14.1.09

Superávit ou antecipação de recursos federais?

Tenho dúvidas se o alardeado superávit financeiro, que na realidade é de R$ 10 milhões, não seja só de recursos federais repassados para execução de obras, como do Restaurante Popular que estava nas contas da Prefeitura desde novembro de 2007. No final de 2008 outros recursos foram liberados. Chamou-me a atenção a informação do Ravagnani que os recursos já estavam destinados a obras. Que tem coisa por trás de toda essa divulgação, não há dúvidas. Este pessoal!  Falando no Restaurante Popular, a quantas andam as obras? Já foi inaugurado?  Este é mais um escândalo. R$ 1.400.000,00 quase todos para reforma? E a necessidade? Coitados dos empresários do ramo.

Akino Maringá, colunista

1 pitacos:

Anônimo,  14:59  

Tecnicamente, superávit orçamentário ocorre quando as receitas arrecadadas são maiores do que as despesas realizadas (empenhadas) no exercício. Contudo, é preciso atenção quanto às limitações técnicas. Os convênios têm aplicações específicas e integram o orçamento municipal. Se parte ou o total desses recursos de convênios forem recebidos no final do ano e ainda não foram, o balanço evidenciará um superávit. Esse aparente superávit por estar comprometido nem poderia ser assim considerado. Um outro fato que pode alterar o resultado é deixar de empenhar despesas - fato corriqueiro em épocas eleitorais - pois, se a despesa estiver menor do que a realidade, também implica em manipulação e fabricação de superávit.
Ivan

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima