5.2.09

Feriado passa, apesar da Acim e do prefeito

Atualizado - Bem que o prefeito Silvio Barros II (PP)l, atendendo a Acim, tentou impedir a aprovação, em segunda discussão, do feriado da Consciência Negra, que havia passado na terça-feira. O projeto passou em segunda discussão com 12 votos.
Antes, porém, a Acim e o prefeito tentaram acabar com o feriado, através do presidente Mário Hossokawa, que apresentou uma emenda que fazia de 20 de novembro um ponto facultativo. O assessor de Igualdade Racial da administração cidadã, Ademir Félix de Jesus, passou a tarde no Legislativo tentando reverter o feriado. A emenda, porém, não passou; apenas John Alves (PMDB) e o líder do prefeito, Heine Macieira (PP) votaram a favor. Na votação do projeto original, que contou com a articulacão de Wellington Andrade (PRP), o projeto foi aprovado por 12 votos - votou contra apenas John Alves (PMDB).

21 pitacos:

Anônimo,  22:14  

Eu acho interessante essa homenagem aos irmãos negros que tanto sofreram e penaram na mão de inescrupulosos senhores feudais para ajudar a desenvolver o Brasil...

É uma justa homenagem, até porque os EUA, nosso irmão de cima, que elegeu seu primeiro presidente de origem afro-americana, e de origem muçulmana, tem o dia de Martin Lutherking, que ocorreu no dia anterior a posse do então presidente Obama...

Anônimo,  23:20  

Os vereadores de Maringá estão de parabéns por se colocarem em sintonia com as aspirações de um importante segmento da nossa sociedade.

A aprovação da lei que estabelece o Dia Nacional da Consciência Negra como feriado municipal em Maringá é mais uma conquista do Movimento Negro e das pessoas que comprometidas com uma sociedade mais justa. É mais um avanço em um país em que os negros durante mais de trezentos anos estiveram submetidos à desumana situação de escravos. A luta contra a discriminação racial, chaga que sempre marcou a sociedade brasileira, também foi responsável pela elevação de Zumbi dos Palmares da condição de fora da lei à condição de herói nacional.

Anônimo,  23:40  

Por quê não temos o feriado do dia do pioneiro ou do dia do imigrante? Esses sim fizeram Maringá. Não tenho nada contra os negros, mas convenhamos, em quê eles contribuiram para o desenvolvimento da cidade?

Anônimo,  00:13  

a discriminacao comeca com esse tipo que coisa.. porque nao tem o dia do branco? sao pessoas como as outras.. apesar uns ruivos, brancos,morenos, etc... isso e absurdo.. coisa de wellington andrade mesmo...... so podia ser.. nem sei escrever o nome desse ser.. prefiro nao aprender.. kakakakaak

Anônimo,  00:29  

Eram negros muitos dos pioneiros que derrubaram as matas onde brotou a cidade de Maringá. Vindos de várias regiões do nosso país, os negros eram do tipo de pioneiros que realmente pegaram no pesado e enfrentaram as piores situações a que esses desbravadores tiveram que se submeter, já que a discriminação racial nunca permitiu que pessoas negras pudessem desenvolver outras funções que não fossem o trabalho braçal, salvo raríssimas exceções.

A memória histórica não pode desconsiderar esse fato, o de que os negros contribuíram para o nascimento dessa cidade e para o seu desenvolvimento, embora nunca tenham recebido o reconhecimento merecido. Da mesma forma, foi preciso muita luta para que a sociedade nacional passasse a reconhecer que Zumbi é um herói digno de figurar no panteão ao lado de Tiradentes e de outros importantes personagens da história do Brasil.

Anônimo,  00:38  

Além disso, só muito recentemente é que os estudantes do Ensino Fundamental e Médio passaram a ter contato com a História da África, porque até há muito pouco tempo atrás era como se só na Europa é que os homens foram capazes de produzir História. Será que ainda tem muita gente achando que só a história dos poderosos é que pode ser contada? Só os reis e grandes generais merecem ser nomes de escolas, praças e outros logradouros públicos?

Anônimo,  01:00  

Ah! Então é mais ou menos assim: negros não participaram do desenvolvimento de Maringá; Zumbi não merece ser herói; a escravidão não foi tão ruim; no Brasil não existe racismo; e, na África nunca houve civilizações, já que os livros didáticos produzidos pelos autores brancos quase nunca citam a existência dos impérios de Gana, do Mali, do Egito, do Grande Zimbábue, ...

Caramba! toda vez que alguém pensa em reparar uma pequena parte das injustiças que a tantos séculos a sociedade brasileira tem tratado essa parte da sua população que tanta contribuição deu e tem dado aparece gente para questionar e botar gosto ruim. Essas pessoas deveriam fazer um esforço para romper com esses preconceitos e dar um jeito de se envolver na contrução de um mundo melhor.

Anônimo,  08:39  

pena que eu não posso postar a gravação de uma gargalhada em omenagem (sem H mesmo) à ACIM (ou ASSIM).

Anônimo,  08:44  

CONCORDO COM O ANÔNIMO DAS 00:13. OS NEGROS PRECISAM ENTENDER, QUE NÃO SÃO OS ÚNICOS QUE SOFRERAM NESTE PAÍS, SÃO CIDADÃOS COMO TODOS OS OUTROS....E ESSA MANIA DE QUEREREM DEFERÊNCIAS ESPECIAIS, COMO DATAS COMEMORATIVAS, COTAS EM UNIVERSIDADES (POR PARTE DE ALGUNS, E NÃO DE TODOS), NÃO CONTRIBUI EM NADA PARA A REDUÇÃO DOS PRECONCEITOS ATÉ ENTÃO VELADOS NO BRASIL. CONTRIBUI SIM PARA TRANSFORMÁ-LOS EM SERES EM EVIDÊNCIA E ENVOLVIDOS EM POLÊMICAS, QUE SÓ ATRAPALHAM O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO NATURAL DAS ETNIAS...
ORA VEJAMOS OS "EXCLUÍDOS SOCIAIS", QUE SÃO ABSOLUTAMENTE CARENTES DE POLÍTICAS DE INTEGRAÇÃO E NÃO RECEBEM PROPOSTAS DE DATA COMEMORATIVA. O QUE ACONTECE É QUE A CLASSE POLÍTICA APROVEITA-SE DOS ÓDIOS E RECALQUES INCUTIDOS NOS NEGROS PARA FAZEREM POLITICAGEM E ARREBANHAMENTO DE INCAUTOS.
ALIÁS, PARABÉNS AO ADEMIR FÉLIX DE JESUS QUE É NEGRO, COM TODO ORGULHO, E VIU NESSE FERIADO UMA VERDADEIRA AFRONTA, POIS NÃO É PRECISO ESCRACHAR-SE NA MÍDIA PELA COR DA PELE PARA TENTAR MOSTRAR QUE É CIDADÃO COMO QUALQUER OUTRO...OU ESSAS PESSOAS ACHAM QUE SÃO MELHORES QUE AS OUTRAS DE OUTRAS "CORES"....
DEUS NOS LIVRE DO ÓDIO

Anônimo,  09:36  

rigon eu acho que este tal de admir felix de jesus ta no lugar erado ele ta mais pra capitao do mato.

Anônimo,  09:40  

Que vergoooooooonha do Ademir Félix...
Assessor para igualdade racial, que luta contra os anseios da raça...

Anônimo,  11:50  

VIVA DOMINGOS JORGE VELHO, A QUEM DEVERIA SER DEDICADO UM FERIADO TAMBÉM.

Anônimo,  12:15  

20 de novembro é a data da morte de zumbi dos palmares, comandante,herói mistico,simbolo de esperança, imortalizado pelo combate ao escravismo e a opressão colonialista contra o povo negro e é a essa imortalidade que o dia nacional da conciencia negra, 20 de novembro, faz referencia.Para lembrar a luta, a garra e o ideial de desse grande herói negro, devem permanecer vivo dentro de cada cidadão e cidadã da nossa sociedade,pois zumbi é um herói nacional e, por tanto de todo o povo brasileiro o feriado 20 de novembro busca chamar a atenção da sociedade e levar a uma reflexão sobre o absurdo do racismo e a necessidade urgente de respeito as diversidades em nosso contexto sócio-cultural atual. Parabenizo os doze vereadores que votaram a favor do projeto.

Anônimo,  12:25  

SE VAMOS DIVIDIR O BRASIL ENTRE AFRO-DESCENDENTES E EURO-DESCENDENTES, TEMOS QUE DAR AO MULATOS O DIREITO DE DECIDIR DE QUE LADO VÃO FICAR!!

Anônimo,  12:29  

Os Euro-Descendentes deste país têm que se organizar!! A coisa está ficando preta!

Anônimo,  12:38  

Ao anônimo da 1:00 h: os negros participaram do desenvolvimento de Maringá, mas bem menos que os brancos e os imigrantes europeus e japoneses; Zumbi é um herói nacional tanto quanto Domingos Jorge Velho; a escravidão foi ruim no Brasil e é ruim na Africa de hoje, onde persiste nos mesmos moldes de 500 anos atrás; na África existiam civilizações, assim como aqui haviam civilizações indígenas que foram dizimadas. São os índios as maiores vítimas da colonização. Infelizmente, os sobreviventes indígenas de hoje não tem a capacidade que os negros possuem de se fazerem de vítimas.

Anônimo,  13:29  

Feriado é muito bom....Brasil ta precisando

vamos propor também, o dia do amarelo, do branco, do vermelho e outras cores se tiver

Afinal, temos poucos feriados não?

VERGONHA
PRODUTOS NÃO VÃO FALTAR.....A CHINA MANDA UÁI

Anônimo,  14:11  

O P´ROBLEMA É QUE ELES NAO SAO NEGROS..ENTAO NAO EXISTE O FERIADO

Anônimo,  15:21  

ao anonimo das 14.11 vai cata coquinho voce ta maluco como nao existe negro abra os olhos eo mesmo que dizer que nao existe japoneis. abraço a toda comunidade negras deste meu brasil

Anônimo,  15:52  

ao anonimo das 14:11 !!!!!!

Pra quem acha que não somos nada pega essa então ...

O Negro

Negro não nasce, Negro estreia !!!
Negro não tem amigos, Negro tem irmãos !!!
Negro não tem casa, Negro tem avenida !!!
Negro não joga futebol, Negro da show.
Negro não tem roupa, Negro tem estilo.
Negro não vai a festa, Negro é a festa.
Negro não fala, Negro canta !!!
Negro não dança, Negro da aula de dança !!!
Negro não da cantada,Negro chega junto!!!
Negro não faz sexo, Negro Faz Amor.
Negro é a raiz da liberdade.
Negro é uma cor de respeito.
Negro é inspiração.
Negro é a solução !!!
Negro é destino é amor !!!
Um sorriso negro, um abraço Negro Traz ... felicidade.
Ter consciência negra, significa constatar a força de nossa cultura, de nossa gente, que mesmo sob chicote, fez-nos sobreviver e continuar essa luta.

Tenho orgulho de ser NEGRO.
Se vc é Negro tenha orgulho da sua cor.

*SOU NEGRO MESMO*

Anônimo,  16:15  

BONS CONSELHOS AO ADEMIR:

- FAZER UMA CHAPINHA PINTAR O CABELO DE BRANCO;

- COMPRAR UMA LENTE DE CONTATO AZUL;

- MUDAR PARA A ZONA 2;

- MERGULHAR NUM TAMBOR DE CAL.

QUEM NEGA A PRÓPRIA RAÇA NÃO MERECE RESPEITO!!!

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima