23.1.09

Sobre o Codem

Do leitor:
Codem  é um programa sugerido pelo Banco do Brasil, em 1995, e que foi levado pelos gerentes das agências a todos os prefeitos das cidades com agências e outras, em todo o país, e cujo significado, ao contrário do que muitos pensam, é Conselho de Desenvolvimento Municipal e não simplesmente Conselho de Desenvolvimento de Maringá. A idéia era que os muncipios destinassem 2% de suas receitas para um fundo e que serviria para financiar, através do banco, empresas e gerar empregos. Seria o Codem de Sarandi, por exemplo Conselho Municipal de Desenvolvimento de Sarandi, e assim em todos os municipíos. Seus integrantes não poderiam ser remunerados. O presidente seria o prefeito, assim com está na lei.
Em Maringá houve uma deturpação e a transformação em uma secretaria é um absurdo. Por que então existe a Secretaria de Desenvolvimento Econômico? Se ficar com dúvidas o prefeito Silvio Barros II pode consultar o seu ex-secretário de Administração que na época, se não engano, era, como eu, gerente do Banco do Brasil.

4 pitacos:

Anônimo,  20:49  

Rigon, você foi na veia. É isso aí. Será muito difícil para a administração compreender o que é governança democrática, o que é um Conselho? Isso é fundamental para que se implemente uma gestão pública, conforme reza a Constituição Cidadã atualmente em vigor. Ana Lúcia Rodrigues

Anônimo,  22:03  

Está correta a informação do leitor. A criação do CODEM foi mesmo sugerida e incentivada pelo Banco do Brasil. A idéia era a comunidade pensar e planejar o futuro da cidade, e o poder público era apenas aderente. A criação do CODEM teve amplo apoio do Prefeito da época, Dr. Said Felício Ferreira.

Anônimo,  23:22  

EXEMPLO......queria perguntar ao "gerente" se ele pode me informar qual gerente do Banco do Brasil que após deixar o cargo, montou algum émpreendimento ou tenha assumido qualquer empresa que seja orgulho pra nós Maringaenses....um só, por favor.....

Porque não tem.....O Pior serviço Bancário é prestado exatamente pelo Banco do Brasil.....
Sr. Angelo, mande pesquizar...horas de filas, falta de cordialidade, de gentilezas....um horror, um horror.....
Agora buscar um sujeito com este currícul, para desenvolvimento...pare...Deus me Livre....DEUS me LIVRE

Anônimo,  07:57  

A administração pública brasileira está uma balbúrdia. Há uma crise de atribuições e competências sem precedentes. Sem contar a superposição ou duplicação de funções e meios para os mesmos fins.
E o mais triste de se perceber é que há professores patrocinando isso. Assim como fazem as Universidades como a Federal do Paraná sob investigação do TCU por relações promíscuas com suas fundações, Ongs e Oscips. Quem nos salvará? Parabéns à vereadora Marly Martins e a você Rigon, verdadeiro observador social, por nos mostrar as trapalhadas dos doutos.
Ivan

Postar um comentário

Vê lá o que vai escrever! Evite agressão e preconceito. Eu não vou mais colocar xizinho; na dúvida, não libero o comentário.

  © Blogger templates 2008

Para cima