skatear, bicicrotear, rachar... rebeldes sem causa. Nao tem nenhuma proposta. Bebem e se esborracham, quando nao e a policia de marionetes que lhes esborracha no mais alto espirito democratico, com o consentimento dos pais, dentro da lei.
Nada contra o Pink Floyd, mas se os professores deixam as criancolas em paz, elas nao crescem, nao aprendem nada, nem mesmo a fazer uma musica que preste. Ainda ouvimos Another Brick in the Wall, mas a melhor critica que apareceu depois foi Teen Sprit, e ja tivemos dois andarilhos incendiados por esta meninada mimada.
Vigiar e punir, nao sei. Mas vigiar e ensinar, aposto que sim, antes cedo que tarde demais.

Anônimo,  11:28  

Ei Gastão Vidigal.

Anônimo,  11:43  

Para quase anonimo das 09:56h prof. Raimundo. Conheço bem o drama de uma sala de aula, e quanto ao deposito é apenas procurar nas escolas onde vamos encontrar salas de aula projetada para 35 a 40 alunos com 50 alunos em media. Professor dando aula sem distancia entre quadro e carteira de aluno, uma vergonha, professores espancados etc. Sou professor para 30 anos de magisterio e a 10 anos ser professor para mim é bico, pois trabalho em outros setores onde encontro muito mais respeito com meu titulo de q professor do que na escola. O diretores, sem culpa é logico, sao cordeirinhos do estado, ficam no conselho de classe fazendo pressao para passar de ano alunos como esse que "pixou" o muro. Saber porque Rigon... pois o colegio tem que alcançar o indice do ideb para receber verbas. Tem muita sacanagem na educaçao é so procurar.

Anônimo,  11:54  

Já ouvir falar que tem PM tendo que multar pra cumprir a cota.

Agora, professor tendo que mascarar notas de alunos burros pra escola receber verbas federais.

Sacanagem??? Isso é putaria!!!

Anônimo,  11:55  

Quando vis os escritos na pista de bicicleta da vila olímpica, queis tirar uma foto, mas não estava com nada para fazer isso. apagaram os escritos. Hoje tornei a vê-los: "eles apagam mas o cheiro continua, maringá fede barros" era isso que estava escrito, e também tinha um "nóvamos mudar isso" na edificação que fica no centro da pista.

Anônimo,  13:25  

Rigon poucas materia me chamaram tanta atençao como esta sobre a educaçao, e como diz o anonimo das 11:54h, sacanagem mesmo, para seu conhecimento o estado decletou que o sistema de nota do computador o tal PARANA DIGITAL, nao aceitará automaticamente nota inferior a 3,5 no sistema, esta é a nota minima que uma aluno pode tirar, e todo aluno que tiver nota inferior a 6,0 o professor sera acompanhado de perto pelo nucleo regional de ensino. Qualquer um pode perguntar para um alnuo na entrada de escola, me mostra um aluno que voce nao acredita que passou de ano. Logo voce receberá varias informaçoes. O Brasil é pura sacanagem. Tem muita sujeira atrás dos muro da educação. PRECISO FALAR SOBRE O TRAFICO, ALCOLISMO, PROSTITUIÇAO ETC...

Anônimo,  13:52  

A educacao no Brasil é critica e nao presta! Lamento pelas criancas que estudam em escolas publicas...

Anônimo,  14:10  

é isso ai, esta demorando para o povo desse país deixar de ser cordeiro, dessa cambada de politicos inescrupulosos.

Anônimo,  14:47  

Eu estudei todo o ensino fundamental e médio em escola pública e é realmente complicado p/ quem tem interesse e quer aprender, pois você soma falta de vontade de muitos professores professores de dar aula + a vontade de muitos alunos de não assistir aula, já sabem o resultado.
Detalhe: Segunda começaram as aulas e várias turmas já começaram com o pé direito... e o esquerdo tbm, fora da sala de aula por falta de professor.
Esse é o ensino de qualidade que é garantido para todos os brasileiros.

Anônimo,  15:47  

Se foi docente ou discente que escreveu, não é fingimento, não. A julgar pelos erros...

Anônimo,  16:45  

E A EDUCAÇAO EM MARINGA. VAI BEM MAL SIM SENHOR VAI BEM MAL SIM SENHOR MESMO. TRISTE MAS É VERDADAE... O QUE ESTAO FAZENDO COM A EDUCAÇAO É UMA VERGONHA, UM CASO DE POLICIA... MAS NAO EM GEITO... A ESPERANÇA E VE SE DEUS PUNE ESSAS PESSOAS QUE BRINCAM DE FAZER EDUCAÇAO PUBLICA.. NE DONA MARCIA E EQUIPE

Anônimo,  17:34  

Assim também caminha a humanidade...

Anônimo,  17:35  

A esperança é a ultima que morde.

Anônimo,  22:21  

Ano passado assistindo uma aula sobre a ditadura militar no cursinho, fiquei pensativo, me questionei: "O que está acontecendo com os jovens? Antes saiam às ruas, protestavam, lutavam pelo que acreditavam, enquanto hj estão todos muito bem acomodados em suas casas assistindo malhação sem nenhuma perspectiva de futuro... que diabos está havendo?" e quando vi esta pixação na segunda pela manhã, depois do susto desse maravilhoso português, pensei novamente: "Que diabos está havendo?", e cheguei a uma conclusão, o que está acontecendo é o óbvio, quase ninguém está realmente interessado em de fato fazer as coisas mudarem muitos gostam de reclamar e falar mal do ensino, mas poucos, muito poucos alunos e professores lutam por essa melhora tão sonhada do ensino e as entidades estudantis da cidade, sem comentários.

Anônimo,  00:10  

Um português bom os Barros já têm, e mesmo assim a educação pública de Maringá está no cercadinho da ignorância, agora, se expressar assim numa sociedade onde um grupo saqueia a cidade, manipula a câmara para votar aumento de salários para os CCs, que na verdade são cabos eleitorais, e ainda aumentou o número de contratados, enquanto a prefeitura já tem funcionários suficientes, que no fim vão acabar fazendo o trabalho pra esses folgados, folgados porque não estão ali para trabalhar pela cidade, mas sim para receber o pagamento ainda da campanha passada, e já se preparando pra próxima, emquanto os concursados não tem a minima perspectiva de aumento de salário. Diante disso, os jornais, as TVs, os rádios e outros veículos de comunicação só dão éco aos intereses desse grupo, salvo alguns outros, incluindo este blog aqui, que dá vóz a quem a grande midea pretére.E tem outras coisas como as planílhas da TCCC e etc. E aí entra a pixação, como uma autêntica manifestação dos excluidos. NINGUÉM CONSEGUE CALAR UM POVO O TEMPO TODO.

Anônimo,  01:49  

concordo com o primeiro post da andrea "e a gente finge que isso é um protesto, não um ato de puro vandalismo"...
Desconta aí tambem os hormonios da adolescencia...
e discordo que os professores das escolas publicas paranaenses nao tenham uma boa formaçao, ao contrario. É muito facil botar a culpa em uma figurinha empirica individual, quando a crise é da sociedade ...
qual será o ou os motivos da educacao publica hoje nao ser tao boa como a de antigamente?
será que os professores nao se preparam? sera que nossas universidades nao preparam os professores? sera que o gov nao investe? sera mais de uma variável?
É mais facil criticar do que refletir sobre o problema, quando o problema envolve toda a sociedade e os alunos/professores/escolas/governo fazem parte desse todo.
E friso que nao sou professora do ensino medio e fundamental, mas ja trabalhei com a referida classe e a mesma tem um nivel de excelencia e uma grande maioria, é bastante crítica . malhar é muito facil.
quero ver sugestoes para resolver!
R.

Anônimo,  16:25  

ENTÃO, QUAL A SUA SUGESTÃO?

Anônimo,  18:22  

"E friso que nao sou professora do ensino medio e fundamental, mas ja trabalhei com a referida classe e a mesma tem um nivel de excelencia e uma grande maioria, é bastante crítica"

Só se for perante outros da classe, pois a realidade na sala de aula não é bem essa, pois é meio estranho, com professores tão bons como explicar uma educação tão ruim?

Anônimo,  21:01  

COMO EM TODO SEGUIMENTO TEM PROFICIONAIS BONS E RUINS. INCINERAR, TRANCAR EM CÂMARA DE GÁS NÃO VAI RESOLVER, SÓ VAI REPETIR UM EVENTO QUE ACONTECEU NA HISTÓRIA, PORQUE ALGUÉM QUERIA CRIAR UMA RAÇA PURA DE PROFESSORES.

Anônimo,  00:17  

"INCINERAR, TRANCAR EM CÂMARA DE GÁS NÃO VAI RESOLVER"

Realmente, apesar de muitos merecerem, não resolverá o problema, mas se o governo investir em condições p/ professores trabalhar, professores se interessarem e governo cobrar atualização constante (mestrados, doutorados, cursos etc) e as aulas serem mais dinâmicas p/ os alunos poder aprender e não simplesmente passar de ano, com certeza resolve... na finlândia resolveu, pq aqui não resolveria? Ou será que só estamos interessados em futebol, carnaval e praia? Acho interessante que os bons exemplo quase ngm compara com o Brasil como algo perfeitamente possível, mas os maus quase td mundo compara, por exemplo, muitos dizem: "Nossa, se até os EUA quebraram, quem é o Brasil p/ não quebra?", quase ngm diz: "Nossa, se a Finlândia, aquele paizinho que é puro gelo e até 30~40 anos atrás não era nada, mas é claro que o Brasil esse pais enorme e maravilhoso conseguirá!"... pq será?
Pessoas inteligentes do Brasil... uni-vos pela salvação da educação neste país!

erick,  21:24  

quando tem algo errado todos colocam a culpa diretamente no governo, o gastão tem sim professores excelentes, mas so que grande parte deles não estão nem aí se o aluno aprende ou não, tem ate um que falta para ir ao Paraguai, existe aluno mal educado, existe falta de investimento, mas o professor não aproveita o que tem, aí fica difícil tem até os que dizem "se vocês aprenderem ou não eu vou receber da mesma forma" depois esses professores dizem "a nossa profissão não é valorizada", aí eu pergunto "porque será?" se nós utilizarmos tudo o que tem, não teremos ensino de primeiro mundo, pelo menos será muito melhor que atualmente.

Anônimo,  21:04  

sistema que se foda vai chove sangue nessa porra.

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima